As tecnologias, as ferramentas e os canais associados ao marketing têm evoluído muito nos últimos anos, mas os dados são claros e especialistas são unânimes: o email marketing continua a ser um dos mais eficientes para adquirir clientes, logo a seguir à pesquisa orgânica e muito acima das redes sociais.
Integradas numa estratégia de marketing digital, as campanhas de email marketing podem ser potenciadas seguindo estas 5 dicas:
Considere um plano específico para email marketing – Aposte numa base de dados qualificada e permissiva, segmente o target, identifique as áreas em que cada segmento está mais interessado e recetivo, planeie as campanhas para ir ao encontro dessas necessidades, defina um objetivo (o que pretende que o destinatário faça?), calendarize o envio, estabeleça metas de conversão, avalie e faça os ajustes necessários.
Não se esqueça do mobile – Adapte as suas campanhas de email marketing aos dispositivos móveis, sejam eles smartphones ou tablets. 47% dos emails são vistos em dispositivos mobile, segundo os últimos dados, e a tendência é esta percentagem aumentar. A maioria das plataformas de email existentes no mercado já faz este ajuste de forma automática – design responsive.
Preste atenção ao assunto da campanha de email marketing – O assunto da sua campanha de email marketing deve ser suficientemente atrativo para levar os destinatários a abrirem o email. O assunto funciona como o título de uma notícia. Se não for criativo o suficiente, a maioria das pessoas não abrirá o seu email. A primeira linha também aparece logo no preview, pelo que é o segundo elemento mais importante.
Utilize conteúdos visuais e call-to-actions no seu email – Imagens, gráficos, ilustrações, banners, botões call-to-action. Todos estes elementos acrescentam valor à campanha, encaminham o target rumo ao seu objetivo e levam-no a agir. Somos “visual thinkers” e os elementos visuais são mais persuasivos e apelativos (com conta, peso e medida, e equilíbrio texto/imagem – não esquecer de atribuir nomes “lógicos” às imagens e preencher o campo “alt” para, pelo menos, o destinatário saber o que deveria visualizar).
Associe as redes sociais à sua campanha de email – Aproveite as redes sociais para aumentar o alcance das suas campanhas de email marketing. Crie uma tab para subscrição, publique as campanhas e permita a sua partilha.
A automação assume um importante papel na estratégia de email marketing, pelo que deverá ser selecionada uma plataforma que permita a gestão dos contactos, a criação, o envio, a análise e a avaliação das campanhas. Sugerimos o português e-goi ou o americano mailchimp. Melhor ainda, e se possível, é optar por sistemas de “marketing automation”, em que a gestão de e-campanhas representa apenas uma pequena parte e está integrada com todas as outras áreas digitais (tratam o marketing de forma holística e potenciam os resultados), como é o caso do hubspot, pardot, eloqua ou marketo.
Noutros posts iremos debruçar-nos sobre cada uma das dicas referidas. O que acrescentaria?