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Copywriting: o que é e como transformar palavras em vendas?

13 de fevereiro de 2025
Marketing de Conteúdo

copywriting
Tudo sobre copywriting em um só artigo: principais técnicas, ferramentas e como adaptar sua escrita para SEO. Boa leitura!

A capacidade de persuadir e convencer é historicamente uma das habilidades mais valiosas da humanidade. E este é exatamente o foco de copywriting: transformar palavras em ações, gerar interesse, engajamento e, voilà.. vendas.

Ok, mas o que significa essa palavra? Como fazer? E, mais importante, como essa técnica vai ajudar a rentabilizar sua escrita?

Vamos explorar tudo isso neste artigo, desde técnicas avançadas de copywriting focado em vendas, exemplos dos melhores anúncios e até como adaptar sua escrita para SEO. Boa leitura!

O que é copywriting?

Copywriting é a prática de redação persuasiva com o objetivo de influenciar o leitor a tomar uma ação específica. Essa ação pode ser a compra de um produto, a assinatura de uma newsletter, o download de um material ou qualquer outra conversão desejada.

O copywriter, por meio de técnicas aprimoradas, combina criatividade, técnicas de psicologia e estratégia para criar mensagens que ressoam com o seu público-alvo.

Diferente da redação tradicional, o copywriting não se limita a informar: a ideia é buscar ativar emoções e gatilhos mentais para guiar o leitor a uma decisão.

Um exemplo clássico é o uso de frases como “Descubra como perder 5kg em 2 semanas sem dietas restritivas”, que combina curiosidade e promessa de benefício.

Por que o copywriting é a base das vendas?

Basicamente, toda a estrutura do marketing é interligada às técnicas de copywriting. Desde as propagandas antigas de TV, onde tudo se resumia à imagem, mas o texto narrado já precisava ser estratégico.

No rádio, a voz marcante do locutor era o diferencial das propagandas narradas, mas o texto lido precisava ser estratégico de forma a ativar o subconsciente do público.

Jornais também buscavam elaborar manchetes chamativas que cativassem a atenção do público, utilizando-se dos gatilhos mentais que a copywriting busca trabalhar.

Hoje, com a banalização das mídias digitais, a atenção do consumidor é um recurso cada vez mais raro. A crise de concentração é real!

Segundo um estudo da Nielsen Norman Group, os usuários gastam de 2 a 8 segundos em uma página antes de decidir se permanecem ou saem.

Portanto, o copywriting atual precisa ser ainda mais estratégico e adaptativo ao meio digital.

Quais são as principais técnicas de copywriting?

Saber quem é seu público, o tom e o modo de falar, impactar e criar conexão por trás de histórias são as principais técnicas de copywriting. Vamos detalhar cada uma delas:

1. Entender seu público-alvo

O copywriting é, por definição, um conteúdo direcionado. Para evitar textos genéricos que não engajam ninguém, é preciso mapear e conhecer profundamente seu público.

Por que isso importa? Um texto relevante e educativo só surge quando você sabe exatamente com quem está falando e o que essa pessoa precisa.

E a melhor forma de mapear isso é criando suas personas, que são representações semificcionais do seu cliente ideal. Esses perfis são construídos com base em dados reais, como:

  • Gênero, idade e profissão;
  • Dados sociodemográficos (renda, localização);
  • Interesses, desafios e objetivos.

Com uma persona bem definida, você consegue produzir textos que falam diretamente com o leitor, aumentando suas chances de o persuadir.

2. Definir o tom e a linguagem certos

A forma como você se comunica é tão importante quanto o que você diz. O tom e a linguagem devem assertivos ao perfil da persona e ao objetivo do texto.

Exemplo prático:
Se sua persona é um executivo ocupado, use uma linguagem direta e focada em benefícios. Em vez de textos longos e rebuscados, priorize frases como:
“Reduza custos operacionais em 30% com nossa solução de automação.”

Dica: copywriting não é para ser um anúncio descarado, mas um conteúdo que educa e mostra ao leitor que sua marca tem a solução para o problema dele. Tenha em mente que os melhores copywriters integram elementos visuais ao contexto da sua escrita, não considerando somente o poder das palavras, mas da simbologia como um todo.

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3. Usar fontes credíveis e embasadas

Pesquisas e estatísticas são aliadas que ajudam a construir credibilidade e convencer o leitor. Os números sempre trazem clareza e comprovam que determinado produto tem qualidade e prova social – isso quando são embasados.

Exemplo: “Empresas que usam nossa plataforma aumentaram as vendas em 70% no último ano.”

Mas, cuidado: busque evitar frases vagas como “de acordo com pesquisas” e frases do tipo. Sempre cite fontes confiáveis e inclua links de referência para sua fonte de informação.

4. Storytelling

Histórias sempre serão mais lembradas do que dados isolados porque conectam com a audiência, mas, quando aliados, formam uma dupla ainda mais memorável. A estrutura clássica do storytelling em copywriting envolve alguns fatores:

  1. Problema: identificar uma dor real, como “Você já perdeu um cliente por esquecer de enviar uma proposta?”.
  2. Agitação: ampliar o impacto emocional: “Isso não só reduz suas vendas, mas mancha sua reputação no mercado”.
  3. Solução: posicionar o produto como herói: “Nosso software envia lembretes automáticos para nenhum lead escapar”.
  4. Benefício emocional: apelar para desejos profundos: “Durma tranquilo sabendo que seu pipeline está seguro”.

Casos como o da Apple (“Think Different”) e da Nike (“Just Do It”) mostram como narrativas transformam produtos em símbolos de identidade em meio a sociedade. 

