Apenas uma semana após o lançamento do Windows 10, o motor de busca da Microsoft já «canta vitória» e antecipa uma subida de 10 a 15% no número de pesquisas efetuadas no Bing já a partir de setembro, divulgou o portal Search Engine Land. David Pann, general manager do Bing Ads, escreveu no blog do Bing Ads, esperar «um acréscimo de 10 a 15% no número de pesquisas, não só de novos, como de atuais utilizadores do Bing, que vão passar a utilizar o motor de busca com maior frequência». Para uma agência de Marketing que gosta de estar atualizada, esta poderá ser uma tendência a ter em conta nos próximos tempos.
Segundo o portal Search Engine Land, especializado em tecnologias de informação e inbound marketing, esta tendência pode estar diretamente ligada ao Windows 10 e às suas caraterísticas, uma vez que o novo sistema operativo da Microsoft transforma a pesquisa numa vertente muito mais integrada da experiência do utilizador, o que torna as pesquisas regulares no Bing mais intuitivas. Isto porque, naquele motor de busca, os utilizadores não têm de lançar qualquer aplicação ou browser para aceder ao Bing ou ao Cortana.
Basta, para tal, recorrer a uma barra de tarefas e escrever ou ditar as suas pesquisas. Qualquer agência de marketing deverá investigar este assunto, sobretudo porque estas pesquisas podem incluir anúncios pagos no Bing, quando for relevante.
A Microsoft substituiu o Internet Explorer pelo The Edge. Além disso, os utilizadores podem agora destacar o texto no browser e clicar no botão direito, selecionando o Cortana, para obter resultados do Bing numa barra lateral. Além de informação geral, imagens e um mapa com a localização, o Cortana ainda lista resultados relacionados com empresas da região, com funcionalidades «click-to-call», links com direções ou críticas do Yelp. Uma multiplicidade de funcionalidades que podem ser exploradas por uma agência de marketing eficaz.
É importante recordar também que a Microsoft lançou recentemente os Bing Native Ads, anúncios que podem aparecer ao longo do MSN.com e são geridos através do interface do Bing Ads.
Por outro lado, a app do Cortana para IOS e Android também pode utilizar o Bing para pesquisas. Expandir o Cortana para além dos Windows Phones também implica uma maior exposição para o Bing. O Cortana pode ainda permitir à Microsoft ter mais argumentos na rastreabilidade dos seus utilizadores nos dispositivos móveis, o que constitui uma boa ajuda para qualquer agência de Marketing.
O que importa reter e é importante para qualquer agência de marketing é que quanto mais os utilizadores do Windows 10 estiverem habituados a usar o Cortana nos seus PCs, mais probabilidade eles terão de instalar a aplicação nos seus smartphones. O Bing ganha utilizadores em toda a linha, portanto. Pelo menos, é o que os responsáveis da Microsoft preveem.
«À medida que os utilizadores vão utilizando mais o Windows 10 em tempo de férias, esperamos um crescimento continuado de tráfego no Bing nos próximos meses», revela David Pann no blog do Bing Ads.
[social_share style=”bar” align=”horizontal” heading_align=”inline” facebook=”1″ twitter=”1″ google_plus=”1″ linkedin=”1″ pinterest=”0″ /]