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Gestão de marca: como criar uma marca forte no digital

10 de julho de 2025
Inbound Marketing , Marketing de Conteúdo

Uma marca é muito mais do que um nome ou logotipo; ela comunica o que o negócio representa, pensa e vende. É por isso que a gestão de marca é um dos assuntos mais discutidos em marketing e vendas, especialmente no B2B.

A verdade é que o mercado está cheio de marcas frágeis; e para se destacar, você precisa de consistência, qualidade e foco no cliente.

Um movimento em falso pode colocar a reputação da sua marca em risco. Mas a gestão da marca correta ajuda a construir um legado, fortalecer o valor e nutre a fidelidade ao negócio. 

Quer aprender a fazer isso? Continue a leitura e confira dicas de especialistas em criar e fortalecer marcas no universo digital!

O que significa gestão de marca?

Gestão de marca é a prática de criar, manter e otimizar a maneira como um negócio comunica seus valores, identidade, personalidade e soluções no mercado. Trata-se de uma função da área de marketing e garante a relevância e força do negócio ao longo do tempo.

A gestão de marca moderna também engloba o posicionamento em relação à concorrência e interações com clientes. Afinal, tudo isso interfere na percepção da empresa.

O que compõe a gestão de marca

A gestão de marca é uma atividade ampla, que envolve diversos aspectos. Entender toda essa complexidade é o primeiro passo para planejar ações estratégicas e tomar boas decisões.

  1. Identidade visual: logo, paleta de cores e tipografia, por exemplo.
  2. Posicionamento de marca: o que a marca defende e sua proposta de valor única.
  3. Comunicação de marca: tom de voz e personalidade na comunicação online e offline.
  4. Experiência do cliente: interações com os clientes ao longo da jornada de compra.

Qual o objetivo da gestão de marca?

Sua marca é a combinação de todas as interações que alguém tem com sua empresa. Ou seja, toda vez que ele vê a logomarca, recebe uma mensagem do marketing e interage com um conteúdo ajuda a construir sua percepção sobre o negócio.

Sabendo disso, podemos dizer que o grande objetivo da gestão de marca é moldar a percepção que as pessoas têm da sua marca. Assim, eles poderão contar sua história e recomendar suas soluções de forma genuína e convincente.

Mas essa não é uma tarefa simples. Pelo contrário! Marcas são intangíveis e se expressam em vários contextos (site, feiras, sites, redes sociais), e essas ações envolvem diversos profissionais e equipes (internas e externas), todos tentando representar sua marca ao mesmo tempo.

Sem alinhamento, muita coisa pode dar errado. Por esse motivo, a gestão de marca feita da forma certa é fundamental para a sobrevivência e crescimento de qualquer negócio.

As vantagens da gestão de marca no digital

A OUTMarketing é uma agência de marketing para empresas B2B com mais de 15 anos de experiência. Vimos o digital surgir e se tornar um dos canais mais importantes para as empresas, e podemos afirmar que a gestão de marca no ambiente online é vital para qualquer negócio.

Entenda os motivos a seguir!

Personalização e diferenciação

Uma gestão de marca forte ajuda a diferenciar visualmente e nas mensagens de forma única e relevante. Afinal, você irá competir com outras empresas e precisa se destacar e atrair atenção.

Pode parecer que não, mas elementos visuais e de gestão de identidade impactam em nossas escolhas. Desde a psicologia das cores até mesmo em elementos de semiótica da comunicação visual.

Confiança e credibilidade

Uma mensagem e imagem consistente em site, redes sociais, e-mails gera segurança. E isso é fundamental no B2B, em que as negociações envolvem altos valores e diferentes decisores.

A coesão e coerência se traduzem em credibilidade, organização e profissionalismo. Por isso, faça com que tudo seja intencional e alinhado aos grandes objetivos da sua empresa. Os detalhes fazem a diferença!

material rico para otimizar a gestão de marca

Comunicação clara

Sabe quando uma proposta parece até mais valiosa porque foi bem estruturada e bem explicada? É o poder de uma identidade verbal coerente que reforça o conteúdo técnico.

Quando se usa o tom adequado, jargões do nicho, modelos já aceitos do público-alvo, transações comerciais, contratações e vendas de soluções se tornam mais fáceis e eficientes.

