Comunicação corporativa e negócio empresarial: relação indispensável

Por Alexandre Souza Tili 4 anos atrásNenhum comentário
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Podemos chamar comunicação corporativa à transmissão de informação que qualquer empresa pretende passar acerca de si própria ou dos seus produtos ou serviços. Todas as ações de comunicação externa devem obedecer a um plano de comunicações, que tem de incluir o tipo de target a alcançar e as melhores formas de o fazer eficazmente.

A comunicação corporativa é extremamente importante em qualquer empresa, uma vez que acumula os objetivos de promover a empresa e aumentar o retorno. Essas funções fazem com que seja uma peça importante do Plano de Marketing das empresas. No mercado das TIs, essa comunicação assume uma importância ainda maior, dada a especificidade dos temas a comunicar e a dificuldade natural em transmitir a mensagem de forma entendível.

A importância de uma comunicação corporativa eficaz para o target

A comunicação corporativa visa difundir notícias e informação sobre a empresa ao público geral, onde se inclui o target, incluindo prospects, clientes e acionistas, quando existem. Casos de sucesso, newsletters e eventos são alguns exemplos concretos de ações de comunicação corporativa.

Apesar de muitas empresas se centrarem apenas nas vendas para medir o sucesso do negócio, é importante reconhecer que a perceção do público pode ser tão importante como esse indicador.

A comunicação é uma boa forma de definir e moldar a imagem que uma empresa tem junto da comunidade, dos clientes e de potenciais investidores. As ações de comunicação corporativa, como a difusão de casos de sucesso ou e-Books, a produção de brochuras institucionais e datasheets e a organização de eventos, dão a conhecer ao exterior o que de melhor cada empresa faz.

Além disso, permitem também dar a conhecer o ambiente de trabalho da empresa, os seus esforços de filantropia ou responsabilidade social e ambiental, bem como outras atividades que podem dar uma boa imagem da companhia. Todas estas atividades ajudam também a fortalecer as relações públicas da empresa.

Tecnologia traz novos desafios

Apesar dos métodos mais tradicionais de comunicação impressa serem ainda bastante comuns e valorizados, as modernas ferramentas tecnológicas alteraram por completo o paradigma da comunicação corporativa. Esta tendência veio acentuar-se ainda mais, à medida que a Internet veio sendo progressivamente um recurso mais utilizado para encontrar novos clientes.

As empresas criam websites para divulgar os seus produtos e serviços. As redes sociais, como o Facebook, e os blogs são uma forma simples de atingir o target e um meio de promoção com custos bastante reduzidos. No entanto, como tudo, estas novas ferramentas têm também o reverso da medalha, já que a interatividade permite o feed-back do público, incluindo comentários negativos. No entanto, os benefícios ultrapassam largamente os riscos, porque a tecnologia permite um maior alcance e possibilita às empresas comunicarem com o target a nível global.

Mas a comunicação corporativa também apresenta desafios de dimensão significativa. A perceção pública de uma empresa pode definir, muitas vezes, o sucesso ou o insucesso de uma organização no longo prazo.

Neste sentido, qualquer citação descontextualizada ou newsletter mal trabalhada pode arruinar um plano de comunicação corporativa complexo e dispendioso, podendo ainda afetar o retorno financeiro da companhia. É por isso que os responsáveis internos de comunicação corporativa de uma empresa devem conhecer muito bem o seu target e a imagem da companhia que pretendem passar para o mercado.

Uma forma de o fazer com segurança é contar com a ajuda de uma agência de comunicação especializada na área de negócio da sua empresa.

Se a o negócio da sua empresa são TIs, a sua agência de comunicação corporativa tem de ser a OUTMarketing.

 

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Sobre

 Alexandre Souza Tili

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Sócio e CEO da OUTMarketing Brasil, formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing. Alexandre Tili tem desenvolvido sua carreira com foco em Marketing e Vendas, com experiência em diversos segmentos e empresas como Sebrae, GE e Prudential. Desde 2007, quando foi Head de Marketing e Comunicação da SoftwareONE Brasil, sua atuação está direcionada para o segmento de Tecnologia da Informação com foco no B2B.

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