Boas práticas para a criação de Casos de Sucesso

Por outmarketing 6 anos atrásNenhum comentário
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Um caso de sucesso é tão simples como uma história que teve sucesso e final feliz e que serve de exemplo. No mercado de Tecnologia da Informação, onde existe muitas vezes complexidade associada ao serviço/solução implementada, apresenta-se como uma excelente ferramenta para demonstrar a sua aplicação prática, ou seja, como resolver dores comuns a vários tipos de empresas (que identificam com o problema). Transmite de forma clara os diferenciais da oferta, o seu valor para o negócio e as boas práticas de implementação, funcionando como cartão de visita para novos negócios.

Para que corresponda aos objetivos esperados, o Caso de Sucesso deve obedecer a uma determinada estrutura, normalmente dividida em três etapas:

DESAFIO: Introdução do problema – o cliente identificou a sua “dor” e necessita resolve-la.
  • Quais problemas o cliente tentava resolver quando decidiu seguir com um projeto desta natureza? Quais os desafios que enfrentava? Por que a sua necessidade? O que esteve na sua origem?
  • Que outra tecnologia, se alguma, estava sendo utilizada para resolver esses problemas? Por que teve que mudar?
  • Como surgiu a empresa fornecedora neste projeto? Por que a sua escolha de tal empresa?
SOLUÇÃO: Apresentação da solução – como a empresa resolveu o problema identificado.
  • Qual a solução implementada? Quais funcionalidades e vantagens?
  • Que outro software está sendo utilizado em conjunto com a solução do fornecedor?
  • Quantos clientes/usuários tem a solução?
  • Como ocorreu a implementação? Qual o tempo de duração? Quantas pessoas atingiu (internas e externas)? Qual o envolvimento da equipe interna do cliente ao longo do projeto (negócio e TI)?
  • Qual o papel do fornecedor durante o projeto? Que intervenção teve e tem tido nas várias fases?
RESULTADOS: Resolução do problema – Resultados obtidos, relacionando aspetos qualitativos a quantitativos. Benefícios concretos que o produto ou serviço trouxe à empresa, demonstrando como a TI está totalmente alinhada ao serviço do negócio.
  • Que benefícios específicos esta solução/produto traz ao cliente?
  • Quais os resultados mensuráveis (ROI) e não mensuráveis deste projeto?
  • Está satisfeito com o trabalho do fornecedor? Por que?
  • Key-numbers do projeto

As respostas a estas questões servirão como base para estruturar de forma prática e objetiva o texto, que também deverá incluir um título apelativo, um sumário executivodepoimentos,imagens/gráficos/arquitetura da solução, um parágrafo sobre o fornecedor e o cliente, contatos, umaárea destacada com os aspetos fundamentais do caso de sucesso para uma percepção imediata do seu valor (como indústria, solução, tecnologia e key numbers), e finalmente um call to action para direcionar para próximos passos. Claro que tudo isto deverá estar exposto num layout atrativo e bem organizado para facilitar e incitar a sua leitura.

 

Mas porque devem ser realizados casos de sucesso?

Credibilidade: não é a própria empresa a falar de si, da sua oferta e das suas competências, mas sim quem de fato utiliza a solução.

Utilidade/Aplicabilidade: outras empresas, de diversos setores, podem ver respondidos questões de problemas idênticos. A história de sucesso pode ser replicada/adaptada em outras empresas.

Realidade: os casos de sucesso fornecem uma perspectiva real da solução ou produto implementado. Tornam o projeto ‘palpável’.

Sucesso: este tipo de documento funciona como um ótimo complemento e uma valorização de outras ferramentas de comunicação existentes (por exemplo inserção do depoimento no folder institucional, inserção do resumo e key numbers nos datasheets sobre a solução implementada e descrição com link  em uma landing page). O Caso de Sucesso é uma ferramenta altamente convincente, pois apresenta boas práticas empresariais e como as empresas se tornam mais ágeis e eficientes através de uma determinada solução.

Versatilidade: os casos de sucesso podem ser entregues durante pessoalmente, divulgados e destacados no website, redes sociais, newsletters, campanhas de marketing, reuniões comerciais, eventos, e em formato de comunicado de imprensa ou press releases, gerando maior alcance e cobertura da informação.

Acima de tudo, um caso de sucesso permite divulgar realidades positivas que podem ser replicadas em outras empresas. É uma excelente forma de chegar a potenciais clientes.

 

Qual a sua experiência com esta ferramenta de comunicação? Tem sido útil? Utilizam outras abordagens? Todas as contribuiçoes são importantes!

 

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