OUTMarketing

Home » Assessoria de Imprensa » 7 conselhos para manter relações com os media saudáveis e duradouras

7 conselhos para manter relações com os media saudáveis e duradouras

15 de setembro de 2015
Assessoria de Imprensa , Sem categoria

Muitos dos tradicionais métodos de relações com a imprensa podem estar a perder eficácia com o aumento da influência das redes sociais e outros meios digitais. O surgimento de novas formas de contacto e influência podem levar, inclusive, a novas formas de comunicação com os media. Listamos em seguida 7 boas práticas que os profissionais de assessoria de imprensa podem integrar na sua rotina diária de relações com os jornalistas.

 

 

 

Boas práticas para profissionais de relações com a imprensa que querem manter o emprego

 

1. Saia do escritório!

A comunicação via e-mail tornou-se a norma entre os profissionais de relações com os media. Uma excelente forma de influenciar os jornalistas é agendar um café, com 5 minutos de conversa. Conheça os jornalistas, não há nada como o contacto cara-a-cara.

 

2. Pense como um jornalista

Os melhores assessores de imprensa são os que pensam como os jornalistas. Pense se a informação que pretende divulgar é de facto noticiável. Muitas vezes, o que se pretende divulgar é informação banal, sem qualquer interesse jornalístico. Desvende o que é preciso acrescentar para transformar a informação que quer promover numa notícia.

 

3. Seja prático e sucinto

Os jornalistas não gostam de receber e-mails com cinco páginas. Divulgar todos os pormenores de uma história não ajuda a que seja publicada, sobretudo porque um jornalista não lê mais do que os primeiros parágrafos. O e-mail deve ser uma forma de aguçar o apetite para o resto da notícia.

 

Respeitar os dias de fecho e criar relações de amizade ajuda a cativar os jornalistas

 

4. Pense nos conteúdos

A necessidade de conteúdos é provavelmente o maior desafio atual da indústria de media, por isso, tem de pensar para além do texto. Ajudas visuais, como vídeos ou infografias são auxiliares importantes para «vender» uma história e fazer passar a mensagem.

 

5. Respeite os dias de «fecho»

Uma chamada em dia de fecho é algo que aborrece qualquer jornalista. Os responsáveis pelas relações com os media devem evitar ao máximo fazer chamadas nestes dias. Caso seja mesmo necessário, é importante perguntar se é uma boa altura para telefonar e avisar que vai ligar noutro dia, para não incomodar o jornalista.

 

6. Conheça a história a fundo

Uma das piores coisas que um assessor de imprensa pode fazer é chamar um jornalista sem conhecer profundamente a história que pretende divulgar. Ensaie o que vai dizer antes de fazer qualquer contato com os media. mapas e ruas Preveja perguntas, planeie respostas e prepare-se para qualquer eventualidade.

 

7. «Alimente» as suas relações

Construir relações com os media dá trabalho. Não basta levar um jornalista a almoçar uma vez, trabalhar em conjunto numa peça e assumir que já são amigos. Faça follow-ups, pergunte onde vão, fale sobre interesses comuns e faça-os recordarem-se do seu nome.

 

Se as suas relações com os media estão um pouco arrefecidas, contacte-nos e melhore a imagem da sua empresa de TI.


[social_share style=”bar” align=”horizontal” heading_align=”inline” facebook=”1″ twitter=”1″ google_plus=”1″ linkedin=”1″ pinterest=”0″ /]

Veja também