O Google Ads é uma ferramenta insubstituível para qualquer profissional do marketing digital. Originalmente concebida como Google Adwords, a plataforma se tornou referência para quem quer conquistar bons resultados e posicionar melhor sua marca. Mas, afinal, até que ponto você conhece a ferramenta e suas funcionalidades?
Do básico ao avançado, este conteúdo traz tudo o que você precisa saber sobre o Google Ads. Se quer entender como ele pode revolucionar a estratégia digital da sua empresa, essa leitura vai ajudar. Então, vamos lá!
O Google Ads é a plataforma de publicidade e anúncios do Google. Quando o assunto é marketing digital, a primeira coisa que qualquer empresa deve ter em mente é que essa ferramenta é um pilar fundamental da estratégia. Sua função é promover a divulgação de produtos e serviços na internet.
Seu funcionamento é bem simples e facilita a vida das empresas, mesmo pequenos e médios negócios (PMEs). O motivo é que o Google Ads conta com um mecanismo simples para criação dos anúncios, além de gerar um custo proporcional ao retorno.
Em outras palavras, você só paga quando as pessoas clicam nos seus links, acessam seu site por meio dos anúncios ou entrarem em contato com sua empresa. Somado a isso, algumas configurações fazem com que a publicidade seja mostrada para um público mais qualificado — ou seja, pessoas mais propensas a se interessarem pelo que você oferece.
Não é à toa que o Google Ads é a grande fonte de receita do Google: foram mais de 139 bilhões de dólares de receita apenas em 2019, o que representa mais de 70% da renda total da empresa. Isso mostra que o mercado já entendeu o potencial do marketing digital e do SEO para gerar negócios.
Para determinar a posição dos anúncios, o Google Ads faz uma análise bem simples. Quando pesquisamos algo no Google, alguns anúncios patrocinados são exibidos logo no topo da página. Comprar essas posições é algo que acontece por meio de uma espécie de leilão.
O ponto é que não se trata apenas de pagar mais pelo posicionamento. O Google valoriza a experiência do usuário, por isso considera outros fatores para eleger os anúncios destacados e a ordem na qual aparecem.
É aí que entra sua estratégia de SEO. Um dos fatores que o Google analisa é a classificação de anúncios (Ad Rank). As melhores posições costumam ser dadas a quem tem um lance máximo por clique (CPC) mais alto e uma boa nota no Índice de Qualidade.
Esse índice envolve, por exemplo, uma análise da qualidade das palavras-chave e landing pages usadas na sua conta, a taxa de cliques (CTR), a relevância dos conteúdos etc.
A criação de anúncios é simples e pode ser feita em poucos passos. O primeiro é criar uma conta no Google Ads e definir senha, as permissões de acesso e alguns detalhes sobre o faturamento. Você pode usar sua própria conta do Gmail para começar.
O segundo passo é ir ao Google Ads e clicar na aba “Campanhas”, localizada do lado esquerdo da tela. Depois, basta clicar no símbolo “+” e, depois, em “Nova campanha”. Veja que ainda não estamos falando objetivamente dos anúncios! Essa etapa serve para definir sua estratégia de forma mais ampla.
Feito isso, você verá uma série de opções para definir as características dos seus anúncios. Selecione as que mais combinam com os objetivos da sua empresa. Além disso, é possível configurar a campanha de acordo com a localidade, idioma, orçamento, metas, dispositivos etc.
Já no nível de anúncios, você pode criar conjuntos distintos dentro da mesma campanha. Você pode segmentar a publicidade por grupos de palavras-chave, por exemplo, para conquistar acessos em diferentes pesquisas. Clique na aba “Grupos de anúncios” e depois em “+ Grupo de anúncios”.
Agora você está na página de criação de anúncios propriamente dita. O Google está sempre aperfeiçoando as funcionalidades para permitir que os anunciantes sejam mais eficientes. Por isso, vale a pena ficar de olho nas novidades.
Uma das mais recentes é que podemos escolher variações de título para o mesmo anúncio. A vantagem é poder analisar qual deles é mais eficiente.
O Google é o maior mecanismo de pesquisa do mundo. Logo, estamos falando do ambiente digital com maior poder de geração de negócios para sua empresa. O marketing de conteúdo usa a plataforma como base da sua estratégia justamente pelo potencial que ela tem para atrair o público-alvo.
Com os anúncios veiculados em diferentes canais, você divulga seus produtos e serviços para diversos níveis de usuários — da pessoa que não conhece sua empresa até aquela que está buscando justamente aquilo que você vende. O mais interessante é que é você quem decide quem será o foco das campanhas.
Mas isso não é tudo. Veja outros grandes benefícios do Google Ads.
O Google Ads oferece uma ampla variedade de funcionalidades para você segmentar sua estratégia e atrair leads mais qualificados. Além do uso de palavras-chave, é possível configurar fatores como:
Como mencionamos, o Google está sempre aperfeiçoando a plataforma e adicionando novas funcionalidades. Então, é possível criar uma estratégia bem elaborada para atingir os objetivos específicos da sua empresa.
O retorno sobre o investimento pode ser analisado com precisão, graças ao grande conjunto de dados que o Google Ads exibe. São informações detalhadas para embasar toda a sua estratégia de acordo com indicadores como taxa de conversão, custo por clique médio (por palavra-chave) e quantidade de exibições do anúncio, por exemplo.
O Google Ads ajuda você a posicionar melhor a sua marca por um preço extremamente acessível. O mais interessante não é apenas o valor, mas a possibilidade de ajustá-lo à demanda da sua empresa. A campanha e os anúncios são feitos dentro do seu orçamento e com um bom nível de controle sobre o ROI.
Como você pôde ver, o Google Ads é crucial para qualquer organização (pública ou privada) que queira expor sua marca no ambiente digital. Nenhuma outra plataforma é tão poderosa e acessível. Então, coloque essa ferramenta para trabalhar a seu favor e conquiste resultados cada vez melhores para sua empresa!