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Com o dinamismo das tendências de redes sociais, você pode estar se perguntando: no que vale a pena apostar em 2024? Bom… Já nos despedimos de 2023 e posso dizer que esse foi mais um período agitado nas mídias sociais.
Afinal, teve de tudo um pouco: o Elon Musk mudou o nome do Twitter para X; o Tik Tok se tornou ainda mais viral, com novas trends e “dancinhas”; e ainda enfrentamos alguns bugs nas plataformas do Meta e atualizações de algoritmos.
Bem-vindo à vida (nada monótona) do social media! Brincadeiras à parte, você não precisa perder tempo pesquisando as novidades e tentando entender o que vem por aí. Nós fizemos isso para você!
Como somos apaixonados por essa área, reunimos as novidades, tendências e boas práticas que vão dominar esse universo nos próximos meses. Seu negócio está pronto para crescer e se destacar?
Neste artigo você verá as principais novidades para:
Antes de apresentarmos as tendências, o que acha de entender melhor o cenário de novidades que vem por aí? Isso pode te ajudar a criar um plano de ação muito mais coerente para a sua empresa e clientes. Vamos lá?
Aqui na OUTMarketing, trabalhamos focados no mercado B2B e não há lugar melhor para se falar disso do que no LinkedIn. Afinal, a plataforma tem o foco em gerar conexões e relacionamentos entre profissionais e empresas.
Por lá, é possível atualizar o currículo, fazer contato com pessoas de todo o mundo e, claro, compartilhar suas perspectivas sobre os desafios do mercado de trabalho. A plataforma está atenta a tudo isso e deve usar esse volume de engajamento para melhorar o algoritmo com mais dados e cursos no LinkedIn Learning.
Como todas as redes sociais, o LinkedIn viu seu público consumir cada vez mais vídeos e está incentivando a melhoria das suas ferramentas e a entrega desse tipo de conteúdo. Por isso, para 2024, fica a dica: faça mais posts com áudio e vídeo e alcance mais audiência e engajamento.
Assim como em outros apps de social media, o feed deve ficar mais movimentado por vídeos e por conteúdos de criadores, os influencers do LinkedIn. Alguns especialistas falam, inclusive, sobre o surgimento de uma “TV do LinkedIn”. Ansiosos para essa mudança? Vamos aguardar.
2023 foi um ano bem agitado para o Instagram, não é mesmo? E é impossível falar das tendências do Instagram sem trazer o TikTok à tona. Isso porque, a rede continua atenta aos updates do app vizinho e replicando vários recursos à sua maneira.
A simplicidade da rede social que servia só para ver fotos dos amigos já ficou no passado, e o que ela deve entregar em 2024 é muito mais do que isso. Inclusive, o retorno do feed cronológico foi uma resposta aos apelos de muitos usuários.
A partir disso, podemos esperar mais conteúdos recomendados pelo algoritmo e, consequentemente, mais reels. Nada surpreendente!
De tempos em tempos, uma nova rede social desponta como um foguete, conquista milhões de fãs, cria uma disputa com rivais mais robustos e, quase na mesma velocidade em que surgiu, desaparece. Mas essa não é a realidade do TikTok, a rede social chegou para ficar e, certamente, conquistou o mundo.
Embora o mercado B2B não seja muito adepto ao “app das dancinhas”, é interessante pensar que empresas possam apostar na criação de conteúdos e materiais ricos que mostrem o lado seu mais humanizado, ou seja, quem faz com que grandes marcas aconteçam.
O grande diferencial do TikTok B2B está na produção de vídeos curtos. Assim, é possível ir direto ao ponto e reforçar o alcance de sua marca com menos esforço.
O Facebook deve ter mais posts com realidade virtual. Assim como o Instagram, a rede deve adotar algumas medidas em prol do engajamento do usuário com o apoio da Inteligência Artificial.
O resultado disso é mais publicações recomendadas por algoritmo e menos posts de familiares e amigos no feed.
Outra novidade para 2024 é o fim da integração entre o Facebook e Instagram. Com essa alteração, os chats das duas plataformas passam a ser totalmente independentes.
Considerando as mudanças criadas pelo novo presidente do Twitter, Elon Musk, tem submetido a plataforma, é difícil prever o que vem pela frente nessa rede social.
