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Como a assessoria de imprensa ajuda as empresas de TI se tornarem referências no mercado

7 de outubro de 2021
Assessoria de Imprensa

A assessoria de imprensa desempenha um papel fundamental na relação de uma empresa com seu público-alvo — e no setor de TI não é diferente. Com a transformação digital a todo vapor e um mercado cada vez mais conectado, o fortalecimento da marca se tornou um diferencial valioso.

Mas, afinal, como isso impacta a rotina da empresa? Por que é tão importante contar com um plano de comunicação pensando exclusivamente na imprensa? Por onde começar?

Se quer tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, você está no lugar certo. Confira!

O que faz a assessoria de imprensa no setor de TI?

A assessoria de imprensa é uma área que tem como principal objetivo construir e fortalecer a marca da empresa entre seu público-alvo. Isso envolve estreitar laços com os clientes, mas também se comunicar diretamente com a mídia — seja ela local, seja de outro espaço mais amplo (ou digital) que tenha impacto no seu setor.

Uma das características da TI é justamente essa dispersão do mercado, a depender do tipo de serviço e produto oferecido. Em alguns casos, os clientes podem estar próximos, na mesma cidade. Em outros, é possível trabalhar à distância, ao ponto de firmar parcerias internacionais.

Consequentemente, é papel da assessoria de imprensa criar e gerenciar um diálogo com os veículos de comunicação que mediam a relação com seu público. 

Divulgação espontânea e gestão de crise

Já parou para pensar em como aquela revista especializada ou um jornal tradicional traz notícias sobre o lançamento de um produto ou serviço ligado à tecnologia? Muitas vezes, isso ocorre sem qualquer acordo de publicidade. 

Esse fenômeno é a chamada divulgação espontânea. Quando ela acontece, temos um sinal de que as coisas vão bem, pois a imprensa já está familiarizada com nossa marca e entende que vale a pena levar essas notícias ao seu público — seja ele de nicho (no caso da revista), seja mais amplo (no caso do jornal tradicional).

Para complementar, é importante ter em mente que a assessoria de imprensa tem um papel crucial na gestão de crises. Quando um fato delicado ou polêmico envolve a marca da empresa, qualquer erro pode causar danos maiores.

A título de exemplo, basta pensar nos ciberataques globais ocorridos em 2017 com o WannaCry. Aproveitando uma brecha do Windows para espalhar um ransomware, cibercriminosos sequestraram dados de milhares de empresas e órgãos públicos em todo o mundo. Os danos foram estimados em mais de 5 bilhões de dólares.

O ponto é que uma simples atualização do Windows já havia sido lançada para corrigir a falha, mas é comum que as pessoas deixem esse processo para depois. Então, coube à assessoria de imprensa da Microsoft demonstrar que a gigante da tecnologia já tinha feito sua parte corrigindo o erro — uma comunicação sensível que exigia muito cuidado.

Por mais variados que sejam os serviços e produtos de uma empresa, todas estão sujeitas a uma situação como essa. Por isso, a assessoria de imprensa não só fortalece a marca no mercado, como garante uma resposta na medida para situações de crise institucional.

Como a assessoria de imprensa gera valor às empresas de TI?

O primeiro grande diferencial da assessoria de imprensa é complementar o trabalho do marketing de conteúdo, gerando divulgação espontânea. Com a marca presente na mídia e na memória das pessoas, é muito mais fácil conquistar novos clientes e ampliar o faturamento.

Por meio de um press release, por exemplo, é possível levar à imprensa as últimas novidades, divulgar o lançamento de um produto ou mesmo informar sobre uma campanha. O material ainda pode servir de base para a criação de conteúdos no próprio marketing interno — e na mídia como um todo, é claro.

Conforme seu conteúdo é compartilhado pela imprensa, o posicionamento do seu site melhora no Google e em outros sites de busca. Além de potencializar seu marketing, isso gera um movimento cíclico de divulgação da sua marca. 

Vale destacar ainda o chamado awareness que isso traz. Uma boa assessoria de imprensa mantém sua marca presente nos meios digitais que mais interessam à sua empresa. Em um mercado cada vez mais globalizado, essa é uma estratégia fundamental para conquistar a confiança de novos clientes e superar a concorrência.

Afinal, com tantas opções à disposição, é natural que as pessoas — e principalmente os clientes corporativos — deem preferência para marcas que eles já conhecem.

Como criar um plano de comunicação com a imprensa?

O ponto de partida de qualquer plano de comunicação é o press release. Essa é a ferramenta básica para levar informações relevantes à imprensa, de uma maneira rápida, fácil e cativante. Contudo, a estratégia deve ir muito além.

Um passo importante que nem toda empresa dá é definir o que é realmente notícia. Afinal, se você bombardear a mídia com press releases pouco relevantes, os jornalistas tenderão a descartar seus próximos contatos. Lembre-se que eles recebem milhares de comunicações desse tipo todos os dias.

Tenha um press release pronto, mas saiba construir relacionamentos duradouros. Isso exige algum networking da equipe. Todo assessor de imprensa, por exemplo, deve se perguntar: onde estão as pessoas com quem eu fiz faculdade?

Outro ponto importante é estar atento ao timing. Transformar um press release em notícia pode levar tempo — e você não quer que seu grande evento passe batido. Então, tenha um planejamento editorial que esteja alinhado às novidades da sua empresa para disparar as ações com antecedência.

Por fim, invista em uma abordagem personalizada. Crie e-mails mais humanizados, mantenha um contato saudável com a mídia e evite exagerar na comunicação que busca follow up. Afinal, você não quer que sua assessoria de imprensa seja uma chateação para os jornalistas.

Com isso, você pode construir sua marca e fortalecer a presença da sua empresa no mercado de TI. Como você pôde ver aqui, o sucesso nessa estratégia depende do alinhamento entre a assessoria de imprensa e sua equipe de marketing. Então, coloque essas dicas em prática e veja você mesmo os resultados!

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