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7 tipos de conteúdos digitais para investir em 2025

6 de fevereiro de 2025
Marketing de Conteúdo

conteúdos digitais
Quais conteúdos digitais mais convertem atualmente? Vem conferir nosso checklist!

O que vale a pena apostar em 2025 quando falamos de conteúdos digitais? Bom… esse tema tem ganhado cada vez mais força (e não é de hoje!).

Se você tem se perguntado o que exatamente são esses tais conteúdos digitais e como sua empresa pode aproveitá-los, chegou ao artigo certo.

Para facilitar sua vida, reunimos tudo o que você precisa saber: explicamos o conceito, listamos os principais formatos que vêm dominando o mercado e trouxemos dados, pesquisas e exemplos para você se inspirar.

Assim, você já começa o ano com o pé direito, com uma estratégia bem embasada e preparada para o sucesso.

Vamos começar?

O que são conteúdos digitais?

Conteúdos digitais são materiais produzidos e divulgados em plataformas online, com o objetivo de informar, engajar, educar ou entreter o público.

Eles podem ser consumidos em diferentes formatos e canais, desde blogs e redes sociais até plataformas de streaming de áudio e vídeo.

Em outras palavras: sabe aquele infográfico que você viu no LinkedIn? Ou o e-book que baixou depois de se cadastrar em um formulário? Ou ainda aquele podcast incrível que você escutou enquanto resolvia pendências do dia a dia? Tudo isso é exemplo de conteúdo digital.

Por que isso é tão importante em 2025? Simples: nossa rotina está cada vez mais online e a atenção das pessoas é um recurso escasso (e disputadíssimo).

O consumidor atual, hiperconectado, exige informação de qualidade e rapidez para consumir. E aí que sua empresa pode brilhar (ou sumir, se não investir).

Portanto, vamos aos principais formatos de conteúdos para você começar imediatamente a investir!

1. Artigos de blog

Se tem um formato clássico de conteúdos digitais – e atemporal – é o artigo de blog. Ele é a base de uma boa estratégia de SEO, ajudando a marca a aparecer quando alguém pesquisa no Google (ou no Bing, ou até nas buscas do TikTok…).

Por que apostar?

  • Ajuda a educar o mercado e construir autoridade;
  • Atrai tráfego orgânico e gera leads qualificados;
  • É um formato flexível: você pode abordar desde assuntos introdutórios até conteúdos mais avançados.

Segundo uma pesquisa do HubSpot, empresas com blogs atualizados têm 434% mais páginas indexadas no Google e 97% mais links de entrada em comparação com aquelas que não publicam blog posts.

Além disso, 67% dos cliques orgânicos vão para páginas que estão no TOP 5 da página do Google. Ou seja, produzir conteúdo de blog (com estratégia!) é uma forma orgânica de garantir mais acessos e, consequentemente, mais vendas.

Exemplo de sucesso

Uma das maiores empresas de TI do Brasil escolheu a OUTMarketing iniciar sua estratégia de conteúdo digital, e o resultado foi rápido: 20% dos conteúdos trabalhados em 3 meses alcançaram o Top 3 do Google e 70% das palavras-chave trabalhadas alcançaram o Top 10.

👉 Confira este case completo aqui!

2. Infográficos

Os infográficos são representações visuais que combinam dados, estatísticas e textos curtos. Este tipo de material ajuda muito a “digerir” informações complexas de forma rápida.

Por que apostar?

  • Alto potencial de compartilhamento (pessoas adoram algo visual e resumido);
  • Facilita a compreensão de dados ou processos mais complicados.

Dado rápido: de acordo com estudos do Content Marketing Institute, infográficos podem aumentar o tráfego em até 12% quando bem otimizados e distribuídos.

👉 Que tal um exemplo prático do que é um infográfico? Acesse aqui e entenda mais!

3. Vídeos

Seja em formatos curtos (como Reels, Shorts e TikTok) ou mais extensos (webinars, tutoriais e até lives), o fato é que o vídeo segue liderando os conteúdos digitais e, em 2025, deve consolidar ainda mais essa posição.

Não há dúvidas de que o público continua sedento por conteúdos audiovisuais, o que abre uma série de oportunidades para empresas de todos os portes e nichos.

Por que apostar?

