A assessoria de imprensa é responsável por uma parte fundamental da estratégia de comunicação. É graças ao seu trabalho que uma empresa pode conquistar divulgação espontânea na mídia, fortalecendo sua relação com o público de maneira orgânica.
Ainda assim, nem todo mundo sabe que essa atividade pode ser aproveitada para gerar benefícios ao SEO. O segredo está na forma de atuação da sua RP digital. Quer entender como isso acontece e os benefícios para sua empresa? Então, continue lendo!
Um bom trabalho de Relações Públicas agrega valor ao marketing digital, ajudando a qualificar os conteúdos produzidos para alcançar o público com mais eficiência. Ainda assim, é natural que as dúvidas surjam. Afinal, como a assessoria de imprensa evoluiu para atuar nessa área?
Para respondermos a essa pergunta, o primeiro passo é esclarecer os conceitos. Por um lado, temos a assessoria de imprensa com sua função de manter uma boa relação com a mídia relevante, promovendo divulgação espontânea para a empresa e gerenciando eventuais crises.
Por outro, surge a prática de RP digital. Trata-se de uma combinação de habilidades das áreas de Relações Públicas e assessoria de imprensa para fortalecer a estratégia de SEO — em outras palavras, criar conteúdos de alta qualidade, com foco em jornalistas e outros canais de comunicação relevantes para a empresa.
Esse valor agregado é alcançado por meio da linkagem. Isso significa que seu conteúdo é usado pelos próprios jornais, revistas da área e grandes influenciadores. O motivo? Seu conteúdo usou de maneira inteligente o SEO e ofereceu um conteúdo relevante à mídia.
Vale destacar que a prática surgiu como resposta às novas demandas de um mundo digitalizado, onde a internet tem muito mais poder e alcance que as mídias tradicionais. Dessa forma, a assessoria de imprensa assimilou a otimização de SEO e outras estratégias de marketing para atuar nesse novo cenário.
Quando uma empresa conta com uma assessoria digital — ou seja, que vai além do serviço tradicional —, ela conquista uma série de benefícios. Conheça os que causam maior impacto.
Em uma estratégia de Guest Post tradicional, os links são colocados dentro do artigo por outros meios. Isso significa que o link editorial inserido em outros artigos foi pago ou acordado de alguma forma.
Em geral, essa é uma estratégia que pode ser mapeada pelos concorrentes e até copiada: basta que eles utilizem um aplicativo de análise de links. Já a estratégia de RP digital permite que a assessoria crie conteúdos relevantes a ponto de os próprios jornais insiram o link no conteúdo.
Como a linkagem foi feita organicamente, os concorrentes não conseguem copiar a estratégia — e sua marca conquista uma posição de destaque.
Como o exemplo anterior mostrou, a RP digital foca principalmente na obtenção de backlinks para gerar visibilidade orgânica. Os próprios KPIs utilizados costumam estar relacionados à qualidade e eficiência da linkagem feita por outros sites.
O impacto no SEO é significativo, pois a visibilidade conquistada tende a envolver fontes mais relevantes. Estamos falando de autoridades no assunto — ou mesmo uma mídia especializada — referenciando sua empresa nos conteúdos desses veículos de comunicação.
Um dos motivos pelos quais cada vez mais empresas aproximam a assessoria de imprensa do marketing de conteúdo é o aumento da qualidade da sua estratégia de link building. Isso significa levar o SEO um passo além: além de atrair mais acessos, são pessoas com mais interesse naquilo que você tem a oferecer.
É comum identificar links que não atraem praticamente nenhum acesso. Nesse sentido, a função da RP digital é melhorar a estratégia para gerar mais retorno. Mesmo que um leitor não avance muito, ele agora reconhecerá sua marca.
Os dados mostram o impacto dessa medida. Segundo um estudo feito pela Moz, mais de 99% dos sites que ocupam o topo do Google têm ao menos um link externo.
Qualquer empresa é capaz de criar uma estratégia básica de SEO, link building e guest posts — tanto é que elas estão fazendo isso. Contudo, nem todas alcançam a divulgação espontânea, que fortalece (e muito) a figura de autoridade da sua marca no mercado. O ponto é que essa é justamente a especialidade da assessoria de imprensa.
Publicações de qualidade, sobretudo linkadas pela mídia especializada, são as melhores armas que você tem ao seu alcance. Vale destacar que isso traz ainda um engajamento maior nas redes sociais, já que o número de compartilhamentos tende a ser maior.
Para alcançar os bons resultados que a RP digital é capaz de oferecer, é fundamental aproximar a assessoria de imprensa da equipe de marketing. Como mostramos, a estratégia é uma via de mão dupla: as práticas para otimização de SEO ajudam a assessoria; por sua vez, ela traz impacta positivamente o marketing.
Por isso, o primeiro passo é alinhar as equipes em torno dos mesmos objetivos. Comece criando uma estratégia de comunicação unificada. Os profissionais das duas áreas devem entender melhor os objetivos compartilhados (gerais) e os específicos de cada equipe.
Somado a isso, o planejamento editorial deve ser feito em conjunto. Mesmo que cada equipe tenha seus conteúdos próprios, os materiais podem ser reaproveitados. No site da empresa, por exemplo, a assessoria pode exibir um clipping com as principais menções em outras mídias.
O marketing de conteúdo, por sua vez, usa essas menções como matéria-prima para fazer sua linkagem — ou mesmo para elaborar os briefings dos próximos conteúdos. Na prática, estamos falando de chegar ao público-alvo por meio de diferentes caminhos, posicionando melhor a marca e transmitindo seus valores.
Como você pôde ver, a assessoria de imprensa deve atuar cada vez mais alinhada ao marketing. Em tempos de transformação digital, essa prática ajuda sua empresa a se estabelecer como autoridade no mercado em que atua. Então, unifique sua estratégia de comunicação e melhore ainda mais sua estratégia de SEO!