OUTMarketing

Cloudster, empresa de Cloud Computing, parceira AWS, alavanca seus resultados com estratégias de Marketing Digital

Ações integradas de marketing e vendas tiveram como objetivo aumentar o posicionamento digital da Cloudster e gerar vendas por meio de ações de inbound marketing.

SOBRE A CLOUDSTER

A Cloudster é uma empresa de tecnologia parceira da AWS, que apoia seus clientes no processo de transformação digital com migração para nuvem e otimização de infraestrutura. A empresa já é uma referência no mercado de Cloud Computing e oferece a seus clientes inovação, agilidade, economia de custos e aumento de eficiência operacional. 

Com a altíssima qualidade de entrega dos serviços de tecnologia, a Cloudster sempre obteve novos clientes e novas vendas por meio de indicação de outros clientes que estavam satisfeitos com o serviço prestado, por meio de oportunidades enviadas pela AWS e por programa de parcerias com outras empresas de tecnologia. 

Hoje a Cloudster é reconhecida pela AWS como um dos principais parceiros de serviços.  

OS DESAFIOS

A Cloudster não possuía uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida, o website não era otimizado com foco em conversão e SEO (Search Engine Optimization), não havia uma estratégia de funil de marketing para atrair, converter e relacionar com potenciais e novos leads. A estratégia de anúncios pagos era feita somente no Google Ads mas não havia um plano de ação para nutrição dos leads que chegavam.  

O departamento de marketing não utilizava tecnologias para relacionamento com os prospects e clientes, não havia uma estratégia de inbound marketing implementada e as redes sociais não eram ativas. O processo de pós-venda não era estruturado pensando em ações de cross e upsell e não havia uma clara e documentada descrição de personas, MQL (Marketing Qualified Leads) e ICP (Ideal Customer Profile). 

A Cloudster começou a perceber que a falta de uma estratégia digital e uma efetiva integração entre as áreas de marketing e vendas estava gerando um entrave no crescimento dos negócios. A origem dos clientes sempre foi baseada em indicações, e isso impactava negativamente no crescimento, pois sempre dependia de terceiros. Diante de todos esses problemas, a organização buscou por uma agência de Marketing especializada no segmento de TI.   

Novos usuários acessando o site
0 %
Mais conversões
0
Crescimento de visualizações em páginas do site
0 %
Visitas no site
0

A SOLUÇÃO

Com o início do projeto, a OUTMarketing desenvolveu o planejamento de marketing com o entendimento das soluções ofertadas pela Cloudster, definição de personas, ICP e MQL, entendimento da jornada de compra do potencial comprador das soluções e criação de um plano editorial com foco em produção de conteúdo direcionado para a estratégia de inbound marketing, considerando conteúdo de topo, meio e fundo de funil. Uma análise do website para otimizações e melhorias para conversão e SEO também foi realizada.  

A transformação digital no departamento de marketing foi iniciada com a contratação e configuração de tecnologias para o departamento de marketing, começando com o RD Station Marketing, tecnologia para a estratégia de inbound marketing, que foi automaticamente integrada com o Pipedrive, atual CRM do cliente, com o Google Analytics e com o servidor de e-mails, além do RD Station, houve a contratação do MLabs, tecnologia para a gestão das redes sociais do cliente (LinkedIn, Instagram e Facebook). 

Após a fase de planejamento e integração de tecnologias, foram iniciadas as atividades de implementação do projeto. O RD Station Marketing foi configurado e com isso criado o lead scoring, lead tracking, automação de marketing (fluxos de automação), landing pages, formulários de conversão, de acordo com o ICP e o MQL definidos na fase de planejamento do projeto, criação de pop-ups no website para aumentar as chances de conversão e disparo de e-mails com base em uma estratégia de nutrição e relacionamento com leads.  

O website foi otimizado para atrair novas oportunidades de negócios. As campanhas de Google Ads e landing pages foram revistas e atualizadas com novas estratégias de fluxos automatizados para facilitar a comunicação com os leads gerados após uma conversão. A produção de conteúdo foi iniciada com criação de artigos de topo de funil, já que o cliente não possuía uma estratégia de marketing de conteúdo e blog e havia a necessidade de iniciar um processo de atração de mais visitantes para o website. 

OS RESULTADOS ALCANÇADOS

Diante de todas as estratégias de marketing aplicadas, os resultados surgiram já no início da fase de implementação do projeto. O funil de marketing do cliente, em 12 meses, gerou 39.261 visitas, 1.058 conversões de leads, 39 novas oportunidades de negócios e 3 vendas. Números expressivos por ser uma empresa que atua no B2B, com vendas complexas, ticket médio alto e por nunca ter utilizado nenhuma estratégia de marketing digital. 

A estratégia de marketing digital implementada trouxe uma diversificação dos canais de origem de atração de novos acessos ao website e consequentemente de novos leads para a Cloudster.  

Visitas geradas através de rede de display
0
Visitas através de mídia paga
0
Em queda de rejeição
0 %
Oportunidades geradas
0
  • Em rede de display a estratégia gerou 19.889 visitas, mídia paga propiciou 8.222 visitas, 288 conversões em formulários e 31 oportunidades comerciais. 
  • Tráfego Direto gerou 7.099 visitas, 30 conversões de leads, 1 oportunidade e 1 venda. 
  • Busca Orgânica ocasionou 2.631 visitas, 18 conversões, 3 oportunidades de negócio e 2 vendas. Houve um aumento considerável dos acessos orgânicos, comparado com o ano anterior. 
  • Aumento de 130% nos acessos do website, sendo que o pico aconteceu em maio de 2022, quando bateu 149,57%. 

No período de 1 de agosto de 2021 a 31 de julho de 2022, de acordo com relatórios e análises extraídas do Google Analytics, houve um aumento de 314,90% de novos usuários acessando o website; aumento de 342,67% de sessões visitadas; aumento de 7,43% no número de sessões visitadas por usuário; aumento de 370,41% nas visualizações de página e queda da taxa de rejeição de (-)97,57%. 

Em relação aos canais de aquisição, também de acordo com o Analytics, os números foram positivos. Em Display: aumento de 1.396,84%; Paid Search: aumento de 92,73%; Direct: aumento de 427,23; Organic Search: aumento de 75,31%; Social: aumento de 225%; Referral: aumento de 57,66%; Outros canais: aumento de 100%; E-mail: aumento de 7.000%. 

No tocante aos acessos do blog, no período de 01 de agosto de 2021 a 31 de julho de 2022, quando comparado com 01 de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021, houve, de acordo com os dados do Google Analytics, aumento de 2.801,61% em relação a visualização de páginas e redução de 81,95% na taxa de rejeição.   

Enfim, são números que proporcionam orgulho, resultados e demonstram crescimento da empresa como especialista em soluções Cloud AWS. Com isso, podemos perceber que o trabalho desenvolvido pela OUTMarketing, agência de Marketing especializada em TI, impulsionou o iniciou da transformação digital no departamento de marketing e vendas da Cloudster, fortalecendo a presença digital, a autoridade no mercado de atuação e consequentemente, novos leads, oportunidades e vendas. Os resultados gerados já estão trazendo novos frutos e novos projetos para evoluir cada vez mais a estratégia digital do cliente, em parceria com a OUTMarketing.  

ANÁLISES DA RD STATION
E GOOGLE ANALYTICS

Flavia Medina Coordenadora de projetos da OutMarketing

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged.

    Seja também um caso de sucesso! Fale com um de nossos especialistas.