A entrevista é uma excelente oportunidade para passar uma mensagem positiva da empresa, como é o caso dos planos e objetivos futuros, principais apostas, como correu/está a correr o negócio, expansão internacional, principais projetos, mais-valias da oferta, distinções relevantes, crescimento da equipa/contratações em curso. Mas, para que seja aproveitada ao máximo, é preciso estar muito bem preparado. Deixamos-lhe algumas dicas!
Antes da Entrevista
Perceba em que contexto foi promovida a entrevista. Abertura de novo escritório? Balanço do ano? Lançamento de produto? Caso de sucesso/novo projeto relevante? Tenha presente porque é que o jornalista está interessado em falar consigo e qual será o tema central, pois será o mais aprofundado
Planeie as suas ideias, tendo em conta o que deverá ser abordado durante a conversa e qual a informação que lhe interessa mesmo partilhar para conseguir enquadrá-la numa das perguntas ou como nota final
Reúna informação de suporte, como números, documentos e gráficos para não falhar nenhum dado e poder justificar algo se necessário
Durante a Entrevista
SIM (O que deve fazer):
Seja conciso, seguro, convincente, acessível, simpático e descontraído
Use linguagem coloquial, de conversa, mas serena e confiante. Use palavras simples e frases curtas
Fale com objetividade e conclua o pensamento
Use a forma direta e factual (nunca falar na terceira pessoa)
Fale com paixão naquilo que acredita
Tenha pleno conhecimento do que está a falar e consulte as notas sempre que necessário
Seja prudente (não fale para além do que deve)
Use comparações e exemplos “da vida real” que ajudem a esclarecer
Transmita a experiência, know-how e valor-acrescentado da sua empresa
NÃO (O que não deve fazer):
Fale com palavras difíceis, rebuscadas
Use termos “técnicos” ou siglas
Seja hesitante, evasivo e pouco rigoroso (se não puder responder ou não souber a resposta diga diretamente e, se for caso disso, combine enviar posteriormente a informação)
Deixe de concluir o seu raciocínio
Seja redundante (repetir a mesma ideia de forma diferente)
Use frases feitas (chavões)
Seja demagogo e fale demasiado
Fale de forma autoritária, ríspida, demasiado séria
Fale sem parar, de forma confusa, emendando frases e trocando assuntos