Não é segredo para ninguém que o comportamento do consumidor se modificou muito ao longo do tempo e que os profissionais de marketing precisam renovar e inovar constantemente as suas estratégias e encontrar novas maneiras de atrair e envolver o seu target.
Nos últimos tempos, a nova onda do Inbound Marketing são os vídeos. Isso porque o consumo desse tipo de material aumentou exponencialmente, sobretudo como consequência dos serviços de streaming oferecidos por marcas como Netflix, Hulu e Amazon Prime.
Mas, como é que a sua empresa de tecnologia pode beneficiar desta procura por conteúdos em vídeo? Uma maneira de disponibilizar vídeos e ainda envolver e atrair os consumidores é com webinars, que têm ganhado cada vez mais espaço entre os profissionais de marketing.
Basicamente, o webinar é uma palestra dada em forma de vídeo por um especialista de determinado assunto. Os formatos e durações variam, dependendo muito do objetivo a ser alcançado. Mas, uma característica todos têm em comum: os webinars são feitos por transmissão ao vivo. O motivo? Criar o senso de urgência na audiência, para que as inscrições ocorram rapidamente.
E é justamente na hora da inscrição que tudo começa: ao promover o webinar, a sua empresa recolherá informações através de um formulário de inscrição que, mais tarde, servirão como base de dados para divulgação de novos conteúdos.
Os webinars são uma excelente oportunidade para angariar novos leads. Na metodologia de Inbound Marketing o webinar funciona como um conteúdo muito rico para converter visitantes em leads. Nesse sentido, quanto mais exclusivo e valisoso for o conteúdo, maior o valor agregado e melhor será a sua “moeda de troca”. Ou seja, a sua empresa pode pedir informações que sejam verdadeiramente relevantes para as suas equipas de marketing e comercial, não apenas o nome e e-mail, por exemplo.
São várias as vantagens que a sua empresa pode obter com a introdução de webinars na estratégia de marketing: