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Inbound Marketing B2B: as 5 estratégias que mais geram leads

30 de outubro de 2024
Inbound Marketing

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Quando você pensa em Inbound Marketing B2B, qual o maior desafio que vem na sua mente? Se você respondeu “gerar leads qualificados”, nós te entendemos muito bem!

A OUTMarketing é uma agência de marketing especializada em empresas de tecnologia e B2B. Ao longo de mais de 15 anos de existência, nos deparamos com os obstáculos relacionados à atração e conquista de clientes e essa experiência nos mostrou o que fazer.

Na prática, não existe fórmula mágica e sem caminho mais fácil. Afinal, estamos falando de ganhar a confiança e a preferência de outras empresas.

Entretanto, as dicas que selecionamos para este post são extremamente eficientes e devem ser aplicadas em todo negócio que deseja se destacar no digital. Vamos lá?

O que é Inbound Marketing? 

Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que visa atrair e converter clientes por meio de conteúdos relevantes. Ao invés de correr atrás do cliente, ele foca em gerar demanda e ganhar sua confiança.

Também chamado de Marketing de Atração, o modelo mudou a comunicação online ao tornar as abordagens mais estratégicas e personalizadas. Exatamente por isso, é especialmente relevante no Marketing B2B.

Mas, antes de falarmos sobre seus benefícios, vamos entender melhor a diferença dessa estratégia para o marketing tradicional.

A diferença entre Inbound ou Outbound Marketing 

Conforme dissemos, o Inbound atrai e converte novos leads por meio da produção de conteúdo relevante e uma atuação muito estratégica ao longo da jornada de compra do cliente.

Assim, ele educa e ganha a confiança do cliente desde o momento em que ele ainda nem sabe que tem um problema ou que existe uma solução ou produto para ajudá-lo em seus desafios.

Já o outbound, ou marketing tradicional, se esforça para atrair e converter clientes com ações e chamadas incisivas, que interrompem a experiência e forçam a jornada. Os exemplos mais clássicos são os comerciais de televisão, a panfletagem e as ligações de telemarketing. 

Nesse caso, nem sempre haverá o interesse genuíno do lead. Os esforços visam atacar suas principais necessidades e fazer com que ele se interesse por uma oferta.

É claro que este método continua sendo muito eficiente e válido, principalmente no varejo. Entretanto, quando falamos de negociações complexas, as coisas mudam um pouco e a decisão de compra é precedida de muitas fases e análises.

O que é Inbound Marketing B2B?

Inbound Marketing B2B é estratégia de marketing que se esforça para atrair, educar e nutrir leads empresariais até que estejam prontos para a compra. Ou seja, nada mais é que a estratégia de inbound personalizada para negociações entre empresas.

Na prática, existe alguma diferença para o Inbound Marketing tradicional? Nossa ampla experiência e casos de sucesso nos permitem dizer que sim!

Quando você estrutura uma estratégia de Inbound Marketing pensando nos desafios de empresas B2B, consegue ser muito mais assertivo e inteligente. Isso porque, a tomada de decisão costuma ser mais lenta e envolver vários fatores.

5 estratégias de Inbound Marketing B2B que mais geram leads

Se você é um profissional de marketing digital atento às tendências e ao comportamento do usuário, já deve ter percebido que os métodos antigos estão perdendo força.

Investir muito em anúncios já não garante bons resultados e o pior: você pode ficar dependente do Ads se não começar a investir em posicionamento orgânico e reforço de marca.

Felizmente, o Inbound Marketing evoluiu muito nos últimos anos e conseguiu se adaptar a esses novos cenários. Em nosso dia a dia, conseguimos testar e validar as estratégias que mais geram resultados.

É claro que as dicas a seguir são apenas direcionamentos, mas podem te ajudar a entender por onde começar e o que deve ser prioridade. Confira!

1.     Produção de conteúdo útil e estratégico

A essência do Inbound Marketing B2B está em criar conteúdo que cativa e educa seu público-alvo. Estamos falando de conteúdo estrategicamente pensado para abordar as dores e desafios de seus potenciais clientes.

