Tal como em qualquer outra área, o objetivo das empresas de TI passa por solucionar os problemas e concretizar as ambições do seu target/buyer persona. Neste cenário, o mobile marketing não pode ficar de fora.
Atualmente, “ninguém” vive sem telemóvel. É usado nas mais diversas situações do dia-a-dia, como reservar um hotel, comprar bilhetes para espetáculos, encomendar comida, marcar cabeleireiro, pesquisar locais para jantar, enviar emails, aceder às redes sociais, etc. Mesmo a nível corporativo, a grande maioria das empresas tecnológicas tem já as suas soluções potenciadas no canal mobile, pois é essa a expetativa dos clientes – conseguir aceder ao que precisam, sempre que precisam, onde precisam (por exemplo, soluções de Client Onboarding para força de vendas, soluções self-service de Recursos Humanos, soluções de faturação, etc). O telemóvel tornou-se mesmo numa extensão do próprio corpo (na linha da internet das coisas) e, por isso, o mobile marketing é uma abordagem “obrigatória” por parte das empresas.
Sabia que, em média, olhamos para o telemóvel cerca de 150 vezes por dia? O telemóvel veio realmente transformar a nossa vida e consequentemente, a nossa jornada de compra, a nossa expetativa de “tratamento/relacionamento” e a nossa forma de aceder à informação.
Em linhas gerais, o mobile marketing é uma estratégia para interagir e responder às necessidades do target exatamente no momento em que ele precisa – em qualquer altura e em qualquer lugar. Se a sua empresa tem uma aplicação móvel, sugerimos a leitura deste artigo do nosso parceiro Resultados Digitais com algumas práticas indispensáveis de Inbound Marketing para potenciar os downloads.
O mobile marketing utiliza a metodologia do Inbound Marketing, levando em conta os estágios do funil de vendas (visitantes – leads – oportunidades – clientes) e da jornada de compra (aprendizagem e descoberta – reconhecimento do problema – consideração da solução – decisão de compra), para selecionar os formatos e os conteúdos apropriados ao canal móvel e às características/interesses dos potencias clientes.
A verdade é que o mobile marketing deve ser um prioridade para a sua empresa de TI. Os dispositivos móveis tornaram-se a forma de contacto por excelência de atuais e potenciais clientes. É através do telemóvel que têm muitas vezes o primeiro contacto com a empresa, seja porque pesquisaram no Google, seja porque entraram diretamente no seu site, seja porque descarregaram a sua aplicação, seja porque começaram a segui-lo nas redes sociais.
Além disso, no ranqueamento, o Google prioritiza os websites mobile-friendly, ou seja, preparados para uma excelente experiência a partir de dispositivos móveis. Isto torna-se especialmente crítico quando os acessos à internet através do telemóvel já ultrapassam os do desktop. Num website responsive, o layout adapta-se automaticamente ao tamanho do ecrã para facilitar a leitura e a navegação. O visitante consegue visualizar corretamente todos os conteúdos e imagens, não se irrita por ter de fazer zoom a toda a hora, e mais facilmente acede a landing pages e se converte em lead. O mesmo se passa com as newsletters e campanhas de email. A recetividade é muito superior se a experiência for positiva.