Duas áreas vitais para uma empresa, mas que muitas vezes atuam de forma isolada e até mesmo conflituosa, são as de marketing e vendas. Entretanto, por mais que ambas sejam eficientes, a falta de integração pode comprometer o crescimento e os resultados do negócio. Isso porque, quando há harmonia e propósitos em comum, se obtém uma série de diferenciais.
Para começar, a jornada de compra do consumidor mudou. Se antes os vendedores atuavam diretamente desde o primeiro contato, hoje, em grande parte dos casos, quando o mesmo chega ao setor de vendas, já está considerando uma solução a partir de pesquisas online, as quais levam a sites, redes sociais e blogs. Esses canais, por sua vez, são alimentados pelo time de marketing.
Por outro lado, quando a equipe de vendas recebe os leads qualificados, tenta fazer com que evoluam na jornada de compra de forma mais assertiva, bem como fornece feedbacks para o marketing entender quais perfis e características possuem maior potencial de compra.
Por mais simples que isso possa parecer, esse novo cenário que envolve relacionamento, conversões, outbound e inbound marketing, por exemplo, pode fazer com que os processos se misturem, o que gera discórdia entre os setores, atingindo diretamente os propósitos e metas da empresa.
Quer saber como manter a harmonia entre os departamentos e o que essa ação pode trazer para o seu negócio? Então acompanhe o nosso artigo.
A principal atribuição do marketing é auxiliar a empresa para que atinja suas metas, independentemente de quais forem. Para ficar mais claro, os objetivos podem ser maior alcance de público, engajamento, captação de leads, fortalecimento de marca e outros.
Como é de se imaginar, esse é um trabalho amplo, o qual necessita de diferentes habilidades e competências para que os propósitos sejam realmente alcançados. Nesse contexto, estão envolvidos também outros setores da empresa.
Isso porque, além dos profissionais do marketing fazerem um bom trabalho, é preciso que as outras áreas, como a de vendas e relacionamento com o cliente, estejam alinhadas às condutas e processos necessários para conduzir os leads conforme passam de etapa dentro do funil.
Do contrário, de nada adianta captar e qualificar potenciais clientes, se os demais setores não estão tomando as ações necessárias.
Confira agora um resumo das responsabilidades do marketing:
● desenvolvimento de buyers personas, ou perfil do comprador ideal, e personas, perfil do cliente ideal;
● planejamento e definição de abordagens em diferentes canais de comunicação;
● atração e captação de leads através de estratégias online e offline;
● nutrição de leads e relacionamento, construindo uma base sólida que se transforme em boas experiências e fidelização.
É a partir da criação de relações positivas que os leads são preparados para seguirem para as vendas.
Enquanto o setor de marketing nutre os leads e fortalece o relacionamento, criando conexão emocional e oportunidade de negócios, o setor de vendas é quem os recebe para que sejam transformados em clientes.
Na prática, os potenciais clientes passam pela etapa da confiança e das relações positivas com o marketing, seguindo para a persuasão dos vendedores, os quais são responsáveis por destacar os diferenciais e vantagens dos produtos, bem como ter um atendimento de qualidade para incentivar as compras e a fidelização.
Algumas funções da área são:
● entender as necessidades dos leads de forma direta, seja por meio de perguntas, análise de comportamentos, gestos quando em contato físico, entre outros processos que podem conectá-las às soluções oferecidas pelas empresas;
● negociar, a partir de um equilíbrio entre preço e oferta, de modo com que a mesma tenha valor conforme as possibilidades de cada cliente;
● conversão de clientes, os quais já vinham sendo nutridos pela área de marketing.
Como você pôde comprovar, marketing e vendas são interdependentes no sentido de trazer os resultados que as empresas esperam. Ainda mais nos dias de hoje, em que o comportamento e a jornada de compra do consumidor mudaram drasticamente.
Se antes o marketing já desempenhava a função de suporte para o setor de vendas, com a internet, que trouxe empoderamento e uma maior exigência do público, passou a ser parte estratégica do processo de vendas.
Hoje os potenciais clientes podem se informar por inúmeros canais, não dependendo apenas dos vendedores para lhes explicarem sobre os produtos e serviços que procuram. É justamente aí que o marketing os conduz pelo funil, para que o setor de vendas inicie o contato direto com leads já qualificados.
Nesse contexto, fica claro que ambas as áreas são responsáveis por trazer lucros para dentro da empresa, por isso é fundamental que estejam em harmonia, bem como alinhados em relação aos propósitos e metas.
Se você gostou desse conteúdo e quer saber como tornar os processos de seu negócio de tecnologia mais integrados, inteligentes e produtivos, de forma a conquistar melhores resultados, entre em contato com um de nossos especialistas, teremos muita satisfação em entender as suas necessidades e oferecer as soluções mais adequadas!