Algumas épocas do ano, como o Natal, o Ano Novo ou as férias de verão são extremamente importantes para alguns negócios e representam um pico de procura que as empresas não podem desconsiderar. É nesta época que o Marketing mais deve funcionar, não apenas na divulgação das soluções e da marca, mas também na geração de leads e oportunidades de vendas.
Um hotel não pode dar-se ao luxo de não ter clientes no Verão ou no Ano Novo. Isto aplica-se também a diversas áreas das Tecnologias de Informação. Imagine-se, por exemplo, uma empresa de software de gestão e contabilidade ou uma marca de tecnologia de consumo.
Como não é possível perder vendas em nenhum período do ano (crítico ou não), o grande desafio que se coloca às empresas de Tecnologia da Informação (TI) é fazer o Marketing funcionar de forma eficiente para gerar leads, indiferente de sazonalidades.
A resposta pode passar pelo Inbound Marketing, uma vertente do Marketing Digital que visa atrair clientes em vez de os procurar ativamente, gerando leads mais qualificadas e clientes mais despertos para o que pretende vender.
O Inbound Marketing utiliza exclusivamente os canais digitais e funciona como uma espécie de íman, que atrai potenciais clientes que procuram na web informação sobre temas e termos ligados ao seu negócio, aos seus produtos, serviços ou soluções.
Também denominado Marketing de Atração, o Inbound Marketing alimenta a sua estratégia nos conteúdos ricos, que podem assumir vários formatos: artigos de Blog, Newsletters, eBooks, Quizs, Relatórios de Mercado, Casos de Sucesso e outros.
Ao despertar o interesse dos leitores, estes artigos chamam a atenção para as suas soluções, a forma como podem solucionar problemas e ser a resposta às suas necessidades. Os conteúdos ricos do Inbound Marketing servem igualmente para educar alguns potenciais clientes menos despertos para o que vende, funcionando como alimento para nutrir o seu «apetite» pela oferta que disponibiliza.
Este processo de nutrição é efetuado por um fluxo automatizado de conteúdos, que são enviados assim que o cliente permite, cadastrando os seus contatos. À medida que o cliente ou prospect vai recebendo, de forma automatizada, conteúdos mais evoluídos, vai ficando mais atento e conhecedor das soluções de TI que a sua empresa oferece, como soluciona suas “dores” e vai avançando no chamado funil de vendas.
Quando estiver no fundo do funil, ou seja, já com vontade de comprar as suas soluções, o departamento de marketing da sua empresa, envia aquela oportunidade para o time comercial, para que então seja abordado por um consultor de vendas.
Esta é uma forma extremamente eficaz de gerar leads para empresas de tecnologia da informação (TI) através do departamento de Marketing. Hoje, na era da informação, a abordagem intrusiva já não funciona como há anos atrás.