  • Formato envolvente: une elementos visuais, sonoros e de narrativa.
  • Alto poder viral nas redes sociais, principalmente em plataformas como TikTok e Instagram.

Curiosidade

O YouTube permanece no top 3 dos sites mais acessados do mundo, comprovando a força do formato em diferentes gerações e públicos.

4. Podcasts

Os podcasts já viraram parte do dia a dia do brasileiro e alteraram nossa forma de consumir conteúdos digitais. Basta abrir qualquer app de música ou streaming para termos acesso a uma infinidade de programas.

Por que apostar?

  • Oferece comodidade: seu público pode ouvir no carro, na academia ou em qualquer lugar;
  • Permite construir relacionamento e proximidade com a audiência (é quase uma conversa íntima).

Dado rápido: de acordo com uma pesquisa da Globo, 49% dos ouvintes de podcasts no Brasil ouvem mais de uma hora de conteúdo por dia. Isso é retenção de atenção na veia!

👉 Se você procura um podcast que abrange Marketing e tudo que rodeia nosso universo, de neurociência até cacau (sim, cacau!), conheça o OUT Talks: um espaço para um debate saudável de ideias, com um novo convidado(a) a cada semana!

5. Checklists

Checklists podem ser uma lista organizada de passos, tarefas ou itens para execução de uma atividade. A ideia é ser um conteúdo super prático e objetivo!

Por que apostar?

  • Altamente compartilhável, pois resolve um problema de maneira rápida;
  • É um formato fácil de consumir e aplicar na prática.

Exemplo simples: um checklist que ensine passo a passo como modernizar e integrar os setores Marketing e Vendas, com a finalidade de aumentar a eficiência das áreas e elevar a geração de leads.

6. Newsletters

Newsletters são ótimas chances de empresas afirmarem sua presença digital de forma gratuita, interativa e fácil!

Além de aproximar a marca dos inscritos, criando um canal direto de comunicação, elas podem ser segmentadas para públicos específicos, garantindo que cada grupo receba mensagens adequadas ao seu perfil.

Por que apostar?

  • Aproxima a marca dos inscritos, criando um relacionamento mais profundo e fiel;
  • Segmentação de público: você escolhe quem recebe o quê, na hora certa;
  • Mantém sua base informada sobre novidades, lançamentos de produtos, eventos e conteúdos que você está produzindo.

Exemplo de caso de sucesso

👉Vericode: de 0 a 9.978 assinantes em 1 ano!

Com a ajuda da OUTMarketing Brasil, a Vericode ganhou visibilidade e melhorou seu posicionamento no mercado de TI ao investir em uma newsletter bem planejada e relevante para o público. Nesse período, a base de assinantes saltou de zero para quase dez mil!

O segredo? Conteúdo especializado e alinhado às necessidades da audiência, além de estratégias de segmentação e constância nos envios. Essa combinação possibilitou que a empresa tivesse mais autoridade no mercado e atraísse leads mais qualificados para seu negócio.

7. E-books

Se o artigo de blog é a ponta do iceberg, o e-book é a imersão completa (bem mais profunda). Ele entrega muito valor em forma de conteúdo rico.

Por que apostar?

  • Gera leads de forma consistente: as pessoas costumam baixar em troca de dados de contato;
  • Constrói confiança e autoridade sobre um tema específico.

👉 Aqui vai um e-book fresquinho para você entender tudo sobre RevOps – unindo marketing, vendas e operação para gerar mais receita.

Marketing de Conteúdo precisa ter estratégia!

Acertar na produção de conteúdo pode ser o fator decisivo para a sua empresa crescer (e não ficar para trás).

Então, se você quer traçar uma boa estratégia de conteúdos digitais em 2025, comece agora! E, se precisar de ajuda, conte com quem entende do assunto. Afinal, produzir por produzir é tiro no escuro; produzir com estratégia é garantir que o resultado seja certeiro.

👉 Gostou desse artigo? Então vale a pena conferir também as principais mudanças e tendências das redes sociais para 2025!

Assim, você se antecipa e se prepara para dominar as principais ferramentas e plataformas que já estão fazendo barulho (e trazendo resultados!) para empresas de todos os portes.

Bons conteúdos e boa sorte em suas estratégias digitais!

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