Uma novidade bem provável, contudo, é que a visualização de como os algoritmos do Twitter trabalham na experiência do usuário fique cada vez mais clara. Já estamos vivenciando isso com o volume de métricas exibidas sobre cada tweet.
A evolução desses recursos deve seguir o caminho de fazer as pessoas entenderem o processo de ler as métricas e selecionar as que fazem mais sentido para a sua experiência no Twitter, seja como um usuário comum, um verificado ou um anunciante.
Com a disputa acirrada pela atenção do consumidor no digital, é preciso ter o olhar no futuro. Para te ajudar, fizemos uma curadoria das tendências de redes sociais para relevantes para 2024 e compartilhamos a seguir.
Essa é a sua chance de começar o ano com um olhar mais estratégico e focado no sucesso. Aproveite!
A pesquisa dentro das redes sociais é uma forte tendência para 2024. O motivo? Os resultados costumam ser mais “reais” e autênticos, o que é muito valorizado pelo consumidor.
A prova de que isso está mudando a forma como pesquisamos é que o próprio Google integrou resultados do YouTube, TikTok e Instagram aos seus resultados. A dúvida é: como isso pode impactar as redes sociais da sua empresa?
Se você não conseguir responder às dúvidas dos seus seguidores dentro das redes sociais, alguém conseguirá (e pode até ser o seu concorrente). Então, talvez seja a hora de pensar em SEO Social, otimizando legendas e perfis para palavras-chaves estratégicas.
Outra dica é entender intenção de busca do seu cliente e produzir conteúdo útil e que educa, sempre adaptado para o contexto de cada rede.
Difícil falar de tendências sem citar a Inteligência Artificial, não é mesmo? A IA está por toda a parte e, claro, vai impulsionar a produção criativa para as redes sociais.
Com uma grande diversidade de ferramentas que simplificam a criação de textos, imagens e vídeos, o profissional de marketing pode ir além e entregar posts mais originais e criativos. Mas, atenção: lembre-se de que qualidade é mais importante do que quantidade, principalmente quando falamos de interações humanas.
Ao usar IA, sua empresa deve ter o cuidado de adaptar a mensagem e o formato para cada rede social e investir em uma revisão humana estratégica para garantir um bom engajamento.
Nesse sentido, vale destacar que o YouTube já inseriu o rótulo para conteúdo gerado por IA. A transparência no uso da tecnologia e a autenticidade das produções são aspectos inegociáveis.
A OUTMarketing já aposta no influencer B2B há algum tempo, mas podemos dizer que 2024 é o ano dele!
Com o crescimento constante do LinkedIn — dados estimam que a base de usuários chegará a 823,43 milhões em 2027 em todo o mundo —, vozes corporativas serão cada vez mais importantes.
Nesse sentido, em setembro de 2023, a plataforma implementou o rótulo de “Parceria de Marca” para sinalizar publicidade. No mesmo caminho, houve um aumento de solicitações do selo de Top Voice, tendência que deve se fortalecer.
O que as marcas podem aprender com isso? Que é hora de aproveitar o potencial e alcance de seus executivos e equipe para trabalharem mais seus diferenciais não só no LinkedIn, mas em todas as redes sociais.
Seguindo a lógica dos influencers B2B, as marcas devem explorar ainda mais o potencial dos criadores de conteúdo. Isso significa que eles atuarão como consultores, não só dentro das redes sociais.
Estamos nos preparando para uma era multicanal, em que eles produzirão posts em redes sociais e conteúdo para e-mail marketing, newsletter, podcasts, vídeos e muito mais.
Se a sua empresa tem um influenciador que engaja com seu público, por que limitar seu alcance? Está mais do que provado que essa conexão produz resultados e os times de marketing devem estar ainda mais atentos a essas oportunidades em 2024.
Você já deve ter ouvido falar nos vídeos curtos por aí, não é mesmo? Desde que o TikTok e o Reels se popularizaram, eles estão em alta e precisam incorporar de vez as estratégias de marketing digital das empresas.
Para 2024, abrace esse formato e aprenda a usá-lo dentro e fora das redes sociais. Vídeos de até 1 minuto são extremamente valiosos para se comunicar de forma rápida e direta com o cliente. Como usá-los? Veja algumas opções:
Embora os vídeos curtos sejam uma grande tendência, vídeos mais longos também terão sua chance de brilhar no feed. Aliás, em dezembro, o TikTok começou a testar um programa de criatividade em que apenas vídeos com mais de 1 minuto serão monetizados.
