A capacidade de persuadir e convencer é historicamente uma das habilidades mais valiosas da humanidade. E este é exatamente o foco de copywriting: transformar palavras em ações, gerar interesse, engajamento e, voilà.. vendas.
Ok, mas o que significa essa palavra? Como fazer? E, mais importante, como essa técnica vai ajudar a rentabilizar sua escrita?
Vamos explorar tudo isso neste artigo, desde técnicas avançadas de copywriting focado em vendas, exemplos dos melhores anúncios e até como adaptar sua escrita para SEO. Boa leitura!
Copywriting é a prática de redação persuasiva com o objetivo de influenciar o leitor a tomar uma ação específica. Essa ação pode ser a compra de um produto, a assinatura de uma newsletter, o download de um material ou qualquer outra conversão desejada.
O copywriter, por meio de técnicas aprimoradas, combina criatividade, técnicas de psicologia e estratégia para criar mensagens que ressoam com o seu público-alvo.
Diferente da redação tradicional, o copywriting não se limita a informar: a ideia é buscar ativar emoções e gatilhos mentais para guiar o leitor a uma decisão.
Um exemplo clássico é o uso de frases como “Descubra como perder 5kg em 2 semanas sem dietas restritivas”, que combina curiosidade e promessa de benefício.
Basicamente, toda a estrutura do marketing é interligada às técnicas de copywriting. Desde as propagandas antigas de TV, onde tudo se resumia à imagem, mas o texto narrado já precisava ser estratégico.
No rádio, a voz marcante do locutor era o diferencial das propagandas narradas, mas o texto lido precisava ser estratégico de forma a ativar o subconsciente do público.
Jornais também buscavam elaborar manchetes chamativas que cativassem a atenção do público, utilizando-se dos gatilhos mentais que a copywriting busca trabalhar.
Hoje, com a banalização das mídias digitais, a atenção do consumidor é um recurso cada vez mais raro. A crise de concentração é real!
Segundo um estudo da Nielsen Norman Group, os usuários gastam de 2 a 8 segundos em uma página antes de decidir se permanecem ou saem.
Portanto, o copywriting atual precisa ser ainda mais estratégico e adaptativo ao meio digital.
Saber quem é seu público, o tom e o modo de falar, impactar e criar conexão por trás de histórias são as principais técnicas de copywriting. Vamos detalhar cada uma delas:
O copywriting é, por definição, um conteúdo direcionado. Para evitar textos genéricos que não engajam ninguém, é preciso mapear e conhecer profundamente seu público.
Por que isso importa? Um texto relevante e educativo só surge quando você sabe exatamente com quem está falando e o que essa pessoa precisa.
E a melhor forma de mapear isso é criando suas personas, que são representações semificcionais do seu cliente ideal. Esses perfis são construídos com base em dados reais, como:
Com uma persona bem definida, você consegue produzir textos que falam diretamente com o leitor, aumentando suas chances de o persuadir.
A forma como você se comunica é tão importante quanto o que você diz. O tom e a linguagem devem assertivos ao perfil da persona e ao objetivo do texto.
Exemplo prático:
Se sua persona é um executivo ocupado, use uma linguagem direta e focada em benefícios. Em vez de textos longos e rebuscados, priorize frases como:
“Reduza custos operacionais em 30% com nossa solução de automação.”
Dica: copywriting não é para ser um anúncio descarado, mas um conteúdo que educa e mostra ao leitor que sua marca tem a solução para o problema dele. Tenha em mente que os melhores copywriters integram elementos visuais ao contexto da sua escrita, não considerando somente o poder das palavras, mas da simbologia como um todo.
Pesquisas e estatísticas são aliadas que ajudam a construir credibilidade e convencer o leitor. Os números sempre trazem clareza e comprovam que determinado produto tem qualidade e prova social – isso quando são embasados.
Exemplo: “Empresas que usam nossa plataforma aumentaram as vendas em 70% no último ano.”
Mas, cuidado: busque evitar frases vagas como “de acordo com pesquisas” e frases do tipo. Sempre cite fontes confiáveis e inclua links de referência para sua fonte de informação.
Histórias sempre serão mais lembradas do que dados isolados porque conectam com a audiência, mas, quando aliados, formam uma dupla ainda mais memorável. A estrutura clássica do storytelling em copywriting envolve alguns fatores:
Casos como o da Apple (“Think Different”) e da Nike (“Just Do It”) mostram como narrativas transformam produtos em símbolos de identidade em meio a sociedade.
Gatilhos mentais são técnicas psicológicas que influenciam decisões e ajudam a despertar emoções e impulsionar ações.
