O LinkedIn tem mais de 380 milhões de membros em todo o mundo e é a rede social mais relevante para negócios B2B. No entanto, muitas empresas de TI ainda não conhecem o seu potencial e, por isso, não beneficiam de tudo o que o LinkedIn tem para oferecer!
Esta rede social pode ser uma grande aliada ao delinear uma estratégia de Inbound Marketing, principalmente se souber utilizar todos os recursos que a plataforma oferece.
Caso ainda não conheça bem a plataforma, saiba que esta é a terceira rede social mais popular entre os utilizadores da Internet. Segue-se ao Facebook e ao Twitter. Foca-se no segmento profissional e permite que os utilizadores se liguem a outras pessoas e com elas partilhem conteúdo. Tal como o Facebook, permite criar perfis pessoais, mas também páginas de empresas, sendo por isso uma excelente ferramenta de Marketing.
Não é segredo para ninguém que a sua empresa tem de estar na Internet. E parte da sua estratégia digital deve passar por uma presença no LinkedIn, dado que esta é uma rede social em pleno crescimento! Tenha em mente que a página da sua empresa deve ter todos os campos corretamente preenchidos (nome, descrição, grupos a que pertence, tipo de empresa, dimensão, website, setor, ano de fundação e contactos dos locais onde está presente), uma foto de capa (com 646 x 220px) e uma imagem de perfil com boa qualidade!
Uma das funcionalidades mais interessantes do LinkedIn é a possibilidade de criar Showcase Pages. Trata-se de páginas que se ramificam a partir da página de entrada, funcionando como extensões que promovem soluções específicas e segmentadas (pode criar até 10). Estas páginas promovem uma experiência mais personalizada e podem ser acompanhadas sem necessariamente seguir a página principal.
Não vale a pena criar uma página do LinkedIn para depois deixá-la sem atividade. Publique atualizações regulares para que os seguidores da sua página conheçam as iniciativas e atividades da sua empresa e acedam a informações relevantes para a sua atividade. Teve recentemente um evento? Publicou um artigo interessante? Tem um novo eBook para disponibilizar? Criou um vídeo de passo-a-passo sobre uma das soluções da sua empresa? Partilhe! Pode partilhar cada conteúdo com todos os seguidores da página ou definir uma audiência segmentada.
Atraia novos seguidores e aumente o alcance das suas atualizações através de posts patrocinados.
A Hubspot realizou um estudo que revela que a taxa de conversão do LinkedIn de visitante para lead é de 2,74% — três vezes maior do que a do Twitter e a do Facebook. Para utilizar o LinkedIn como gerador de leads, terá de definir uma estratégia de conteúdo na página principal, utilizar as Showcase Pages e não esquecer as call-to-actions que irão direcionar o utilizador para landing pages.