Podemos chamar comunicação corporativa à transmissão de informação que qualquer empresa pretende passar acerca de si própria ou dos seus produtos ou serviços. Todas as ações de comunicação externa devem obedecer a um plano de comunicações, que tem de incluir o tipo de target a alcançar e as melhores formas de o fazer eficazmente.
A comunicação corporativa é extremamente importante em qualquer empresa, uma vez que acumula os objetivos de promover a empresa e aumentar o retorno. Essas funções fazem com que seja uma peça importante do Plano de Marketing das empresas. No mercado das TIs, essa comunicação assume uma importância ainda maior, dada a especificidade dos temas a comunicar e a dificuldade natural em transmitir a mensagem de forma entendível.
A comunicação corporativa visa difundir notícias e informação sobre a empresa ao público geral, onde se inclui o target, incluindo prospects, clientes e acionistas, quando existem. Casos de sucesso, newsletters e eventos são alguns exemplos concretos de ações de comunicação corporativa.
Apesar de muitas empresas se centrarem apenas nas vendas para medir o sucesso do negócio, é importante reconhecer que a perceção do público pode ser tão importante como esse indicador.
A comunicação é uma boa forma de definir e moldar a imagem que uma empresa tem junto da comunidade, dos clientes e de potenciais investidores. As ações de comunicação corporativa, como a difusão de casos de sucesso ou e-Books, a produção de brochuras institucionais e datasheets e a organização de eventos, dão a conhecer ao exterior o que de melhor cada empresa faz.
Além disso, permitem também dar a conhecer o ambiente de trabalho da empresa, os seus esforços de filantropia ou responsabilidade social e ambiental, bem como outras atividades que podem dar uma boa imagem da companhia. Todas estas atividades ajudam também a fortalecer as relações públicas da empresa.
Apesar dos métodos mais tradicionais de comunicação impressa serem ainda bastante comuns e valorizados, as modernas ferramentas tecnológicas alteraram por completo o paradigma da comunicação corporativa. Esta tendência veio acentuar-se ainda mais, à medida que a Internet veio sendo progressivamente um recurso mais utilizado para encontrar novos clientes.
As empresas criam websites para divulgar os seus produtos e serviços. As redes sociais, como o Facebook, e os blogs são uma forma simples de atingir o target e um meio de promoção com custos bastante reduzidos. No entanto, como tudo, estas novas ferramentas têm também o reverso da medalha, já que a interatividade permite o feed-back do público, incluindo comentários negativos. No entanto, os benefícios ultrapassam largamente os riscos, porque a tecnologia permite um maior alcance e possibilita às empresas comunicarem com o target a nível global.
Mas a comunicação corporativa também apresenta desafios de dimensão significativa. A perceção pública de uma empresa pode definir, muitas vezes, o sucesso ou o insucesso de uma organização no longo prazo.
Neste sentido, qualquer citação descontextualizada ou newsletter mal trabalhada pode arruinar um plano de comunicação corporativa complexo e dispendioso, podendo ainda afetar o retorno financeiro da companhia. É por isso que os responsáveis internos de comunicação corporativa de uma empresa devem conhecer muito bem o seu target e a imagem da companhia que pretendem passar para o mercado.
Uma forma de o fazer com segurança é contar com a ajuda de uma agência de comunicação especializada na área de negócio da sua empresa.