Mais do que qualquer outro setor no mercado, a área das Tecnologias de Informação deve estar na vanguarda do investimento em Inbound Marketing, sobretudo as empresas de soluções e serviços B2B. Um estudo do Content Marketing Institute revelou que 58% das empresas B2B da área tecnológica tem intenção de investir em estratégias de Inbound Marketing durante os próximos anos.
O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing para atrair clientes através de conteúdo – informação e conhecimento – relevante e interessante para o público-alvo. A criação deste tipo de conteúdos vai trazer potenciais clientes até à sua empresa e fazê-los voltar em busca de mais informação.
O segredo do Inbound Marketing passa por publicar o conteúdo certo, no momento certo e no local mais adequado para cada segmento do target. O conteúdo deve responder às principais necessidades e problemas do público-alvo e estar adequado ao estado de cada cliente no ciclo de compra. Quanto mais uma empresa souber acerca do seu público, melhor poderá personalizar o seu conteúdo para cada segmento.
O setor das TI tem especificidades que são propícias ao desenvolvimento de estratégias de Inbound Marketing para aumentar a notoriedade das marcas e impulsionar as vendas. De acordo com uma pesquisa da Rock Content, 69% dos responsáveis de empresas B2B do setor das TI, consultoria, e-commerce e educação do Brasil investe já no marketing de conteúdos para fidelizar os seus clientes e aumentar o seu «brand awareness». Este número «dispara» para os 93% no mercado norte-americano.
Segundo o mesmo estudo, cerca de 70% dos inquiridos afirma acreditar no aumento do orçamento para 2016 destinado ao Inbound Marketing.
As vantagens de investir em estratégias de marketing de conteúdos, gerando leads e vendas a partir de websites, redes sociais, blogs ou landing pages são hoje evidentes. No setor das Tecnologias de Informação, essas vantagens são ainda mais notórias, sobretudo devido a algumas características que tornam este mercado num caso bastante peculiar. Mas, há várias formas de aproveitar essas especificidades e jogar com o Inbound Marketing para as colocar ao serviço das vendas.
Ser um líder ou influenciador pode ser uma grande ajuda num mercado altamente concorrencial. O Inbound Marketing pode ajudar a chegar lá. Ao criar conteúdo relevante e diferenciador, uma empresa de TI pode sobressair pela autoridade, criando a confiança necessária para que os clientes a prefiram à concorrência.
Não é necessário ser o campeão de vendas para ser líder do seu setor, basta para tal saber quais as tendências do mercado e estar em linha com os seus avanços e evoluções.
Quando procuram uma empresa de TI, os clientes esperam uma solução para o seu problema ou para a sua dor, mais do que qualquer sistema ou plataforma tecnológica. Isto aplica-se a qualquer área e setor. O Inbound Marketing pode ter aqui um papel fundamental, ao fornecer informação sobre boas práticas a adotar em cada segmento de mercado.
A informação é considerada um ativo muito valioso, pelo que informar o prospect agora pode dar frutos no futuro.
As empresas de TI estão extremamente orientadas para os resultados. Todas as ações têm de ser medidas para justificar o investimento. O Inbound Marketing adapta-se perfeitamente a estas necessidades, uma vez que permite a medição exata de todas as suas componentes e resultados, desde o SEO à publicidade onlilne (AdWords e Display), passando pelas redes sociais ou pelo e-mail marketing.
É possível aos responsáveis das empresas de TI, saber, concretamente, quantos potenciais clientes clicaram e abriram um e-mail, leram um post no blog ou foram convertidos numa landing page. Por outro lado, o Inbound Marketing permite à equipa de vendas de uma empresa de TI aceder a todo o perfil de um cliente, desde os seus dados pessoais aos temas que procura e às interações que efetuou.
As empresas de TI são consideradas uma autoridade na sua área de especialização, dado dedicarem-se a nichos extremamente específicos. Essa especialização pode ser uma excelente ferramenta para o Inbound Marketing, sobretudo no que toca à produção de conteúdo.
O fato do conteúdo produzido ser quase exclusivo e de qualidade garantida faz com que as leads que atrai sejam extremamente direcionadas. Isso faz com que o «bounce rate» (taxa de abandono de um website ou blog) seja bastante baixo e que o marketing seja especialmente assertivo.