Mas, atenção! Quando falamos em produção de conteúdo é fundamental ter uma visão ampla do que é conteúdo, pois ele pode assumir diversos formatos e ser distribuídos em diferentes canais.

O grande segredo aqui é considerar o que é importante para os seus clientes. Seja útil, confiável e parceiro ao longo da jornada para conquistar sua confiança, preferência e lealdade.

Para isso, você pode apostar em artigos de blog, infográficos, dicas de especialistas, podcasts e conteúdos específicos para as redes sociais. O importante é conhecer bem o comportamento e preferências da sua persona.

2.     SEO (Search Engine Optimization)

O SEO para B2B é um elemento indispensável para posicionar melhor o conteúdo produzido. Afinal, de que adianta ele ser bom, se a sua persona não o vê?

A otimização para mecanismos de busca é uma ação indispensável para os bons resultados no marketing digital. Porém, é importante lembrar que não é uma tarefa simples e rápida.

Nesse caso, estamos lidando com uma combinação de várias estratégias e ajustes, como:

  • a escolha cuidadosa de palavras-chave relevantes;
  • otimização de títulos e meta descrições;
  • estruturação de URLs amigáveis;
  • conquista de backlinks.

3.     Uso estratégico das redes sociais

As redes sociais são essenciais para o sucesso do Inbound Marketing B2B, pois atuam como amplificadores de conteúdo e facilitam a interação com seu público-alvo.

Plataformas como LinkedIn, Twitter e Instagram oferecem oportunidades únicas para compartilhar seu conteúdo, engajar-se em conversas relevantes e fortalecer a presença da sua marca.

O LinkedIn, por exemplo, tem diversos recursos que podem elevar a presença de uma marca e colocá-la em contato direto com possíveis parceiros e clientes. E o melhor: de forma dinâmica, estratégica e extremamente efetiva.  

Ao monitorar as métricas de desempenho, como o alcance, o engajamento e as conversões, você pode identificar quais tipos de conteúdo ressoam mais com seu público e ajustar sua estratégia de mídia social de acordo.

4.      Automação de marketing

A automação de marketing é o motor que impulsiona a personalização no Inbound Marketing B2B. Ela permite que você gerencie e nutra seus leads de maneira mais eficaz, garantindo que recebam o conteúdo certo no momento certo.

Com a automação, você pode configurar fluxos com e-mails personalizados de acordo com o comportamento e interações dos leads. Além disso, a tecnologia é sua aliada na hora de agendar posts nas mídias sociais, simplificando os processos.

Vale destacar que é possível pontuar os leads, avaliando automaticamente quando estão prontos para serem abordados pelo time comercial. Portanto, quem aposta na automação de marketing tem mais chances de conquistar os leads. Se você ainda realiza muitos processos manuais, está perdendo tempo e grandes oportunidades.   

5.     Webinars e eventos online

A quinta estratégia de Inbound Marketing B2B que merece destaque é a realização de webinars e eventos online. Essa é uma forma de educar sua audiência e reforçar sua autoridade e expertise em determinado tema.

O mais interessante é que é possível aproveitar o conhecimento de seus próprios colaboradores. O investimento para esse tipo de ação é baixo e os retornos são expressivos, ajudando a montar uma base engajada para comunicação.

Com o Inbound Marketing B2B, sua marca vai além!

O sucesso no marketing digital depende de múltiplas estratégias e análises. Ao mesmo tempo em que existem grandes oportunidades, nos deparamos com desafios consideráveis.

Hoje em dia, há uma grande disputa pela atenção do cliente. Quando nos voltamos para mercados e negociações complexas, é indispensável investir em personalização e ser assertivo nas interações.

Com as estratégias de Inbound Marketing B2B acima já conseguimos desenvolver grandes casos de sucesso, ajudando empresas de tecnologia a ganharam não só leads, mas defensores de sua marca.

Quer conferir alguns desses resultados? Veja como elevamos a autoridade da Vericode com a estruturação inteligente do Inbound Marketing!

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