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Qual o impacto do Design em uma estratégia digital?

13 de maio de 2021
Design

Qual o impacto do Design em uma estratégia digital

Para que uma estratégia digital em redes sociais, e-mails, blogs e quaisquer outros canais online seja eficiente, ela depende diretamente de um bom trabalho de design. Afinal, tão importante quanto a qualidade e relevância de conteúdos, é contar com um layout adequado. É possível até mesmo dizer que esse é um elemento básico para criar identificação e atrair positivamente o público-alvo.

O papel do design é tornar publicações e outras peças gráficas esteticamente belas e agradáveis à leitura, direcionando os usuários de forma clara e natural. Junto a áreas como marketing e comunicação, faz com que as campanhas tenham ainda mais valor junto aos potenciais e atuais clientes.

Para falar sobre a relação desse trabalho com o marketing digital e a sua importância nas ações das empresas de tecnologia é que desenvolvemos esse artigo. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto!

Qual a diferença entre design online e offline?

Existem inúmeras definições sobre o que é design. De modo geral, pode ser definido como a criação e desenvolvimento de peças, produtos e demais materiais a partir de diferentes conhecimentos e técnicas. O objetivo é oferecer soluções simples para as demandas das pessoas, sendo agradável, útil e coerente com o meio onde é aplicado.

Os designers gráficos e os web designers trabalham com conteúdos visuais, digitais ou impressos. No entanto, existem diferenças entre as duas atuações. As principais são:

Formato: enquanto o designer gráfico precisa conhecer os formatos de publicações, como revistas e folders, bem como saber diagramar, ordenar páginas, entre outros processos, o web designer deve ter conhecimento sobre o desenvolvimentos de sites, por exemplo, para que sejam exibidos em qualquer tipo de tela;

Impressão: enquanto no design tradicional se utiliza o formato de cores CMYK com resolução de 300 dpi (dots per inch ou pontos por polegada) para impressão, o design digital usa o padrão RGB com resolução de 72 ppi (pixels per inch ou pixels por polegada);

Fontes: as letras e símbolos usados nos diferentes tipos de design são bem diferenciadas. Na mesma medida em que nas campanhas impressas não é preciso se preocupar com diferentes tipos de tela, os web designers priorizam as fontes que estejam instaladas na maioria dos computadores, de modo a minimizar falhas de leitura.

Como você viu, apesar da área ter o mesmo objetivo, algumas peculiaridades devem ser observadas, já que diferenciam os formatos de design.

Qual o papel do design na estratégia de marketing digital?

Se você chegou até aqui, possivelmente está interessado em se aprofundar sobre o impacto do design nos resultados de uma empresa. Tratando-se da estratégia de marketing digital, a área faz toda a diferença.

Para começar, a internet é altamente visual. Em contrapartida, existem inúmeros conteúdos disputando a atenção do público. Isso significa que é essencial se diferenciar para atrair, conquistar e fidelização os potenciais e atuais clientes. Justamente aí é que entra o design, já que uma aparência esteticamente agradável é tudo o que um bom conteúdo precisa para ser otimizado visualmente.

Veja agora alguns benefícios de contar com profissionais ou empresas qualificadas na área para sua estratégia:

Melhora a experiência do consumidor

Cada vez mais, as organizações devem ter como prioridade a experiência dos seus clientes nos diferentes canais online. Afinal, como citamos, a concorrência é cada vez maior, ao mesmo tempo em que o consumidor é altamente exigente.

Nesse aspecto, deixar de priorizar o design pode ser “um tiro no pé”. Além de ser a primeira impressão do público com uma marca, layouts esteticamente pobres e com poucos cuidados em relação à visualização e outros aspectos, podem afugentar os potenciais clientes.

Em contrapartida, quando se investe em um trabalho de qualidade, alinhado aos propósitos e objetivos, automaticamente as percepções do público passam a ser positivas, o que leva ao engajamento e fidelização.

Fortalece a marca

Quando os processos da área de design são bem estruturados, cria-se uma identidade visual capaz de fortalecer uma marca. O motivo é que elementos, cores e outros aspectos são unificados em todas as campanhas, o que leva o público a identificar rapidamente que se trata da empresa ao se deparar com suas estratégias de marketing.

Passa uma imagem profissional

Imagine que você acessa dois sites: um deles é desorganizado, tem leitura difícil e cores pouco agradáveis visualmente. O segundo, por sua vez, traz um layout bonito, com fontes de fácil leitura e cores condizentes com a marca. Em qual deles você permaneceria navegando? Certamente a segunda opção, não é mesmo?

Um bom design está diretamente ligado à uma imagem positiva e profissional de uma marca. Por meio de técnicas e conhecimentos, os web designers criam uma identidade capaz de passar credibilidade, modernidade, inovação e tudo mais que uma organização almeja transmitir ao público.

Destaca a empresa dos concorrentes

Assim como a transformação digital vem possibilitando às empresas um alcance nunca imaginado graças aos canais online, a concorrência só aumenta. Uma das formas mais eficientes de se destacar no mercado é por meio de um trabalho de design criativo e estratégico.

Esse deve envolver tanto um layout agradável quanto elementos que facilitem a navegação dos clientes e facilitem a jornada de compra. Isso sem contar as redes sociais, por exemplo, que exigem layouts condizentes para que os conteúdos criem engajamento e tragam o retorno esperado.

Ajuda a aumentar as vendas

Obviamente que o design sozinho não faz empresa vender mais. No entanto, é parte fundamental de uma estratégia de marketing digital de sucesso, o que automaticamente contribui para o aumento dos lucros das organizações.

Quando se cria campanhas com imagens, formatos, fontes e cores assertivos, ao mesmo tempo em que se oferece conteúdos de valor para a audiência, as estratégias certamente se tornam muito mais efetivas. Assim, as empresas minimizam esforços, custos desnecessários e retrabalho, podendo crescer continuamente.

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