Muitos dos tradicionais métodos de relações com a imprensa podem estar a perder eficácia com o aumento da influência das redes sociais e outros meios digitais. O surgimento de novas formas de contacto e influência podem levar, inclusive, a novas formas de comunicação com os media. Listamos em seguida 7 boas práticas que os profissionais de assessoria de imprensa podem integrar na sua rotina diária de relações com os jornalistas.
A comunicação via e-mail tornou-se a norma entre os profissionais de relações com os media. Uma excelente forma de influenciar os jornalistas é agendar um café, com 5 minutos de conversa. Conheça os jornalistas, não há nada como o contacto cara-a-cara.
Os melhores assessores de imprensa são os que pensam como os jornalistas. Pense se a informação que pretende divulgar é de facto noticiável. Muitas vezes, o que se pretende divulgar é informação banal, sem qualquer interesse jornalístico. Desvende o que é preciso acrescentar para transformar a informação que quer promover numa notícia.
Os jornalistas não gostam de receber e-mails com cinco páginas. Divulgar todos os pormenores de uma história não ajuda a que seja publicada, sobretudo porque um jornalista não lê mais do que os primeiros parágrafos. O e-mail deve ser uma forma de aguçar o apetite para o resto da notícia.
A necessidade de conteúdos é provavelmente o maior desafio atual da indústria de media, por isso, tem de pensar para além do texto. Ajudas visuais, como vídeos ou infografias são auxiliares importantes para «vender» uma história e fazer passar a mensagem.
Uma chamada em dia de fecho é algo que aborrece qualquer jornalista. Os responsáveis pelas relações com os media devem evitar ao máximo fazer chamadas nestes dias. Caso seja mesmo necessário, é importante perguntar se é uma boa altura para telefonar e avisar que vai ligar noutro dia, para não incomodar o jornalista.
Uma das piores coisas que um assessor de imprensa pode fazer é chamar um jornalista sem conhecer profundamente a história que pretende divulgar. Ensaie o que vai dizer antes de fazer qualquer contato com os media. mapas e ruas Preveja perguntas, planeie respostas e prepare-se para qualquer eventualidade.
Construir relações com os media dá trabalho. Não basta levar um jornalista a almoçar uma vez, trabalhar em conjunto numa peça e assumir que já são amigos. Faça follow-ups, pergunte onde vão, fale sobre interesses comuns e faça-os recordarem-se do seu nome.
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