A rede, que viralizou com seus vídeos rápidos e diretos, também quer estimular um conteúdo mais denso e que mostram mais do dia a dia. Vale dizer que é um movimento interessante quando observamos a redução da audiência na TV entre as novas gerações.
Ainda é um teste, mas vale a pena ficar atento à essa tendência de rede social para 2024.
Se você abrir o feed de uma rede social, verá muitas notícias, anúncios, memes e polêmicas. Por outro lado, está bem difícil de ver aquelas postagens orgânicas, de amigos e familiares.
A questão é que, o fato desses conteúdos não estarem tão à vista não significa que eles desapareceram. Na verdade, eles estão cada vez mais “protegidos” e migraram para os famosos “melhores amigos”, “close friends” e “directs”.
Atento a esse movimento, o Instagram lançou alguns recursos que devem ser mais explorados em 2024:
É evidente que esse cenário dificulta a vida do social media, visto que não é fácil mapear e metrificar o que acontece longe dos feeds. Porém, é importante entender que muitos usuários gostam de se comunicar assim e essa pode ser uma boa oportunidade para se destacar.
Ter uma base de seguidores fiel nas redes sociais é uma prova de que seu negócio é relevante. Acontece que medir esse sucesso por curtidas, comentários e seguidores é cada vez mais ineficiente.
Em geral, tudo isso pode ser “manipulado”, mas há um sinal de engajamento que dificilmente alguém consegue burlar: os compartilhamentos. E eles dizem muito, não é mesmo?
Quando alguém compartilha seu conteúdo, você sabe que ela realmente gostou e mais: está pronta para responder aos comentários de seu próprio público por você. É por isso que essa é uma das maiores tendências de redes sociais para 2024.
Várias plataformas já estão tornando público o número de compartilhamentos do conteúdo. Portanto, foque atento e foque em construir posts que sejam compartilháveis e que levem sua marca a lugares inimagináveis.
Você se lembra de quando os carrosséis começaram a ser usados? De lá para cá, o formato provou que não era só mais uma modinha e deve ser uma das maiores tendências de redes sociais para 2024.
No Instagram, as pessoas publicam cada vez mais carrosséis no feed e a hashtag “#photodump” tem milhões de postagem. Além disso, até o TikTok introduziu o modo foto e o modelo parece ter agradado os usuários.
A verdade é que publicar várias fotos em sequência ajuda a estruturar melhor o storytelling e se conectar com os seguidores de forma autêntica, com uma linha do tempo estratégica. Além disso, entregam mais informações sem a necessidade de grandes edições.
E por fim, mas não menos importante, quem trabalha com redes sociais já sabe que esse é o formato com melhor engajamento e alcance do que postagens individuais. Vale a pena investir, não é mesmo?
Se você é usuário antigo do LinkedIn, deve ter percebido como o perfil da plataforma mudou nos últimos anos, principalmente após a pandemia. O feed se tornou um local de atualizações profissionais, conselhos e até selfies da família no fim de semana.
Não é que isso seja um problema, mas a plataforma já está se movimentando para voltar às raízes e ser menos “pessoal”. Além de mudanças no algoritmo, para tornar o feed mais informativo e menos viral, o selo de Top Voice está mais refinado, com indicação do tópico e área de conhecimento do usuário.
A plataforma segue a ideia de que as pessoas consideram o conteúdo postado por especialistas mais relevante e confiável. Vamos aguardar as cenas do próximo capítulo, não é mesmo?
O que achou das tendências de redes sociais para 2024? Aqui, na OUTMarketing, já estamos nos preparando para um ano de muita inovação e boas experiências.
Esperamos que todas as plataformas continuem incorporando novos recursos e facilitando a interação entre os usuários e, claro com as empresas.
O que acha de aproveitar que está aqui no nosso blog e conferir um conteúdo preparado por mais um de nossos especialistas? O Daniel Campos, nosso Analista de Conteúdo, traz dicas imperdíveis para aumentar sua presença digital!
Vitor Barbosa
Vitor Barbosa é Analista de Mídias Sociais na OUTMarketing. Graduado em Jornalismo e Pós-Graduando em Marketing Digital, é apaixonado pelo mundo das redes sociais desde o início da faculdade. Tendo mais de 5 anos de experiência com a área, além de redação e copywriting.