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Recorrer ao trabalho de um influenciador digital é algo que vem ganhando espaço entre empresas dos mais variados setores. De acordo com um levantamento do Insider Intelligence, por exemplo, os investimentos com essa estratégia devem ultrapassar os 4 bilhões de dólares nos Estados Unidos, em 2022.
Mas, afinal, qual é o impacto do marketing de influência no setor de TI? Para responder a essa pergunta, é interessante entender exatamente como funciona essa estratégia e por que é tão importante contar com um influenciador corporativo. Então, aproveite a leitura!
Um influenciador digital é uma personalidade reconhecida por um determinado público, geralmente com alcance de milhares ou mesmo milhões de pessoas. Também conhecidas como influencers, essas figuras famosas se comunicam diretamente com os consumidores em conteúdos dos mais variados.
Seja em uma rede social, seja em produções mais elaboradas, o ponto é que eles compartilham interesses, hobbies e uma cultura específica com seus seguidores. O que as empresas logo perceberam é que isso pode ser usado a favor de uma boa estratégia de marketing.
Não é novidade, por exemplo, que a opinião de amigos e pessoas próximas influencia diretamente em nossas decisões de consumo. Logo, é totalmente compreensível que um influenciador digital possa colaborar com o fortalecimento de uma marca em meio ao seu público.
O ponto é que essa estratégia vem ganhando cada vez mais espaço, inclusive no mercado de TI. Vejamos agora os motivos para tanto sucesso.
Como você verá aqui, contar com o apoio de um influenciador corporativo traz benefícios para os mais variados aspectos do marketing digital. Então, vamos começar por um panorama mais amplo.
Influencers são aliados poderosos para quem quer aumentar o brand awareness da sua empresa. Em outras palavras, você coloca sua empresa na mente das pessoas, tornando-a uma referência no mercado em que atua. Se alguém pensar em seus produtos, serviços ou soluções, a chance de lembrar da sua marca passa a ser maior.
Quando um influenciador digital menciona sua marca, a mensagem que isso passa é de confiança. Nesse sentido, pesa muito a conexão que eles têm com seus seguidores. O compartilhamento de valores e hobbies abre caminho para recomendações desse tipo.
A lógica é simples: se sua empresa conseguiu aquela personalidade a reconhecer seu trabalho, é natural que as pessoas entendam que a marca é confiável.
Além de alcançar seu público-alvo, o trabalho com influencer ajuda a colocar sua empresa em visibilidade para outros perfis de consumidor. As gerações Z e Millennials, por exemplo, são amplamente alcançadas por influenciadores digitais.
Dialogar com esses públicos se torna muito mais fácil quando sua marca já é citada pelas personalidades que eles acompanham diariamente. Outro exemplo interessante é o LinkedIn.
Diversos influenciadores corporativos que são referência atuam especificamente nessa rede social corporativa. O resultado pode ser ainda mais eficiente para fortalecer sua marca e gerar leads.
A relação com os influenciadores digitais é uma via de mão dupla. Ambas as partes são beneficiadas pelo sucesso das ações e o crescimento pode ser ainda maior a longo prazo. Em um mundo tão conectado, é fundamental fomentar esse tipo de networking.
As pessoas costumam contar com a opinião de outras quando o assunto é tomar uma decisão de compra. Assim, os influencers se tornam uma voz que tende a ser ouvida, mas também ajudam a promover a conversão de quem já está em fase de consideração.
Ao ampliar o alcance do seu marketing, você aumenta as chances de gerar novos leads. Estamos falando de criar o interesse pela marca e pelos seus produtos — o que significa oportunidade para vender mais e crescer no mercado.
Otimizar o investimento é sempre um ponto essencial para qualquer empresa. Nesse sentido, o marketing de influência tende a ser mais rentável do que as propagandas tradicionais. Afinal, são vozes que recebem muito mais atenção do que os banners tradicionais.
Dito isso, vejamos como empresas de TI estão lidando com isso.
Profissionais de TI também estão em contato direto com influenciadores. Na prática, o ritmo da inovação é intenso — e o consumidor busca soluções digitais para um número cada vez maior de demandas do dia a dia, seja uma pessoa física, seja um cliente B2B.
Para começar, então, é preciso encontrar os influencers adequados. Métricas como número de seguidores são importantes, mas não são tudo. É crucial observar a taxa de engajamento, a frequência e a própria qualidade das postagens.
Somado a isso, comentários e interações do público são dicas importantes do retorno que essa personalidade pode trazer. Na sequência, crie um planejamento de marketing que inclua diferentes ações. Aqui, a dica é contar com o apoio de especialistas para acertar na estratégia.
Com mais de 15 anos de experiência no mercado de TI, a OUTMarketing é referência em marketing focado nesse setor. Estamos falando de parcerias nacionais e internacionais para oferecer diversos serviços — entre eles o de Influenciadores Corporativos.
O objetivo é criar conteúdos personalizados para cada parceiro influenciador da sua empresa. No LinkedIn, por exemplo, ele pode atuar como um Creator. Isso inclui o apoio da nossa Assessoria de Imprensa, que trabalha a imagem do influenciador para atingir os objetivos do seu negócio.
O serviço oferece conteúdos ricos para as redes sociais e para a mídia em geral. São textos para artigos, vídeos, posts para gerar interação etc. A equipe de assessoria ainda ajuda seu influenciador a participar de entrevistas, podcasts e outros eventos que geram visibilidade.
Na prática, você coloca seu influenciador em destaque para associá-lo à sua marca, gerando conexão e confiança para a sua empresa. Viu só como essa estratégia pode fazer toda a diferença na hora de alcançar seu público?
Então, faça uma boa avaliação e conte com um influenciador digital que coloque sua marca no imaginário do seu consumidor. Se quer entender como ele pode ter ainda mais sucesso, conheça melhor o serviço de Influenciadores Corporativos da OUTMarketing!