Uma estratégia que consiste em produzir e distribuir conteúdos de qualidade, sem falar diretamente dos seus produtos ou serviços, com o objetivo de ajudar o público-alvo da empresa e de tornar-se referência no seu mercado de atuação.
Essa é a premissa do Marketing de Conteúdo, uma estratégia de atração de clientes que tem ganhado espaço entre empresas de diversos segmentos. Os benefícios são muitos: aumentar o tráfego do site, educar o mercado, gerar Leads, fazer com que mais pessoas reconheçam sua marca (o chamado brand awareness) e, é claro, vender mais.
Quer saber mais sobre Marketing de Conteúdo e como adotá-lo na sua empresa em passos simples? Então leia este artigo até o final!
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de atração de clientes que consiste na criação de conteúdos de qualidade — pode ser um post de blog, um ebook, um vídeo, um podcast, dentre outros formatos — com o objetivo de atrair e educar o público-alvo da empresa.
Um dos pilares do Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo foca não em promover de maneira direta os produtos e serviços da empresa, mas sim em resolver as dores e necessidades do público-alvo de um negócio.
Essa estratégia surge em um contexto de mudanças no comportamento dos consumidores, o que ocorre principalmente pela popularização da internet.
Hoje, as pessoas não querem consumir propagandas de maneira passiva e interruptiva, o que ocorre quando assistimos a um programa de TV ou ouvimos uma rádio, por exemplo. Online, é possível ir atrás das informações que nos interessam, ignorando o que não queremos consumir.
Nesse contexto, o Marketing de Conteúdo se encaixa perfeitamente, pois traz informações relevantes para quem está pesquisando. O usuário é atraído pelos materiais de qualidade que você produz e acaba conhecendo a sua marca e confiando nela. Tudo é feito de maneira não invasiva para não repelir os seus clientes em potencial.
Então, você pode estar se perguntando: mas como isso acontece na prática? Agora que você já sabe o que é Marketing de Conteúdo, veja algumas dicas para implementar a estratégia de maneira bem-sucedida!
Ao contrário do que muitos podem pensar, fazer conteúdo não é só começar a escrever. Há muita estratégia por trás de um texto que dê resultados. Veja abaixo algumas dicas para dar os primeiro passos na sua estratégia de Marketing de Conteúdo, do planejamento à execução.
Uma boa estratégia de conteúdo começa com a definição de objetivos. Pergunte-se: qual o meu objetivo com os materiais que pretendo produzir? As respostas podem ser muitas: educar o mercado, gerar Leads, vender mais.
Com base nesse objetivo, será possível definir indicadores-chave, métricas que serão utilizadas para saber se a estratégia está ou não dando resultado.
Um exemplo para ilustrar: se o objetivo é educar o mercado, a empresa pode observar o número de visitantes do blog, o número de páginas visitadas por usuário e o número de pessoas que assinaram a newsletter para receber os conteúdos em primeira mão.
Personas são essenciais no Inbound Marketing, e no Marketing de Conteúdo não é diferente.
A persona é uma representação do seu cliente ideal, uma espécie de personagem criado com base nas características das pessoas que mais podem se beneficiar dos seus produtos ou serviços.
Bastante detalhada, a persona permite criar conteúdos focados nas necessidades do seu público, influenciando a linguagem, os temas e os formatos que você vai produzir.
O funil de vendas, que descreve todas as etapas do processo comercial, é outra ferramenta essencial para criar bons conteúdos.
Olhando para cada estágio do funil, é possível produzir conteúdos focados nos Leads que se encontram em cada estágio. Esses materiais vão dar apoio aos clientes em potencial, fazendo com que avancem mais rapidamente pelo funil.
Podemos dividir o funil de vendas em três etapas:
Há ainda uma quarta etapa, a do pós-venda. Nela é possível produzir materiais mesmo para quem já fechou negócio, focando em reter esses clientes.
Com a persona e o funil desenhados, é hora de entender quais canais fazem mais sentido para o seu público.
Em primeiro lugar, temos o blog. Ele é muito importante para qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo, porque permite que sua empresa seja encontrada no Google, por meio de textos otimizados para SEO.
Depois, há as redes sociais. Aqui, não se trata de investir na rede social que está na moda, mas de ir até os canais em que sua persona está presente.
A estratégia também deve incluir materiais ricos (ebooks, webinars, planilhas, ferramentas) que serão usados no site e no blog para conversão. E há ainda outros formatos, como vídeos e podcasts.
Lembre-se: o mais importante é sempre avaliar o que faz mais sentido para o seu público-alvo.
Depois que você produziu os conteúdos e colocou a estratégia para rodar, não se esqueça da análise de resultados, que, aliás, é um dos principais benefícios do marketing feito na internet. Ao contrário de uma propaganda feita em mídias tradicionais, no Marketing Digital tudo pode ser mensurado.
Aqui, é a hora de acompanhar as métricas que você definiu na primeira etapa. Como falamos, a escolha das métricas ideais varia conforme cada estratégia.
Como você pode ver, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia excelente para atrair tráfego, educar seu público, tornar-se referência no seu mercado de atuação, gerar Leads e vender mais. Com ele você se posiciona como autoridade, ganha relevância e coloca o seu produto ou serviço na mente do público, tudo de maneira não invasiva.
Se você ficou interessado em começar uma estratégia de Marketing de Conteúdo na sua empresa, saiba que uma boa ideia é contar com quem entende do assunto. No mercado, há agências especializadas em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, inclusive focadas em diferentes segmentos, que ajudam a sua empresa a implementar a estratégia em todas as etapas, com foco nos resultados que você deseja.
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