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Os 4 mandamentos para o sucesso do outsourcing de Marketing

29 de abril de 2013
Inbound Marketing , Sem categoria

O outsourcing de Marketing tem sido uma opção crescente das empresas B2B, motivadas pela necessidade de se focarem no core business e pela visão do marketing como efetivo suporte às vendas quando realizado de forma profissional. Mas, para que a relação tenha sucesso e produza os resultados esperados, há que ter em conta 4 mandamentos:

1. Estar no mesmo barco

É com base na informação estratégica fornecida pelo cliente e nos objetivos definidos em conjunto que a empresa de outsourcing desenha e implementa o plano de Marketing e Comunicação. A disponibilidade, a confiança, o respeito e a responsabilidade são a base para uma parceria duradoura e bem sucedida, devendo ser estipulado logo de início o método de trabalho, a forma de interação, o tempo de resposta expetável e as reuniões de acompanhamento para análise, brainstorming, avaliação e ajustes das ações. A escolha de uma empresa de outsourcing que conheça o negócio e partilhe a mesma linguagem acelera todo o processo, visto que a curva de aprendizagem e o time-to-market são mais reduzidos.

2. Contar com um parceiro e não com um “yes, sir!”

Optar pelo outsourcing de Marketing não é optar por um serviço que apenas executa o que é solicitado, independentemente do que seja. O que se espera vai mais além, ou seja, executa mas antes questiona, analisa, planeia, coloca ideias para discussão, traz outros cenários e abordagens, passa know-how e, se for caso disso, refuta opiniões, demonstrando porquê. Uma empresa de outsourcing de Marketing comporta-se como uma consultora que está lado-a-lado e totalmente envolvida com o negócio do cliente.

3. Definir pontes

Para potenciar a eficiência da colaboração, a fluidez do trabalho, a qualidade dos entregáveis e a tomada de decisões em tempo útil, o cliente deverá nomear um interlocutor que saiba e sinta o negócio, e a empresa de outsourcing um consultor que vista a sua camisola e tenha uma visão global de todas as áreas a serem trabalhadas. Esta gestão centralizada, conhecimento mútuo e empatia que se vai aprofundando fará toda a diferença na satisfação de expetativas.

4. Ser out of the box

Normalmente a empresa de outsourcing de Marketing cria os diferentes materiais de comunicação a partir de informação recolhida junto da equipa comercial e técnica, que os preparou com muita dedicação mas que raramente estão “comestíveis” para lançar no mercado. É importante que o cliente seja recetivo a novas ideias de comunicar a sua empresa e oferta, e que não esteja formatado ao que até agora foi dando como certo. Uma boa sinergia entre o conteúdo e o design é crítica na comunicação de uma solução, pois além do conteúdo ter de ser altamente demonstrativo das mais-valias e dores que resolve, também o conceito e a imagem que o ilustra deverá expressar mais do que 1000 palavras.

 

Seguindo estes 4 mandamentos torna-se mais fácil comprovar os benefícios do outsourcing de Marketing, o que afinal ganha a empresa com isso: uma nova abordagem ao mercado, otimização de custos, equipas pluridisciplinares e especializadas, flexibilidade, consistência e uniformização da mensagem/imagem!

Quando a empresa de outsourcing ouvir “Mas nós somos os únicos clientes?”, “É impossível serem assim com todos!”, “Estive fora 15 dias e nem se notou no marketing!” ou “Nem quero saber, decida!”, sabe que está no caminho certo.

Sugerem outros mandamentos? O que acham importante na relação entre um cliente e a empresa de outsourcing?

 

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