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Já ouviu falar em psicologia das cores? O termo pode soar estranho para muitas pessoas, mas todos nós sabemos que a cor é um elemento essencial para a experiência humana. Por meio dela, sentimos, nos comunicamos e até compramos.
Se você vai a um funeral, é de bom tom usar preto — é assim que demonstramos o luto. Já em um casamento, a noiva usa branco, simbolizando a pureza e a força da tradição. Mas é claro que o guarda-roupas não é o único lugar em que as cores dizem algo.
No Marketing, a psicologia das cores ajuda a vender. Dentro do escritório, ela pode aumentar a concentração e a produtividade… E não para por aí!
O tema é tão interessante, que decidimos trabalhá-lo melhor em nosso blog. A seguir, você encontra tudo sobre o assunto e entende como as cores podem afetar a sua marca, especialmente no mercado de TI. Vamos lá?
A psicologia das cores é uma estudo que busca entender como as cores afetam o comportamento e as emoções humanas. Trata-se de uma abordagem antiga que, ao longo dos anos, se solidificou e concluiu que algumas cores, matizes e tons podem impactar o humor e a tomada de decisão do consumidor.
É importante destacar que essa percepção muda conforme a cultura e até a localização geográfica, afinal o ser humano é complexo e diverso. Porém, já sabemos que as cores são valiosas para o Marketing e podem refletir no posicionamento de mercado.
Determinantes na criativa área do Marketing, as cores têm uma forte influência em projetos de design usados na comunicação das empresas de tecnologia. Entretanto, sua aplicação depende bastante de seus significados.
A famosa psicologia das cores pode ser aplicada com perfeição na comunicação de uma empresa de tecnologia. O segredo está em entender o que cada cor pode te ajudar a transmitir.
A verdade é que tudo precisa ser intencional, incluindo o planejamento de design. Afinal, inconsciente ou não, uma cor pode provocar emoções, inspirar reações e mudar nossa forma de pensar!
Aliás, existem inúmeros estudos e dados sobre a psicologia das cores que demonstram como elas são determinantes na decisão de compra, como:
Esses números demonstram que a escolha de um determinado tom não é um mero detalhe. Sendo assim, a empresa de tecnologia e o responsável pelas suas ações de marketing precisam compreender bem essas variáveis e fazer escolhas inteligentes.
Como vimos, a psicologia das cores pode ajudar seu negócio a se posicionar melhor no mercado. Mas, atenção: o contrário também pode acontecer!
A verdade é que a cor é um elemento de diferenciação, por isso deve ser usada para gerar identificação com a sua empresa. Negócios que não pensam nisso correm o risco de serem esquecidos ou confundidos em meio a tanta informação e conteúdos disponíveis no universo digital. Veja alguns exemplos:
Enfim, independentemente do seu nicho de atuação, é possível aproveitar o potencial das cores para se destacar e ser lembrando. A seguir, te ensinamos como fazer isso!
A primeira etapa para aprender a usar as cores a seu favor é conhecer o círculo cromático. Mas como ele surgiu? Em 1866, Isaac Newton usou a física para mostrar como a luz refletia nos prismas. Essas descobertas são a base para o que conhecemos atualmente como o círculo cromático:
Analisando o círculo acima, você pode perceber a presença de 3 grupos de cores distintos: as cores primárias, as cores secundárias e as cores terciárias.
As cores primárias são o azul, o vermelho e o amarelo (RYB). As cores secundárias são o verde, o laranja e violeta/roxo. Já as cores terciárias são o amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, vermelho-alaranjado, vermelho-arroxeado, azul-arroxeado e azul-esverdeado.
Quando pensamos em diferenciação de marca e psicologia das cores, é indispensável falar em harmonia das cores, que seria o resultado visual das regras da roda de cores. Ou seja, é importante entender a posição de cada tom nesse círculo.
Assim, além de compreender a existência das cores primárias, secundárias e terciárias, é preciso aprender outros conceitos, como:
Para criar uma verdadeira harmonia de cores em seu material de marketing, guarda-roupa e design de interiores, é importante entender quais cores funcionam bem juntas e por quê.
Como mencionamos, azul, amarelo e vermelho são as cores primárias, pois são a base de todas as demais. Ou seja, quando combinadas, resultam em cores secundárias e terciárias e sem elas não conseguiríamos criar qualquer tom.
Entenda, a seguir, o que cada cor primária pode significar e aprenda a se comunicar com seu público por meio delas:
Podemos dizer que as cores secundárias são uma espécie de filhas das três cores primárias. Afinal, é a mistura desses três tons que dá origem ao laranja, roxo e verde.
E que tipo de sentimento e sensação elas podem transmitir? Coonfira:
Já conseguiu entender como criamos as cores terciárias? Misturamos as cores primárias com as secundárias para chegar a novas tonalidades que também podem ser úteis no marketing e no posicionamento de marcas.
Depois de tudo o que falamos, precisamos chamar a atenção para algo muito importante: o uso de uma determinada cor, por si só, não é capaz de mudar a percepção de uma marca. Na verdade, o contexto importa bastante.
Seria ótimo uma fórmula mágica, não é mesmo? Mas não existe uma resposta única e pronta para a cor ideal para sua marca, pois isso depende de vários fatores.
O mais importante é o sentimento, o humor e a imagem que sua marca ou produto/serviço criam. Mas, calma! A psicologia das cores pode sim te ajudar!
Um estudo publicado pelo Sage Journals sobre o papel que a cor desempenha na construção de uma marca concluiu que essa relação depende de adequação. Isso significa que é preciso entender se a cor combina com o que está sendo vendido.
No mesmo sentido, um estudo sobre a cor do sujo de laranja descobriu que prever como o consumidor reagirá à essa adequação é muito mais valioso do que escolher uma cor de forma isolada.
Então, a maneira mais estratégica de se chegar a uma definição é conhecendo seu público e avaliando toda a mensagem que você quer passar.
A psicologia das cores pode afetar uma decisão de compra, pois tem um efeito interessante na forma com que uma marca, produto e anúncio são recebidos. Portanto, está intimamente ligada à personalidade e à performance do marketing.
Apesar de entendermos que alguns tons se alinham a alguns sentimentos e características, já sabemos que o importante mesmo é que as cores usadas apoiem seus objetivos de marca. Sabendo disso, responda: sua empresa está fazendo boas escolhas?
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