O comportamento do consumidor mudou. Atualmente, com o advento da internet e da tecnologia mobile as pessoas estão cada vez mais ligadas e com isso surge a necessidade de as empresas também estarem. O método tradicional de publicidade nos media para atingir o maior número de pessoas ainda é possível mas pouco eficaz. Com a metodologia de inbound marketing é possível atingir o público-alvo com maior eficácia, e melhor: é possível fidelizar os clientes também!
Conforme já mencionamos no blog algumas vezes, o Inbound Marketing é uma metodologia que tem como objetivo trabalhar o relacionamento entre a empresa e seus clientes em potencial, ou seja, os consumidores que realmente têm interesse na solução oferecida pela empresa. Para atingir esse objetivo é possível utilizar ferramentas que analisam o comportamento dos utilizadores da internet e, com isso, elaborar uma buyer persona e a jornada de consumo específica.
Para chamar atenção dos consumidores a metodologia do Inbound Marketing propõe utilizar canais digitais como site, blog e redes sociais, utilizando o Marketing de Conteúdo para satisfazer as “dores” dos clientes e fidelizá-los.
Os benefícios alcançados através de um cliente fiel são vários. Mas, apenas para ilustrar, vamos elencar alguns:
Agora que já percebeu os benefícios da fidelização de clientes, que tal descobrir como fidelizá-los através do Inbound Marketing? Então, vamos lá!
A resposta é simples: através da parceria entre o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. Mas, iremos explicar mais a fundo.
Essa metodologia está intimamente ligada a um conjunto de ações que visam atrair, converter e gerar um relacionamento com o público. Nesse contexto, o marketing de conteúdo é fundamental pois um conteúdo rico e de qualidade é o combustível para atrair potenciais clientes. E o Inbound Marketing, por sua vez, tem a missão de distribuir conteúdo de qualidade conforme as necessidades das buyer personas e seu estágio na jornada do consumidor.
O Marketing de Conteúdo possibilita um maior envolvimento com a marca a um baixo custo, além do seu fortalecimento e da segmentação da audiência, facilitando que a sua estratégia de Inbound Marketing tenha sucesso. Desta forma a estratégia é mais assertiva, fornecendo conteúdo de qualidade e útil para os consumidores certos e mais propensos a escolher a solução da sua empresa.