Impulsionado pela transformação digital e a pandemia do coronavírus, os quais estão revolucionando hábitos e comportamentos no mundo todo, o setor de tecnologia da informação é um dos que mais se destacam. Nesse contexto em que cada vez mais empresas precisam de softwares, sistemas, aplicativos e outras soluções, na mesma medida em que a concorrência é alta, é fundamental que as companhias do setor invistam em soluções de comunicação corporativa como a assessoria de imprensa.
De modo geral, o objetivo da ferramenta é fazer com que as empresas conquistem espaço em matérias espontâneas nos mais diversos veículos de comunicação, a partir de um relacionamento assertivo com os jornalistas.
Os resultados são o fortalecimento de marca, a credibilidade e a transparência na relação com o público e a sociedade, o que se reflete em negócios a médio e longo prazos. Acompanhe o post e saiba por que a sua organização de TI deve adotar o serviço!
Atualmente, muito se fala na importância de ter uma presença digital de qualidade através de ferramentas de Marketing Digital, como o Marketing de Conteúdo. Diferente do Marketing tradicional, esse visa atrair potenciais clientes de uma empresa naturalmente, a partir e conteúdos relevantes oferecidos em blogs e redes sociais, por exemplo.
Apesar de ser um recurso imprescindível para se destacar em buscas online, o que também acaba sendo resultado do trabalho de uma assessoria de imprensa, trata-se de duas soluções bem distintas.
Enquanto a primeira consiste na produção de conteúdos relevantes criados pela própria empresa, seja internamente ou por parceiros terceirizados, o segundo possui como base a publicação e veiculação de notícias na mídia espontânea. Essas, por sua vez, são desenvolvidas por jornalistas que trabalham nas diversas redações.
Outra diferença importante é o objetivo. Enquanto o Marketing de Conteúdo visa aumentar o número de potenciais e atuais clientes, bem como direcioná-los pelas etapas da jornada de compra, a Assessoria de Imprensa visa fortalecer o nome de uma organização junto à opinião pública.
Para ficar mais claro, uma das funções de um assessor de imprensa, que normalmente é um jornalista ou relações públicas, é intermediar o diálogo entre a empresa e os jornalistas de mídias como jornais, revistas, sites e blogs, evitando ruídos de comunicação e promovendo o trânsito de informações para veículos.
Ou seja, são ferramentas distintas, mas que podem se complementar entre si. Inclusive, vale citar que a Assessoria de Imprensa também auxilia em um melhor rankeamento nos mecanismos de busca, como o Google, em função das publicações online.
Mais do que uma ferramenta para o fortalecimento de marca e otimização da credibilidade, a Assessoria de Imprensa se transforma na porta-voz de uma organização junto aos jornalistas dos mais diversos veículos de comunicação.
Isso porque, muitas vezes, os assessores são procurados para indicar entrevistados, enviar dados, entre outras solicitações da imprensa a respeito do cliente. Outros 7 benefícios para os negócios de TI são:
É fato que os negócios de TI precisam se comunicar com o seu público e o mercado, sejam eles B2B ou B2C. Além das estratégias de Marketing Digital e tradicional, investir na comunicação corporativa por meio da assessoria de imprensa ajuda a criar autoridade, o que se trata de diferencial competitivo importante.
Vale citar que, ao adotarem a ferramenta, além de promover a comunicação em massa com mídias relevantes, as empresas reduzem custos quando relacionado ao que seria investido em anúncios publicitários, já que as matérias jornalísticas não têm cunho comercial.
Por se tratar de um segmento em constante evolução, o qual traz novidades diariamente, há vários veículos de imprensa especializados em TI, bem como editorias de tecnologia na mídia geral. Alguns deles são UOL, Techtudo, IG Tecnologia, CIO, Computer World e Estadão Link.
Para ficar mais claro a atuação da Assessoria de Imprensa para TI, algumas ações realizadas são:
Por aí você pôde ter uma ideia do importante papel que uma Assessoria de Imprensa desempenha para uma empresa. No entanto, é fundamental contar com parceiros de qualidade.
A Assessoria de Imprensa é uma ferramenta que certamente ajuda em um bom posicionamento nos veículos de comunicação. Na mesma medida, é importante ressaltar que, pela área de TI envolver diversos aspectos técnicos e outras particularidades, é imprescindível que os assessores tenham conhecimento da área, pois é comum encontrar alguns desafios.
Isso se relaciona, por exemplo, à complexidade dos temas, às redações enxutas e falta de conhecimento das mídias do setor. Outro aspecto importante é que, além de escrever bons textos, o assessor deve conhecer a fundo a organização, os veículos e os jornalistas para saber quais temas são mais interessantes a serem trabalhados.
Ou seja, para tomar uma decisão assertiva, procure saber o histórico da agência ou profissional, de forma a verificar se eles têm experiência com tecnologia da informação. A partir daí, é possível usufruir de todas as vantagens trazidas pela estratégia.