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Se destacar nos meios digitais está cada vez mais difícil. Esse ambiente se tornou altamente competitivo para as marcas divulgarem o seu trabalho. Para conseguir chamar a atenção do público, é preciso investir em boas estratégias de comunicação digital.
Nesse cenário, surgem novos desafios e demandas para as áreas de marketing e vendas. No meio digital, por exemplo, o atendimento e o relacionamento com os clientes não são os mesmos que no contexto físico. É preciso ter uma identidade bem definida para comunicar a identidade e os valores da sua empresa.
Ainda assim, sabemos que colocar essa ideia em prática pode ser desafiador. Pensando nisso, criamos este artigo especial com tudo o que você precisa saber sobre gestão da marca no ambiente digital.
Então, aproveite a leitura!
O conceito de Branding se refere a um conjunto de ações e estratégias de marketing que visam divulgar e gerir uma marca de acordo com a sua proposta e valores. Isso envolve uma série de etapas.
Primeiramente, devemos ser capazes de comunicar ao nosso público o que fazemos e o que torna a empresa única. Isso é fundamental para conectar o negócio e os consumidores.
Consequentemente, consolidar uma marca no mercado é uma tarefa que exige um constante direcionamento de comunicação. Com esse processo, são criadas uma imagem e uma representação da empresa que devem conquistar os clientes.
Logo, é necessário pesquisar sobre com quem a marca vai se relacionar. Afinal, quanto melhor você conhece seus clientes, mais fácil é se comunicar com eles — e isso inclui levar a informação certa, na linguagem certa, no canal certo.
O nicho do mercado no qual você atua também deve ser bem analisado. Estruturando de forma coesa o processo de comunicação digital, a gestão da marca terá capacidade de influenciar a decisão de compra dos consumidores.
Um exemplo de branding bem-sucedido é a empresa de serviços financeiros Nubank. A fintech conseguiu inovar em termos de comunicação e se tornar uma referência. Com uma proposta diferenciada para o seu ramo, ela se destacou pela associação com a cor roxa e a linguagem descomplicada.
São diversas as opções que existem quando um consumidor está procurando um serviço ou um produto. Independente do ramo, para convencer o cliente de que a sua empresa tem o que ele precisa, alguma vantagem precisa ser identificada.
Tendo isso em vista, não basta ter uma marca. Além de tudo, ela precisa ser bem gerida ao longo do tempo para se manter relevante. Esse trabalho de continuidade demanda a frequente atualização de estratégias. Para complementar, é fundamental conseguir acompanhar as novidades do seu nicho de mercado.
Separamos a seguir alguns dos principais benefícios de ter uma boa gestão da marca.
Os clientes devem reconhecer um padrão quando estão se conectando com uma empresa. O Branding ajuda a gerar consistência na comunicação da marca, independente do ponto de contato. Isso é fundamental para qualquer empresa, em especial as que possuem franquias.
Um modo de conseguir atingir esse padrão é ter um manual da marca. Esse documento traz todas as informações relevantes sobre a proposta e a identidade visual. Recomendamos também que materiais institucionais estejam disponibilizados em um local de fácil acesso para as equipes.
Realizar a gestão da marca de forma adequada torna o time de marketing mais eficiente. Um gerenciamento bem estruturado da comunicação do negócio, por exemplo, contribui para a organização dos processos e das tarefas.
Como consequência, é possível melhorar o marketing interno e externo da empresa. Ações como identificação de posicionamento e compreensão de forças e fraquezas são executadas de modo mais eficiente.
Com um processo de gestão de marca bem definido, a empresa consegue se organizar melhor e centralizar o seu trabalho. Em termos práticos, isso significa ter uma equipe que consegue ser mais estratégica e que opera com uma comunicação mais clara.
Vale destacar que essa centralização ajuda os processos de padronização e eficiência citados anteriormente. Além disso, adotar essa postura permite maior autonomia para os colaboradores e promove a otimização do tempo.
Uma marca consolidada pode acabar se tornando mais valiosa do que aquilo que está sendo comercializado. De fato, ela mesma pode ser o principal ativo do negócio. Esse é o caso, por exemplo, da Coca-Cola, uma grande referência no seu ramo.
Porém, isso também pode ocorrer com empresas menores. Para tanto, é fundamental investir em marketing digital, usando ferramentas como o Google Ads e uma estratégia de Inbound.
Gestão de marca e comunicação digital estão muito interligadas. Tudo aquilo que é produzido para divulgar uma marca, inclusive nos meios virtuais, deve ser impactante.
O intuito sempre deve ser fortalecer e transmitir a personalidade do negócio para os consumidores. Estamos falando de algo que pode ser alcançado com uma boa comunicação digital e ferramentas de apoio, como o marketing de conteúdo.
Confira algumas dicas para te ajudar nessa construção.
Mesmo que sua empresa já tenha um nome original e chamativo, ter uma identidade visual é um passo muito importante. Afinal, é com ela que você vai impactar e cativar o seu público.
No ambiente digital, independente da estratégia da sua empresa, é importante investir em canais de comunicação. Eles vão ser os meios de contato e relacionamento com os clientes. Por isso, além de atualizados, é importante trabalhar para integrá-los, otimizando a comunicação.
O marketing de conteúdo aponta que, para criar relacionamentos fortes e duradouros com o consumidor atual, é preciso educá-lo e compartilhar conteúdo relevante com ele. Assim, você cria oportunidades para conquistar novos clientes e fidelizar os atuais.
Deu para perceber que uma boa gestão da marca deve ser feita com investimentos em marketing e comunicação, certo? No mercado dinâmico e competitivo de hoje, contar com uma forte presença digital é imprescindível para conquistar seu espaço.
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