Sempre que o final de ano se aproxima, gestores e líderes começam a pensar no orçamento de marketing. Aliás, essa é uma das decisões mais estratégicas de todo negócio, já que investimentos na área são essenciais para o sucesso empresarial a longo prazo.
Acontece que desafios econômicos e políticos, novas tecnologias e até resultados negativos podem tornar essa tarefa ainda mais complexa.
Se você já começou a planejar 2026 e não sabe quanto investir em marketing, vamos te ajudar. A seguir, você encontra dados, insights e dicas para gastar bem seu orçamento. Aproveite!
Orçamento de marketing é o valor total que sua empresa destina para ações de marketing em um determinado período. Simples assim.
Em outras palavras, estamos falando dos recursos que financiam diferentes estratégias de promoção e divulgação do negócio e seus produtos e serviços, como:
Sem um orçamento bem definido, você atira no escuro. Isso porque, pode gastar demais em áreas com baixa performance ou economizar justamente no que traria mais crescimento.
Um bom orçamento de marketing é aquele que equilibra investimento e retorno.
Entenda que definir o orçamento é decisivo para os resultados que você apresentará no fim do próximo período. E o mercado já mostrou que quem comete o erro de andar sem freio e direção quase sempre perde o controle dos recursos. Entenda melhor!
Já pensou ficar sem orçamento para uma campanha de marketing importante? Sem um orçamento estruturado, isso é um risco altamente provável.
É simples: sem visibilidade e monitoramento, você pode julgar seus investimentos de forma equivocada, desperdiçar recursos e aplicar dinheiro em ações que não estão devidamente alinhadas com as metas do negócio.
Quando você tem um orçamento de marketing, você tem um plano com métricas e prazos que te ajudam a entender o ROI de suas ações. Por outro lado, sem o documento, suas decisões nem sempre levam ao melhor caminho.
O marketing é um setor dinâmico e deve ser capaz de reagir às mudanças de mercado e no comportamento do cliente com agilidade. Mas é claro que isso só é possível quando você planejou seus gastos com eficiência e deixou margem para mudanças de rota.
Os investimentos em marketing variam de acordo com o setor, o porte da empresa e a taxa de crescimento. E, em geral, isso é feito com base em um percentual do faturamento.
Pesquisa da Gartner realizada em 2025 com mais de 400 CMOs revela que empresas investem, em média, 7,7% da receita total em marketing. Assim, vale destacar que esse percentual se manteve estável em relação ao ano anterior.
Esse é um bom parâmetro para começar seu planejamento. Porém, existem fatores que interferem nessa definição, como:
O mais importante? Alinhar o investimento aos seus objetivos de crescimento e à sua realidade.
Definir o orçamento o orçamento de marketing certo pode ser a diferença entre crescer ou estagnar. E atenção: muitas empresas erram aqui: copiam concorrentes, chutam um valor ou simplesmente pegam o que sobrou do caixa.
O problema é que marketing sem planejamento vira despesa, e não investimento. E você precisa do contrário: cada real deve trabalhar para trazer resultado mensurável.
A boa notícia? Existe um caminho lógico para chegar no número ideal. Confira!
Antes de pensar em qualquer valor, é preciso definir metas:
Cada objetivo demanda estratégias (e gastos) diferentes. Por isso, comece pelo básico e garanta que o setor esteja alinhado ao planejamento estratégico do negócio.
Quanto você investe em marketing atualmente? E qual o ROI desse investimento? Em geral, qualquer redução de orçamento pode representar um risco aos seus resultados e exigirá novas estratégias.
Do mesmo modo, se o retorno com os investimentos está satisfatório, aumentar os investimentos pode trazer ainda mais resultados.
Para definir o próximo orçamento de marketing, é importante entender quais ações e setores estão demandando mais e menos investimentos atualmente.
É assim que você consegue identificar oportunidades para realocar recursos e ter mais caixa para ações estratégicas e maior retorno. Veja um estudo da Sales Force:

Ter orçamento definido é só o primeiro passo. Afinal, o que realmente separa empresas que crescem das que estagnam é como elas usam esse dinheiro!
Antes de tudo, lembre-se de que otimização nem sempre significa gastar menos. Significa gastar melhor. E isso exige estratégia, dados e decisões inteligentes. Anote nossas dicas!
Já ouviu falar nessa regra? A ideia é dividir os valores disponível de acordo com o potencial de cada estratégia trazer resultados:
👉 Fazendo isso, você tem espaço para crescer com estabilidade e ousadia no mercado.
Decisões orientadas por dados são fundamentais para otimizar seu orçamento. Mas para isso você deve trabalhar com ferramentas de análise integradas e de forma harmoniosa com o time de vendas.
👉 Métricas, como CAC, ROI e taxa de conversão devem guiar cada movimento.
Nada de esperar o próximo ano para descobrir o que deu certo ou não. É importante analisar dados a cada trimestre e entender o que pode ser ainda melhor.
Encontrou desperdício? Aprenda e mude a rota. Identificou oportunidade de escala? Redirecione os recursos. Um bom orçamento nunca é engessado!
Agências trazem acesso a equipes multidisciplinares e ferramentas avançadas por uma fração do custo de montar um time interno. Assim, você deixa de contratar uma pessoa e contrata um time completo de especialistas em SEO, anúncios pagos, conteúdo e análise de dados.
Além disso, agências também escalam com facilidade conforme sua empresa cresce. Não é preciso contratar, treinar ou demitir quando as demandas mudam.
Por fim, ter uma agência especializada no seu nicho traz novas perspectivas para seu time interno, promovendo a inovação.
A última dica é: identifique campanhas, canais ou estratégias que estão drenando seu orçamento e têm resultados abaixo do esperado. Isso porque quando falamos em otimização, a análise de dados é sua aliada para realocar recursos para o que está funcionando.
Definir e otimizar seu orçamento de marketing em 2026 te ajudará a crescer de forma sustentável e previsível. E, como vimos, o segredo está em planejar com dados, executar com estratégia e ajustar continuamente.
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