As mudanças no mercado, promovidas por fatores como a transformação digital e a pandemia de coronavírus, têm impulsionado as empresas a investirem em tecnologia. Segundo dados da IDC, os investimentos em soluções tecnológicas devem crescer a uma taxa composta anual de 15,5% até 2023, o que equivale a um faturamento aproximado de UU$6,8 trilhões. Na mesma medida desses números promissores, é preciso se diferenciar da concorrência, a qual muitas vezes oferece soluções similares. Uma das ferramentas mais importantes nesse contexto é a identidade visual, capaz de tornar uma empresa única.
Para quem tem dúvidas sobre o termo, trata-se de um conjunto de símbolos e elementos construídos para representar uma organização, serviço ou produto. Isso inclui formas, fontes e cores que, integradas, criam um conceito exclusivo, diferenciando a marca. Na prática, são desenvolvidos logomarcas, slogans, manuais e outras peças que dão o tom de voz da empresa junto ao seu público.
Acompanhe o artigo e conheça a importância desse processo para o sucesso de uma empresa de tecnologia da informação.
Uma identidade visual adequada é capaz de transmitir uma imagem de confiabilidade, inovação e solidez, ajudando a despertar a atenção do público e estabelecer relações duradouras. Além de ajudar a destacar a organização dos concorrentes, esse processo também tem influência nos resultados.
Afinal, uma identidade desenvolvida por profissionais qualificados faz com que o negócio apareça e seja lembrado pelos clientes, o que auxilia diretamente no fortalecimento de marca. Vale frisar que, durante a construção do planejamento, é fundamental considerar aspectos como cultura organizacional, propósitos, público-alvo, objetivos, foco e missão.
Além disso, os materiais devem ser impactantes, criativos e diferentes, justamente para chamar a atenção de potenciais clientes e parceiros. A partir desse trabalho, a empresa pode se sobressair no meio de uma grande quantidade de marcas medianas ou ruins, o que a torna competitiva junto aos principais players do mercado. Veja algumas vantagens de uma boa identidade visual:
Entre os principais benefícios está a padronização na comunicação com o público e o mercado. Afinal, os projetos desenvolvidos pelos designers devem contemplar todos os meios de relacionamento da empresa, sejam no ambiente físico ou online. Consequentemente, onde quer que um potencial cliente tenha contato com o negócio, suas percepções serão as mesmas.
Se um potencial cliente se depara com uma identidade visual alinhada e unificada em diversos canais, começa a memorizar a marca. Desse modo, quando há um problema ou necessidade a ser resolvida, é provável que ele se lembre das soluções da empresa, pois é impactado por um design assertivo de forma constante.
Por mais que o core business da empresa seja ligado à tecnologia, certamente os clientes querem se relacionar com uma organização que cuida da própria imagem e tem o cuidado de oferecer percepções positivas. Para transmitir uma mensagem assertiva, alguns fatores a considerar são cores, imagens, traços e fontes que representam a filosofia e sincronizem o discurso com a imagem.
No caso de uma companhia de TI, ela pode utilizar elementos que transmitam a sensação de modernidade, inovação, credibilidade, segurança e eficiência, ao mesmo tempo em que a comunicação não é séria ou formal demais.
Outro ponto importante são os tipos de cores utilizadas na identidade visual, pois as mesmas possuem uma influência vital nos resultados e experiência do público. Nesse caso, a conhecida psicologia das cores pode ser aplicada. Para as empresas de tecnologia da informação, algumas das mais usadas são azul, laranja e cinza. Enquanto o laranja traz dinamismo e energia, o azul incentiva o otimismo e serenidade e o cinza é responsável pela solidez e profissionalismo.
Um dos pontos mais importantes para definir adequadamente a identidade visual de uma empresa é o público a que se quer atingir. Por isso, antes de começar a planejar o design, é fundamental ter o perfil do potencial cliente bem definido. Assim, os responsáveis podem utilizar as informações como um dos pilares no processo criativo.
Esses são apenas alguns dos diferenciais que podem ser alcançados a partir de um trabalho eficiente de design. Entretanto, é importante ressaltar que esse trabalho deve ser realizado por designers experientes. Caso contrário, o que poderia trazer excelentes resultados acaba afugentando o público.
O primeiro passo para a criação de uma identidade visual assertiva é fazer uma análise sobre os objetivos da empresa, cultura organizacional, propósitos, público-alvo, concorrência e mercado. Essa é a base para qualquer estratégia de qualidade. Outras dicas para iniciar o desenvolvimento ou modernizar a identidade da empresa são:
Outro ponto importante em relação à criação de uma identidade visual de sucesso é escolher um parceiro que ofereça serviços de qualidade, sejam profissionais internos ou agências.
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