Uma marca é muito mais do que um nome ou logotipo; ela comunica o que o negócio representa, pensa e vende. É por isso que a gestão de marca é um dos assuntos mais discutidos em marketing e vendas, especialmente no B2B.
A verdade é que o mercado está cheio de marcas frágeis; e para se destacar, você precisa de consistência, qualidade e foco no cliente.
Um movimento em falso pode colocar a reputação da sua marca em risco. Mas a gestão da marca correta ajuda a construir um legado, fortalecer o valor e nutre a fidelidade ao negócio.
Quer aprender a fazer isso? Continue a leitura e confira dicas de especialistas em criar e fortalecer marcas no universo digital!
Gestão de marca é a prática de criar, manter e otimizar a maneira como um negócio comunica seus valores, identidade, personalidade e soluções no mercado. Trata-se de uma função da área de marketing e garante a relevância e força do negócio ao longo do tempo.
A gestão de marca moderna também engloba o posicionamento em relação à concorrência e interações com clientes. Afinal, tudo isso interfere na percepção da empresa.
A gestão de marca é uma atividade ampla, que envolve diversos aspectos. Entender toda essa complexidade é o primeiro passo para planejar ações estratégicas e tomar boas decisões.
Sua marca é a combinação de todas as interações que alguém tem com sua empresa. Ou seja, toda vez que ele vê a logomarca, recebe uma mensagem do marketing e interage com um conteúdo ajuda a construir sua percepção sobre o negócio.
Sabendo disso, podemos dizer que o grande objetivo da gestão de marca é moldar a percepção que as pessoas têm da sua marca. Assim, eles poderão contar sua história e recomendar suas soluções de forma genuína e convincente.
Mas essa não é uma tarefa simples. Pelo contrário! Marcas são intangíveis e se expressam em vários contextos (site, feiras, sites, redes sociais), e essas ações envolvem diversos profissionais e equipes (internas e externas), todos tentando representar sua marca ao mesmo tempo.
Sem alinhamento, muita coisa pode dar errado. Por esse motivo, a gestão de marca feita da forma certa é fundamental para a sobrevivência e crescimento de qualquer negócio.
A OUTMarketing é uma agência de marketing para empresas B2B com mais de 15 anos de experiência. Vimos o digital surgir e se tornar um dos canais mais importantes para as empresas, e podemos afirmar que a gestão de marca no ambiente online é vital para qualquer negócio.
Entenda os motivos a seguir!
Uma gestão de marca forte ajuda a diferenciar visualmente e nas mensagens de forma única e relevante. Afinal, você irá competir com outras empresas e precisa se destacar e atrair atenção.
Pode parecer que não, mas elementos visuais e de gestão de identidade impactam em nossas escolhas. Desde a psicologia das cores até mesmo em elementos de semiótica da comunicação visual.
Uma mensagem e imagem consistente em site, redes sociais, e-mails gera segurança. E isso é fundamental no B2B, em que as negociações envolvem altos valores e diferentes decisores.
A coesão e coerência se traduzem em credibilidade, organização e profissionalismo. Por isso, faça com que tudo seja intencional e alinhado aos grandes objetivos da sua empresa. Os detalhes fazem a diferença!
Sabe quando uma proposta parece até mais valiosa porque foi bem estruturada e bem explicada? É o poder de uma identidade verbal coerente que reforça o conteúdo técnico.
Quando se usa o tom adequado, jargões do nicho, modelos já aceitos do público-alvo, transações comerciais, contratações e vendas de soluções se tornam mais fáceis e eficientes.
Um branding bem trabalhado faz sobrar justificativa para o preço. A decisão não é apenas racional, ela tem um componente emocional ligado à imagem da empresa.
Por isso, trazer elementos profissionais e de qualidade ou até diferenciais tecnológicos ou operacionais influenciam o valor percebido garantindo um ticket maior ou atingindo outro nicho econômico.
Clientes que se conectam à marca e à sua proposta de valor renovam mais; e a gestão de marca garante que essa conexão seja contínua, não apenas durante o onboarding.
Além disso, o mercado B2B está cada vez mais focado no cliente. Pensar em experiência do usuário e na fidelização é algo totalmente pertinente dentro da estratégia comercial.
Uma comunicação alinhada constrói autoridade antes do primeiro contato. Isso reduz objeções e facilita a atuação do time de vendas, com mais clareza do que entregar, como entregar e para quem.
Embora a gestão de marca B2B e B2C tenham o mesmo objetivo, elas são executadas com algumas diferenças. Afinal, falamos de mercados distintos, com padrões de comportamentos próprios e que valorizam outros atributos
Dessa forma, podemos dizer que no B2B, gerenciar uma marca te exigirá atenção aos seguintes pontos:
Dica: leia o livro “Gestão de marcas e mercados B2B”, de Philip Kotler e Waldemar Pfoertsch. Ele te ajudará a explorar melhor esse universo.
A gestão de marca pode parecer complexa, mas existem técnicas que simplificam o processo e garantem bons resultados. A seguir, listamos as principais delas. Confira! administrável.
A gestão de marca deve começar com o básico, o que significa:
Embora essas definições sejam conduzidas pela equipe de marketing, a OUTMarketing acredita que a participação de vendas, produto e até sucesso do cliente fazem a diferença aqui.
À medida que o produto ou a empresa começa a ser usado pelos consumidores, a gestão da marca deve se concentrar em fortalecer o relacionamento entre o produto e o usuário. E como fazer isso?
A estratégia mais eficaz é criar histórias que exploram essa conexão e demonstrem como seu produto ou solução está inserido no dia a dia dos clientes. Histórias convencem, esclarecem e engajam!
A gestão de marca deve ser guiada pelo uso estratégico e coerente de uma linguagem e tom adequado. No digital, isso é extremamente importante, pois posts, anúncios, textos e imagens devem comunicar a mesma coisa!
Independentemente de onde e quando o cliente interagir com a marca, ele deve ter a sensação de que é o mesmo negócio. Essa percepção deve ser automática e não gerar dúvidas.
As dicas acima são irrelevantes quando as equipes envolvidas não estão alinhadas. Portanto, marketing, vendas, sucesso do cliente devem trabalhar seguindo diretrizes claras sobre como a marca deve se comportar.
Aqui, por exemplo, é importante definir fontes, imagens, cores, temas e expressões proibidos e permitidos. Toda a comunicação deve seguir regras e qualquer desvio deve ser aprovado pela equipe responsável da gestão de marca.
Sua marca é um dos ativos mais valiosos da sua empresa, ainda que seja subjetivo e difícil de quantificar. A gestão de marca é o caminho para criar uma experiência de marca consistente, construir autoridade, reconhecimento e aumentar a fidelidade à sua empresa.
Acontece que conquistar tudo isso no B2B exige mais do que uma boa identidade visual. Depende de consistência, estratégia e visão de longo prazo.
A OUTMarketing tem experiência e profissionais capacitados para te apoiar em todas as etapas, do alinhamento entre marketing e vendas à produção de conteúdo para diferentes canais e mensuração de resultados.