Valor percebido

Um branding bem trabalhado faz sobrar justificativa para o preço. A decisão não é apenas racional, ela tem um componente emocional ligado à imagem da empresa.

Por isso, trazer elementos profissionais e de qualidade ou até diferenciais tecnológicos ou operacionais influenciam o valor percebido garantindo um ticket maior ou atingindo outro nicho econômico.

Retenção de clientes

Clientes que se conectam à marca e à sua proposta de valor renovam mais; e a gestão de marca garante que essa conexão seja contínua, não apenas durante o onboarding.

Além disso, o mercado B2B está cada vez mais focado no cliente. Pensar em experiência do usuário e na fidelização é algo totalmente pertinente dentro da estratégia comercial.

Integração entre marketing e vendas

Uma comunicação alinhada constrói autoridade antes do primeiro contato. Isso reduz objeções e facilita a atuação do time de vendas, com mais clareza do que entregar, como entregar e para quem.

Diferença entre gestão de marca B2B e B2C

Embora a gestão de marca B2B e B2C tenham o mesmo objetivo, elas são executadas com algumas diferenças. Afinal, falamos de mercados distintos, com padrões de comportamentos próprios e que valorizam outros atributos

Dessa forma, podemos dizer que no B2B, gerenciar uma marca te exigirá atenção aos seguintes pontos:

  • o posicionamento pode envolver fatores mais técnicos;
  • o público-alvo pode ser menor e dividido por segmentos, cargos, desafios e KPIs;
  • a jornada de compra é mais longa e exigirá trabalho de marca em várias etapas;
  • o tom de voz precisa ser preciso e confiável, alinhado às personas.

Dica: leia o livro “Gestão de marcas e mercados B2B”, de Philip Kotler e Waldemar Pfoertsch. Ele te ajudará a explorar melhor esse universo.

case de sucesso sobre gestão de marca

Como fazer a gestão de uma marca no digital?

A gestão de marca pode parecer complexa, mas existem técnicas que simplificam o processo e garantem bons resultados. A seguir, listamos as principais delas. Confira! administrável.

Comece pelo básico: quem é sua empresa

A gestão de marca deve começar com o básico, o que significa:

  • estabelecer sua missão;
  • criar um logotipo;
  • definir o público-alvo e personas;
  • ter uma declaração de visão e valores clara.

Embora essas definições sejam conduzidas pela equipe de marketing, a OUTMarketing acredita que a participação de vendas, produto e até sucesso do cliente fazem a diferença aqui.

Crie histórias envolventes

À medida que o produto ou a empresa começa a ser usado pelos consumidores, a gestão da marca deve se concentrar em fortalecer o relacionamento entre o produto e o usuário. E como fazer isso?

A estratégia mais eficaz é criar histórias que exploram essa conexão e demonstrem como seu produto ou solução está inserido no dia a dia dos clientes. Histórias convencem, esclarecem e engajam!

Cuide da identidade da marca

A gestão de marca deve ser guiada pelo uso estratégico e coerente de uma linguagem e tom adequado. No digital, isso é extremamente importante, pois posts, anúncios, textos e imagens devem comunicar a mesma coisa!

Independentemente de onde e quando o cliente interagir com a marca, ele deve ter a sensação de que é o mesmo negócio. Essa percepção deve ser automática e não gerar dúvidas.

Crie regras internas

As dicas acima são irrelevantes quando as equipes envolvidas não estão alinhadas. Portanto, marketing, vendas, sucesso do cliente devem trabalhar seguindo diretrizes claras sobre como a marca deve se comportar.

Aqui, por exemplo, é importante definir fontes, imagens, cores, temas e expressões proibidos e permitidos. Toda a comunicação deve seguir regras e qualquer desvio deve ser aprovado pela equipe responsável da gestão de marca.

Fortaleça sua marca B2B no digital!

Sua marca é um dos ativos mais valiosos da sua empresa, ainda que seja subjetivo e difícil de quantificar. A gestão de marca é o caminho para criar uma experiência de marca consistente, construir autoridade, reconhecimento e aumentar a fidelidade à sua empresa.

Acontece que conquistar tudo isso no B2B exige mais do que uma boa identidade visual. Depende de consistência, estratégia e visão de longo prazo.

A OUTMarketing tem experiência e profissionais capacitados para te apoiar em todas as etapas, do alinhamento entre marketing e vendas à produção de conteúdo para diferentes canais e mensuração de resultados.

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