Quando fundou seu escritório no Brasil, em 2011, o LinkedIn contava com 6 milhões de usuários no país. Em 2020, já são 43 milhões de brasileiros conectados à plataforma, o que nos coloca em quarto lugar no ranking das nações com mais inscritos, atrás somente de Estados Unidos, Índia e China.
Nesse meio tempo, tanto a rede social quanto os seus usuários amadureceram. Se, no início o LinkedIn era somente aquele site para publicar o currículo, hoje ele é um espaço usado para procurar e divulgar vagas, fazer networking e publicar conteúdo relevante — o que pode ser feito tanto por empresas quanto por profissionais que querem ter destaque em seus mercados de atuação.
A rede social, aliás, é uma ótima plataforma para fazer Marketing de Conteúdo. Prova disso é que já existem profissionais que são verdadeiros influenciadores de conteúdo no LinkedIn, fazendo publicações originais na rede, divulgando sua marca pessoal e ganhando visibilidade. Além disso, ao publicar conteúdo relevante na plataforma, você também pode chamar atenção para a sua empresa, ou para a empresa em que trabalha.
Se você também quer aproveitar todas as oportunidades de crescimento profissional que o LinkedIn pode trazer, leia este artigo e entenda como ser um influenciador de conteúdo na maior rede social corporativa do mundo!
Cada rede social tem suas especificidades, e no LinkedIn não é diferente. A plataforma é voltada para contatos profissionais.
Isso quer dizer que, de um lado, temos as empresas, que usam a rede social para recrutar colaboradores, fortalecer a marca empregadora e fazer outras publicações pertinentes em suas Company Pages. Do outro, temos profissionais em busca de vagas de emprego, networking e, cada vez mais, conteúdos que os ajudem a se desenvolver na carreira e a se informar sobre seus mercados de atuação.
Portanto, o foco não é saber as novidades da vida pessoal dos amigos ou buscar entretenimento, como acontece com outras redes sociais. Isso não quer dizer que as interações no LinkedIn precisem ser formais demais. Mas leve em conta que na rede social estão seus colegas de trabalho, ou pessoas com que você pode trabalhar no futuro.
Ter isso em mente é um primeiro passo para entregar conteúdos que façam a diferença na vida dos usuários da rede social. Mas, além disso, é bom saber como o LinkedIn funciona em termos de conteúdo, especificamente.
Para os usuários, a rede social oferece duas maneiras principais de fazer publicações.
Na imagem abaixo, você vê as duas opções. Ambos os formatos permitem incluir links, fotos e vídeos.
Pode parecer básico, mas é comum ver usuários no LinkedIn com um perfil sem foto ou outros detalhes, como os cargos que ocupam e as empresas em que trabalham.
Quando produz conteúdo, você tem a chance de divulgar a sua marca pessoal, ou a da sua empresa, certo? Então, o melhor é ter um perfil bem completo para que as pessoas que o visitam a partir dos seus conteúdos possam conhecer você e seu trabalho, concorda?
Por isso, antes de começar a escrever, reserve um tempo para preencher o seu perfil adequadamente. Inclua sua formação, suas experiências profissionais e conte brevemente sobre sua trajetória na seção “Sobre”. Ah, claro, não esqueça de colocar uma foto que transmita uma imagem profissional.
Ao visitar o seu próprio perfil, o LinkedIn mostra o que você pode preencher para torná-lo campeão. Essa é uma boa maneira de saber o que pode ser melhorado.
Se você já investe em Marketing de Conteúdo, sabe que todo material criado precisa ter uma estratégia. No LinkedIn, acontece da mesma forma.
Para começar, é preciso definir um objetivo com a sua produção de conteúdo na rede. Você quer aumentar o número de seguidores da sua Company Page no LinkedIn? Ou conseguir mais clientes?
Liste seus objetivos e procure entender se é possível alcançá-los por meio da produção de conteúdo na plataforma. Ter objetivos bem definidos é o primeiro passo para chegar até eles.
Agora que seu perfil está pronto, é hora de pensar no público-alvo que deseja atrair e nos temas que conversam com ele.
Por exemplo, um executivo que trabalha na área de inovação de uma grande empresa pode querer ser visto como referência no assunto, assim como divulgar a empresa em que trabalha como inovadora no seu mercado de atuação. Nesse caso, ele pode abordar iniciativas inovadoras, falar sobre os benefícios de implementar a inovação dentro de uma empresa tradicional e contar os desafios que superou.
Seu conteúdo não precisa ficar restrito ao texto. Fotos, vídeos, GIFs e até memes, dependendo do seu público, podem ajudar a enriquecer suas publicações.
Assim como em outros canais, como blog, é recomendado ter constância nas publicações. Por isso, defina uma frequência para postar. Pode ser uma vez por semana ou até por mês para começar, por exemplo. Mais do que publicar muitas vezes, o melhor é se comprometer a escrever de maneira frequente.
Se estiver sem algo relevante para publicar, não force a barra! Nesse caso, veja a nossa próxima dica.
Pode ser que, em alguns dias, você não saiba o que escrever. Nesses casos, pode contar com a curadoria de conteúdo.
Fazer curadoria consiste em selecionar os melhores conteúdos para a sua audiência. Se você costuma consumir podcasts, vídeos, textos, livros, filmes e outros materiais sobre a sua área de atuação, eles podem render publicações valiosas!
Assim, você poupa o tempo da sua audiência, que recebe conteúdos selecionados, e aproveita para se manter presente na timeline dela.
Essa dica está por último na lista, mas é uma das mais importantes. Por mais que o objetivo final seja tornar-se um influenciador de conteúdo no LinkedIn, lembre-se de que o objetivo da produção de conteúdo é sempre gerar valor para a sua audiência.
Sendo assim, não poste só para conseguir curtidas ou comentários. Faça publicações quando acreditar que trarão valor para os seus seguidores. Ensinar algo novo, compartilhar uma ideia inovadora, compartilhar uma experiência valiosa. Foque em gerar valor e você se tornará referência!
Ter uma estratégia de Marketing de Conteúdo, seja no LinkedIn, seja em outros canais, é uma maneira de ser visto como autoridade no seu segmento. Além disso, essa rede social voltada para profissionais é uma poderosa ferramenta de networking. Não desperdice as possibilidades que ela oferece! Que tal começar a publicar conteúdos relevantes no seu perfil também?