5. Gatilhos mentais

Gatilhos mentais são técnicas psicológicas que influenciam decisões e ajudam a despertar emoções e impulsionar ações.

  • Reciprocidade: ofereça algo de valor antes de pedir. Exemplo: “Baixe nosso e-book gratuito e descubra como aumentar suas vendas.”
  • Prova social: mostre que outras pessoas já usaram e aprovaram. Exemplo: “Mais de 10.000 clientes satisfeitos.”
  • Escassez: crie urgência. Exemplo: “Últimas 5 vagas disponíveis.”
  • Urgência: Incentive a ação imediata. Exemplo: “Promoção válida apenas até amanhã.”
  • Autoridade: use referências de especialistas. Exemplo: “Método recomendado por economistas do MIT.”

Ferramentas para copywriters


Ferramenta

Função


Exemplo de uso

SEMrush

Pesquisa de palavras-chave


Identificar termos com alto volume de busca


Copy.ai


Geração de ideias via IA

Criar variações de headlines em segundos


Unbounce


Criação de landing pages

Testar diferentes CTAs em páginas de destino


Grammarly


Revisão gramatical e de tom

Ajustar o texto para um tom mais informal

Como adaptar copywriting para SEO?

Copywriting sempre precisou passar pelas transformações provocadas pelo tempo e a tecnologia, desde os tempos dos jornais, rádios ou simples anúncios em portas de comércios.

Hoje, o meio prevalecente é o digital e o SEO é o grande portal orgânico para impulsionar seus conteúdos nos principais mecanismos de busca da internet. Mas existem algumas regras a serem seguidas!

Estrutura técnica

A estrutura técnica de SEO é o esqueleto do texto, responsável por garantir que a mensagem seja encontradalida e compreendida. Ignorar esse pilar é como construir uma casa sem alicerce.

O primeiro passo é a escolha de palavras-chaves a serem trabalhas. O foco não deve ser apenas trabalhar termos populares, mas alinhar o conteúdo exatamente às intenções de busca do público.

O Google, principal mecanismo de busca da internet, utiliza-se de algoritmos e padrões de ranqueamento que avaliam a qualidade do conteúdo, mas que também levam em conta a adequação a certas técnicas de SEO.

Uma marca de suplementos, por exemplo, pode trabalhar a palavra “whey protein” inserida em um contexto de ganho de massa muscular. O objetivo aqui é criar um conteúdo qualificado e adequado às técnicas de SEO para trazer um bom posicionamento na SERP.

Isso tudo de forma orgânica, trazendo tráfego qualificado, visto que 68% das experiências online começam através dos mecanismos de busca (BrightEdge).

Hierarquia clara

Títulos e subtítulos do seu texto ou página devem ser bem definidos e estruturados, pois facilitam a leitura dinâmica, um fator primordial para retenção do leitor.

Além disso, a utilização estratégica e inteligente da palavra-chave trabalhada em títulos e subtítulos também auxilia a ter uma boa avaliação dos parâmetros de ranqueamento e qualidade do Google.

Também, inserir palavras-chave no texto é importante, mas sem exageros. O Google penaliza o “keyword stuffing” (uso excessivo de termos). Mantenha frases e parágrafos curtos (máximo de 3-4 linhas) para melhorar a experiência do usuário.

Links internos e externos

Links ajudam o Google a entender o contexto do seu conteúdo além de passar autoridade. Busque sempre conectar seu texto a outras páginas do seu site, mas com moderação; a prática excessiva de backlinks também gera punição por parte do Google e prejudica muito a reputação de um site!

Exemplo: “Quer saber mais sobre SEO? Confira nosso guia completo de otimização para mecanismos de busca.”

Já os links externos servem para validar informações e aumentar a credibilidade.

Inteligência artificial e copywriting

A área de copywriting foi, assim como diversas outras áreas do marketing, transformada profundamente pelo boom da inteligência artificial. Se antes os instrumentos dos escritores eram papel e caneta – ou no máximo o teclado e o word – hoje o chat gpt parece ter assumido a função dos itens de outrora.

Como tudo na vida, há o saldo geral do que podemos chamar de uso responsável. Ao menos 2 anos após o uso da inteligência artificial generativa ser amplamente empregada por basicamente todo marketeiro, uma onda de conteúdos genéricos varre as redes diariamente.

Para aqueles que conseguem dosar a produtividade que a IA proporciona com sua destreza em comunicar-se, o resultado é promissor.

Se quiser usar a IA em suas copies, você precisará saber transmitir seus desejos e trejeitos para que a IA generativa te compreenda e entregue o que você idealizou, do contrário, a tendência é bater cabeça e terminar achando que a IA não é lá aquelas coisas.

O copywriter moderno precisa ter a habilidade inata de se comunicar e isso é um fator que possibilita a construção de prompts que dão resultado. Hoje, já é nítido que aqueles que não conseguiram integrar suas qualidades de escrita com o uso de IA, acabam ficando um passo atrás em termos de produtividade.

A ciência por trás das palavras que vendem

Você viu que copywriting é muito mais do que uma técnica de redação; é uma estratégia poderosa para conectar-se de fato com o público, construir relacionamentos e, talvez o mais importante, aumentar vendas.

Dominar essa habilidade exige prática, estudo e uma boa dose de criatividade, mas os resultados valem o esforço.

Seja você um empreendedor, um profissional de marketing ou alguém que deseja melhorar suas habilidades de comunicação, investir em copywriting é um passo importante para alcançar o sucesso.

Lembre-se: as palavras têm o poder de inspirar, convencer e transformar. Use-as com sabedoria e veja seus negócios decolarem.

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