OUTMarketing

Home » Sem categoria » Por que apostar em assessoria de imprensa para empresas de TI?

Por que apostar em assessoria de imprensa para empresas de TI?

13 de agosto de 2015
Sem categoria

O relacionamento contínuo com a imprensa fortalece a notoriedade de uma marca e de uma empresa. Mas, em áreas como de Tecnologia da Informação, o trabalho de assessoria de imprensa é especialmente exigente. Para responder a estas exigências, foi criado um serviço de Assessoria de Imprensa em TI, que é prestado por profissionais de comunicação com larga experiência no mercado tecnológico.

A interação com a imprensa não pode passar apenas pela compra de espaço publicitário. Isto porque há temas difíceis de transmitir no espaço habitualmente destinado à publicidade. Imagine explicar as vantagens da utilização de ferramentas analíticas, de visualização de dados, o que é e porque uma empresa deve implementar um CRM ou um ERP.

Assessoria de Imprensa para TI visa dar visibilidade de tendências e soluções tecnológicas na mídia

São temas que necessitam de ser bem explicados, algo que só se consegue com um artigo escrito por um jornalista. Aqui entramos na segunda vantagem da assessoria de imprensa para empresas de TI: a divulgação da mensagem. O jornalista investiga, ouve as partes, é imparcial e cria conteúdo com credibilidade.

A terceira vantagem da assessoria de imprensa para empresas de TI prende-se com o custo. Com a assessoria de imprensa especializada em TI, é possível obter melhores resultados No entanto, “custa” tempo e trabalho iniciar e manter uma relação saudável com os jornalistas e imprensa como um todo.

Não basta escrever alguns comunicados de imprensa ou press releases, (embora eles sejam uma ferramenta importante e essencial na transmissão da mensagem) e… “voilá”. É essencial conhecer os meios e os jornalistas e ajustar as propostas.

O Trabalho do assessor de imprensa deve ser contínuo para cultivar relações

assessoria de imprensaUma das tarefas do assessor de imprensa especializado em TI é procurar novas perspectivas sobre temas já “abordados”. É olhar para o cliente e descobrir novas abordagens, novos pontos de interesse, e depois saber aliciar o meio certo. Se o tema está relacionado com marketing há que contatar uma revista da área, por exemplo.

Mas o trabalho de um assessor de imprensa focado em TI não acaba por aqui. Tão ou mais importante do que conseguir “vender” determinado tema a um jornalista é o de conseguir que o seu cliente passe a mensagem certa. E isso, por vezes, passa por efetuar sessões de media training. Isto implica auxiliar o entrevistado, para que ele se sinta à vontade e consiga passar a mensagem de forma simples e exata.

As sessões de media training demoram o seu tempo e implicam um trabalho prévio. Este trabalho passa por conhecer bem o cliente e o seu portfólio, assim como os meios de comunicação social, os seus posicionamentos e os seus jornalistas, para conseguir criar e estabelecer uma relação. Como todas as outras, esta relação vai evoluindo ao longo do tempo, fruto das interações estabelecidas.

O objetivo final da assessoria de imprensa em TI é dar visibilidade aos clientes na imprensa. Para isso, é importante facultar informação útil e interessante, adaptada ao respectivo meio e, principalmente, compreender que existem  regras a seguir, tal como no mundo dos negócios, afinal o assessor de imprensa é, sobretudo, um facilitador entre quem passa (a empresa) e quem recebe (o jornalista) a informação e o conteúdo.

E a sua empresa? Já tem um serviço de Assessoria de Imprensa em TI?


[social_share style=”bar” align=”horizontal” heading_align=”inline” facebook=”1″ twitter=”1″ google_plus=”1″ linkedin=”1″ pinterest=”0″ /]

Veja também