Ferramenta | Função | Exemplo de uso |
SEMrush | Pesquisa de palavras-chave | Identificar termos com alto volume de busca |
Copy.ai | Geração de ideias via IA | Criar variações de headlines em segundos |
Unbounce | Criação de landing pages | Testar diferentes CTAs em páginas de destino |
Grammarly | Revisão gramatical e de tom | Ajustar o texto para um tom mais informal |
Copywriting sempre precisou passar pelas transformações provocadas pelo tempo e a tecnologia, desde os tempos dos jornais, rádios ou simples anúncios em portas de comércios.
Hoje, o meio prevalecente é o digital e o SEO é o grande portal orgânico para impulsionar seus conteúdos nos principais mecanismos de busca da internet. Mas existem algumas regras a serem seguidas!
A estrutura técnica de SEO é o esqueleto do texto, responsável por garantir que a mensagem seja encontrada, lida e compreendida. Ignorar esse pilar é como construir uma casa sem alicerce.
O primeiro passo é a escolha de palavras-chaves a serem trabalhas. O foco não deve ser apenas trabalhar termos populares, mas alinhar o conteúdo exatamente às intenções de busca do público.
O Google, principal mecanismo de busca da internet, utiliza-se de algoritmos e padrões de ranqueamento que avaliam a qualidade do conteúdo, mas que também levam em conta a adequação a certas técnicas de SEO.
Uma marca de suplementos, por exemplo, pode trabalhar a palavra “whey protein” inserida em um contexto de ganho de massa muscular. O objetivo aqui é criar um conteúdo qualificado e adequado às técnicas de SEO para trazer um bom posicionamento na SERP.
Isso tudo de forma orgânica, trazendo tráfego qualificado, visto que 68% das experiências online começam através dos mecanismos de busca (BrightEdge).
Títulos e subtítulos do seu texto ou página devem ser bem definidos e estruturados, pois facilitam a leitura dinâmica, um fator primordial para retenção do leitor.
Além disso, a utilização estratégica e inteligente da palavra-chave trabalhada em títulos e subtítulos também auxilia a ter uma boa avaliação dos parâmetros de ranqueamento e qualidade do Google.
Também, inserir palavras-chave no texto é importante, mas sem exageros. O Google penaliza o “keyword stuffing” (uso excessivo de termos). Mantenha frases e parágrafos curtos (máximo de 3-4 linhas) para melhorar a experiência do usuário.
Links ajudam o Google a entender o contexto do seu conteúdo além de passar autoridade. Busque sempre conectar seu texto a outras páginas do seu site, mas com moderação; a prática excessiva de backlinks também gera punição por parte do Google e prejudica muito a reputação de um site!
Exemplo: “Quer saber mais sobre SEO? Confira nosso guia completo de otimização para mecanismos de busca.”
Já os links externos servem para validar informações e aumentar a credibilidade.
A área de copywriting foi, assim como diversas outras áreas do marketing, transformada profundamente pelo boom da inteligência artificial. Se antes os instrumentos dos escritores eram papel e caneta – ou no máximo o teclado e o word – hoje o chat gpt parece ter assumido a função dos itens de outrora.
Como tudo na vida, há o saldo geral do que podemos chamar de uso responsável. Ao menos 2 anos após o uso da inteligência artificial generativa ser amplamente empregada por basicamente todo marketeiro, uma onda de conteúdos genéricos varre as redes diariamente.
Para aqueles que conseguem dosar a produtividade que a IA proporciona com sua destreza em comunicar-se, o resultado é promissor.
Se quiser usar a IA em suas copies, você precisará saber transmitir seus desejos e trejeitos para que a IA generativa te compreenda e entregue o que você idealizou, do contrário, a tendência é bater cabeça e terminar achando que a IA não é lá aquelas coisas.
O copywriter moderno precisa ter a habilidade inata de se comunicar e isso é um fator que possibilita a construção de prompts que dão resultado. Hoje, já é nítido que aqueles que não conseguiram integrar suas qualidades de escrita com o uso de IA, acabam ficando um passo atrás em termos de produtividade.
Você viu que copywriting é muito mais do que uma técnica de redação; é uma estratégia poderosa para conectar-se de fato com o público, construir relacionamentos e, talvez o mais importante, aumentar vendas.
Dominar essa habilidade exige prática, estudo e uma boa dose de criatividade, mas os resultados valem o esforço.
Seja você um empreendedor, um profissional de marketing ou alguém que deseja melhorar suas habilidades de comunicação, investir em copywriting é um passo importante para alcançar o sucesso.
Lembre-se: as palavras têm o poder de inspirar, convencer e transformar. Use-as com sabedoria e veja seus negócios decolarem.
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