OUTMarketing

Cloudster, empresa de Cloud Computing, parceira AWS, alavanca seus resultados com estratégias de Marketing Digital

Ações integradas de marketing e vendas tiveram como objetivo aumentar o posicionamento digital da Cloudster e gerar vendas por meio de ações de inbound marketing.

SOBRE A CLOUDSTER

A Cloudster é uma empresa de tecnologia parceira da AWS, que apoia seus clientes no processo de transformação digital com migração para nuvem e otimização de infraestrutura. A empresa já é uma referência no mercado de Cloud Computing e oferece a seus clientes inovação, agilidade, economia de custos e aumento de eficiência operacional. 

Com a altíssima qualidade de entrega dos serviços de tecnologia, a Cloudster sempre obteve novos clientes e novas vendas por meio de indicação de outros clientes que estavam satisfeitos com o serviço prestado, por meio de oportunidades enviadas pela AWS e por programa de parcerias com outras empresas de tecnologia. 

Hoje a Cloudster é reconhecida pela AWS como um dos principais parceiros de serviços.  

OS DESAFIOS

A Cloudster não possuía uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida, o website não era otimizado com foco em conversão e SEO (Search Engine Optimization), não havia uma estratégia de funil de marketing para atrair, converter e relacionar com potenciais e novos leads. A estratégia de anúncios pagos era feita somente no Google Ads mas não havia um plano de ação para nutrição dos leads que chegavam.  

O departamento de marketing não utilizava tecnologias para relacionamento com os prospects e clientes, não havia uma estratégia de inbound marketing implementada e as redes sociais não eram ativas. O processo de pós-venda não era estruturado pensando em ações de cross e upsell e não havia uma clara e documentada descrição de personas, MQL (Marketing Qualified Leads) e ICP (Ideal Customer Profile). 

A Cloudster começou a perceber que a falta de uma estratégia digital e uma efetiva integração entre as áreas de marketing e vendas estava gerando um entrave no crescimento dos negócios. A origem dos clientes sempre foi baseada em indicações, e isso impactava negativamente no crescimento, pois sempre dependia de terceiros. Diante de todos esses problemas, a organização buscou por uma agência de Marketing especializada no segmento de TI.   

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Novos usuários acessando o site
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Mais conversões
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Crescimento de visualizações em páginas do site
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Visitas no site

A SOLUÇÃO

Com o início do projeto, a OUTMarketing desenvolveu o planejamento de marketing com o entendimento das soluções ofertadas pela Cloudster, definição de personas, ICP e MQL, entendimento da jornada de compra do potencial comprador das soluções e criação de um plano editorial com foco em produção de conteúdo direcionado para a estratégia de inbound marketing, considerando conteúdo de topo, meio e fundo de funil. Uma análise do website para otimizações e melhorias para conversão e SEO também foi realizada.  

A transformação digital no departamento de marketing foi iniciada com a contratação e configuração de tecnologias para o departamento de marketing, começando com o RD Station Marketing, tecnologia para a estratégia de inbound marketing, que foi automaticamente integrada com o Pipedrive, atual CRM do cliente, com o Google Analytics e com o servidor de e-mails, além do RD Station, houve a contratação do MLabs, tecnologia para a gestão das redes sociais do cliente (LinkedIn, Instagram e Facebook). 

Após a fase de planejamento e integração de tecnologias, foram iniciadas as atividades de implementação do projeto. O RD Station Marketing foi configurado e com isso criado o lead scoring, lead tracking, automação de marketing (fluxos de automação), landing pages, formulários de conversão, de acordo com o ICP e o MQL definidos na fase de planejamento do projeto, criação de pop-ups no website para aumentar as chances de conversão e disparo de e-mails com base em uma estratégia de nutrição e relacionamento com leads.  

O website foi otimizado para atrair novas oportunidades de negócios. As campanhas de Google Ads e landing pages foram revistas e atualizadas com novas estratégias de fluxos automatizados para facilitar a comunicação com os leads gerados após uma conversão. A produção de conteúdo foi iniciada com criação de artigos de topo de funil, já que o cliente não possuía uma estratégia de marketing de conteúdo e blog e havia a necessidade de iniciar um processo de atração de mais visitantes para o website. 

OS RESULTADOS ALCANÇADOS

Diante de todas as estratégias de marketing aplicadas, os resultados surgiram já no início da fase de implementação do projeto. O funil de marketing do cliente, em 12 meses, gerou 39.261 visitas, 1.058 conversões de leads, 39 novas oportunidades de negócios e 3 vendas. Números expressivos por ser uma empresa que atua no B2B, com vendas complexas, ticket médio alto e por nunca ter utilizado nenhuma estratégia de marketing digital. 

A estratégia de marketing digital implementada trouxe uma diversificação dos canais de origem de atração de novos acessos ao website e consequentemente de novos leads para a Cloudster.  

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Visitas geradas através de rede de display
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Visitas através de mídia paga
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Em queda de rejeição
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Oportunidades geradas
  • Em rede de display a estratégia gerou 19.889 visitas, mídia paga propiciou 8.222 visitas, 288 conversões em formulários e 31 oportunidades comerciais. 
  • Tráfego Direto gerou 7.099 visitas, 30 conversões de leads, 1 oportunidade e 1 venda. 
  • Busca Orgânica ocasionou 2.631 visitas, 18 conversões, 3 oportunidades de negócio e 2 vendas. Houve um aumento considerável dos acessos orgânicos, comparado com o ano anterior. 
  • Aumento de 130% nos acessos do website, sendo que o pico aconteceu em maio de 2022, quando bateu 149,57%. 

No período de 1 de agosto de 2021 a 31 de julho de 2022, de acordo com relatórios e análises extraídas do Google Analytics, houve um aumento de 314,90% de novos usuários acessando o website; aumento de 342,67% de sessões visitadas; aumento de 7,43% no número de sessões visitadas por usuário; aumento de 370,41% nas visualizações de página e queda da taxa de rejeição de (-)97,57%. 

Em relação aos canais de aquisição, também de acordo com o Analytics, os números foram positivos. Em Display: aumento de 1.396,84%; Paid Search: aumento de 92,73%; Direct: aumento de 427,23; Organic Search: aumento de 75,31%; Social: aumento de 225%; Referral: aumento de 57,66%; Outros canais: aumento de 100%; E-mail: aumento de 7.000%. 

No tocante aos acessos do blog, no período de 01 de agosto de 2021 a 31 de julho de 2022, quando comparado com 01 de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021, houve, de acordo com os dados do Google Analytics, aumento de 2.801,61% em relação a visualização de páginas e redução de 81,95% na taxa de rejeição.   

Enfim, são números que proporcionam orgulho, resultados e demonstram crescimento da empresa como especialista em soluções Cloud AWS. Com isso, podemos perceber que o trabalho desenvolvido pela OUTMarketing, agência de Marketing especializada em TI, impulsionou o iniciou da transformação digital no departamento de marketing e vendas da Cloudster, fortalecendo a presença digital, a autoridade no mercado de atuação e consequentemente, novos leads, oportunidades e vendas. Os resultados gerados já estão trazendo novos frutos e novos projetos para evoluir cada vez mais a estratégia digital do cliente, em parceria com a OUTMarketing.  

ANÁLISES DA RD STATION
E GOOGLE ANALYTICS

Flavia Medina Coordenadora de projetos da OutMarketing

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