Pode parecer irreal, mas o inbound marketing é a ferramenta ideal para vender soluções de TI. Isto porque é uma estratégia baseada em conteúdo informativo e que vai educando o cliente até que este esteja em condições para comprar. Mais do que o antigo modelo de cold call ou uma nova equipe de vendas, a aposta no inbound marketing é a chave para aumentar aumentar a visibilidade da sua empresa, aumentar o número de leads e oportunidades de negócios e consequentemente aumentar as suas vendas.
O inbound marketing funciona com fluxos de informação, procurando, por um lado, atrair clientes e prospects através de conteúdos ricos, relevantes e dinâmicos, e, por outro, ir nutrindo esses leads através de informação, que lhes é remetida à medida que vão evoluindo no que se chama funil de marketing.
Sabe-se hoje que o marketing de conteúdo é muito mais eficaz nas vendas de soluções de TI do que as tradicionais estratégias, mais invasivas e exaustivas. Além disso, as novas plataformas web e os canais digitais permitem a difusão deste conteúdo de forma massiva e muito segmentada.
Existem atualmente ferramentas de fluxos de informação que permitem às empresas de TI gerir os conteúdos que enviam, a que segmentos enviam e quando o fazem. Isto permite, por um lado, automatizar o envio dos conteúdos consoante a fase em que os clientes se encontram e, por outro, controlar os efeitos e resultados desses envios.
A produção de conteúdos e a gestão dos fluxos de informação pode ser efetuada de duas formas: ou pelas próprias empresas de TI, nomeadamente pelo seu departamento de marketing, ou por uma agência de marketing especializada no segmento de TI e com expertise em estratégias de marketing digital.
O outsourcing de marketing digital, com uma agência que conhece o mercado de tecnologia da informação, é a melhor forma de conseguir gerir todo o conteúdo necessário ao sucesso do inbound marketing e de controlar os fluxos de automação essenciais à conversão de clientes.
A experiência de uma equipe especializada em inbound marketing é um investimento simples de rentabilizar e que permite obter os melhores resultados. Além disso, permite integrar o vasto rol de ferramentas de marketing digital que existem hoje à disposição dos departamentos de marketing.
Por outro lado, o enfoque no mercado de TI permite um maior conhecimento do mercado e uma melhor previsão dos comportamentos de clientes e prospects que gravitam nesse segmento.