A consultoria em SEO é a solução para empresas que desejam aumentar a performance orgânica de seu site e conteúdo. E no universo B2B, e sua jornada de compra longa e complexa, ter destaque nas buscas é a base para fortalecer sua marca.
A OUTMarketing é uma agência especializada em Marketing para TI e B2B e acredita que um bom conteúdo merece ser visto. E é isso que vamos apresentar neste artigo.
Continue a leitura e conheça melhor esse serviço!
A consultoria de SEO é um serviço de inteligência estratégica que visa maximizar a performance orgânica de sites, blogs e conteúdos.
Assim, é estabelecida como a solução que assegura que sites B2B tenham excelente desempenho orgânico, desde a indexação pelos rastreadores de busca e IAs, até experiência do usuário, tráfego orgânico e conversões.
Entretanto, embora o termo seja “consultoria”, sua eficácia total está inserida na colaboração irrestrita com outras frentes estratégicas da empresa. Ela funciona como um elo integrador com o time de Vendas, o Inbound Marketing e o CRM, garantindo que o tráfego orgânico gerado se converta em oportunidades de negócio qualificadas.
Dessa maneira, a consultoria insere o SEO no coração da estratégia de negócio, alinhando a produção de conteúdo com os objetivos de vendas. É um trabalho denso e contínuo, que exige profundo conhecimento de algoritmos, benchmarks de mercado e das nuances da decisão de compra corporativa.
Uma consultoria em SEO completa e focada em resultados B2B deve entregar um conjunto de serviços que abranja a totalidade dos fatores de ranqueamento, do técnico ao estratégico.
Em seguida, detalhamos os serviços essenciais que devem fazer parte de um escopo de alta performance.
O ponto de partida de qualquer consultoria de qualidade é uma auditoria técnica e de conteúdo do site e do blog.
O diagnóstico mapeia problemas como:
Dessa maneira, a consultoria identifica os quick wins (ganhos rápidos) e define as prioridades de correção para evitar que falhas técnicas básicas bloqueiem o ranqueamento.
O estudo de palavra-chave B2B foca na intenção de busca. Seja ela informacional, transacional ou comercial da persona, priorizando termos de cauda longa e alto valor.
Além de termos que possuem a necessidade de serem desenvolvidos para ganhar mais autoridade de domínio (DA).
Dessa maneira, é criado um mapa que conecta cada palavra-chave ao estágio do funil (Topo, Meio ou Fundo) e à solução de negócio que a sua empresa oferece.
Este serviço estabelece o que deve ser produzido, para quem e com qual objetivo de negócio, alinhando temas de conteúdo à demanda orgânica mapeada.
O planejamento define o mix de conteúdos (artigos, e-books, white papers, cases) e a frequência de publicação. Contudo, a estratégia garante que cada peça de conteúdo contribua para a construção de autoridade da empresa naquele nicho específico.

As otimizações On-Page envolvem o refinamento minucioso do título, da metadescrição, das heading tags (H1, H2, H3), da URL e da estrutura de linkagem interna.
Já as otimizações Off-Page focam principalmente na estratégia de link building. Em outras palavras, o trabalho assegura que a página seja tecnicamente excelente e que receba votos de confiança (links) de sites de alta autoridade.
O SEO deve ser o motor de marketing e vendas. A consultoria atua para que os conteúdos de fundo de funil forneçam informações claras para o time comercial.
Isso porque o alinhamento de SLA (Service Level Agreement) de leads e o uso de tags no CRM garantem que o esforço orgânico se converta em oportunidades reais de negócio, maximizando o ROI.
A análise competitiva vai além de saber quem está no Top 1; ela busca entender por que o concorrente está lá e quais são os seus pontos cegos.
A consultoria mapeia o volume de conteúdo, a autoridade de domínio e as lacunas (content gaps) dos principais players. Dessa forma, a estratégia é construída para superar o concorrente, concentrando o esforço onde o retorno é mais provável e significativo.
Muitas consultorias oferecem a produção dos materiais, garantindo que o conteúdo entregue atenda aos critérios técnicos de SEO e seja escrito com a profundidade B2B necessária.
Isso inclui a garantia de que as diretrizes E-E-A-T (Expertise, Authoritativeness, and Trust) sejam aplicadas. Uma vez que o conteúdo é otimizado na origem, o tempo para ranquear é significativamente reduzido.
Uma consultoria profissional estabelece, desde o início, os KPIs que serão monitorados, como posição média, tráfego orgânico qualificado, leads gerados pelo orgânico e custo de aquisição de cliente (CAC).
O investimento em uma consultoria em SEO de alto nível se traduz em vantagens competitivas de longo prazo, consolidando a presença digital da empresa de forma orgânica e sustentável.
Além disso, destacam-se:

O maior desafio para as empresas B2B hoje reside na capacidade de entregar conteúdo com qualidade e estratégia em um ambiente digital que muda constantemente.
Muitas organizações enfrentam a dificuldade de aliar o rigor técnico do SEO à relevância do tema associada com ações mais reativas que planejadas e bem orquestradas.
Isso porque um dos grandes obstáculos é o não acompanhamento das atualizações pelas boas práticas do Google e das IAs. O algoritmo evolui, e o que funcionava ontem pode penalizar o site hoje, exigindo uma adaptação constante.
Além disso, o SEO On-Page bem aplicado de forma minuciosa, aquele que cuida dos pequenos detalhes técnicos e de UX, é frequentemente negligenciado, perdendo oportunidades de ranqueamento.
Outro ponto também comum visto é ter ações sem planejamento. A produção de conteúdo de forma variável, não frequente e sem uma estratégia semântica ou de intenção de busca.
Sem contar com a falta de constância e frequência na publicação e atualização de conteúdo impede a consolidação da autoridade de domínio. Por exemplo, em um mês publica-se artigos, no outro não, depois apenas um, sem coesão ou acompanhamento.
Uma consultoria experiente é essencial para mitigar esses riscos e garantir o foco no que realmente gera receita.
A necessidade de uma consultoria de SEO profissional pode ser um demonstrativo de maturidade no mercado, transformação digital e até mesmo ambição por crescimento.
Pode ser um forte indicador também quando os resultados de marketing digital atingem um platô ou quando a dependência de métodos custosos se torna insustentável.
As principais dores que indicam a urgência da contratação são:
O valor de uma consultoria de SEO é um investimento estratégico e variável, pois depende diretamente da complexidade do desafio e do nível de expertise necessário.
Dessa forma, não existe um preço fixo, mas sim uma precificação baseada na abrangência e no impacto esperado da solução.
Os elementos que contribuem para a precificação são:
Além disso, em alguns projetos é necessária a contratação de ferramentas adicionais, modernização do site ou a conexão com outras frentes de marketing.
Vamos entender mais sobre?

Na OUTMarketing, a consultoria em SEO é fundamentada na premissa de que conteúdo e tecnologia devem servir à estratégia de crescimento B2B.
Nossa metodologia integra a visão de negócio com o rigor técnico, garantindo que o SEO seja um investimento, e não um custo.
Nossos pilares de SEO incluem:
Além disso, temos em nosso escopo projetos de diferentes níveis de complexidade e acompanhamento:
Este modelo é ideal para empresas que já possuem uma equipe interna, mas enfrentam um gargalo específico, como uma queda repentina de tráfego ou uma penalidade do Google.
A modalidade contínua é a mais recomendada para empresas B2B que buscam crescimento exponencial e sustentável, uma vez que o SEO é um trabalho de médio e longo prazo.
A consultoria em SEO & Conteúdo da OUTMarketing é um caminho sólido para empresas B2B que buscam reduzir o custo de aquisição e posicionar-se como líderes de mercado.
Com mais de 15 anos de experiência e 200 projetos de marketing B2B, somos especialista em conteúdo, desempenho e SEO, trazendo cases de sucessos e transformando grandes marcas com resultados contundentes.
Assim, contar com uma consultoria de SEO com expertise em B2B pode ser a mudança de um site parado e sem tráfego para um canal ativo de leads e faturamento da sua empresa.
A OUTMarketing Brasil é especialista em marketing de conteúdo e SEO focada em B2B!
Fale com nossos especialistas e descubra como a nossa Consultoria em SEO pode alavancar a autoridade do seu negócio.