OUTMarketing

Como o Inbound Marketing está ajudando um Data Center a levar mais empresas para a Nuvem

A Ascenty, um dos unicórnios brasileiros, está construindo uma máquina de crescimento de geração de leads e vendas.
0 %
dos conteúdos no Top 3 do Google em 3 meses
0 %
das palavras-chave trabalhadas no Top 10 do Google

SOBRE A Ascenty

O empreendedor americano Chris Torto é um verdadeiro caçador de novos negócios de sucesso. Após abrir duas empresas nos Estados Unidos e fundar a Vivax no Brasil (que foi vendida para a Net em 2007 por R$ 1,3 bilhão), em 2010 percebeu no segmento de Data Centers uma oportunidade de criar um negócio bilionário, e assim nasceu a Ascenty.

A Ascenty foi fundada com o objetivo de oferecer infraestrutura de Data Center e Conectividade no mercado brasileiro fora do eixo Rio-São Paulo e desenvolver o mercado na América Latina. Atualmente a empresa conta com 26 Data Centers no Brasil e 3 Data Centers no Chile, 3 Data Centers no México e 2 Data Centers Colombia. A empresa recebeu investimentos na operação e atualmente é um dos poucos Unicórnios existentes no Brasil.

OS DESAFIOS

A Ascenty, apesar de ser a maior empresa em infraestrutura de Data
Centers da América Latina, possuía uma equipe de marketing reduzida e com poucos recursos para gerir ações de Inbound Marketing por conta própria. Por causa desse cenário a companhia fazia apenas o básico na área de marketing digital, sem traçar metas de crescimento ou metas de oportunidades geradas pelo setor, por exemplo.

A empresa contou com os serviços de uma agência de marketing digital no passado e enfrentou algumas dificuldades.

Como o antigo parceiro não era especializado no segmento de Tecnologia da Informação, a equipe da Ascenty perdia muito tempo para explicar alguns termos técnicos e revisar conteúdos, prejudicando assim a produtividade de sua equipe e agilidade nas ações de marketing digital.

A Ascenty já possuía algumas ferramentas para apoiar nas estratégias de marketing digital, como era o caso do RD Station | Marketing, mas muitas vezes ficavam subutilizadas pois não havia equipe especializada e nem um parceiro focado em apoiar na utilização efetiva. Por ser uma empresa focada em vendas B2B o cenário também não era o mais fácil para o desenvolvimento dos projetos de marketing digital, pois o conhecimento do comportamento do mercado era essencial para gerar resultados positivos.

A solução

Para atingir os resultados esperados e evoluir na estratégia de marketing digital, a Ascenty escolheu a OUTMarketing como parceira por vários motivos, como a experiência comprovada em Tecnologia
da Informação e B2B, o formato de trabalho com foco em gerenciamento de projetos, processos e metodologias de trabalho, a proatividade da equipe desde o primeiro contato comercial e a possibilidade de expandir o departamento de marketing com uma equipe especializada e experiente.

O início do projeto foi feito com o setup das ferramentas e planejamento com Kickoff, criação de personas, análise SWOT, definição de ICP, definição de MQL, SAL e SQL, análise do website com foco em SEO e definição do plano editorial para produção de conteúdo. Nessa fase também já foram iniciadas as integrações entre a área de marketing e vendas. Após a finalização da etapa inicial de planejamento, a implementação do projeto foi iniciada com a produção dos materiais e conteúdos especializados em tecnologia e direcionados para as personas, criação dos fluxos de automação, landing pages, e-mail marketing, otimização do website, gestão das redes sociais e criação de anúncios no Google Ads e LinkedIn Ads.

A integração do RD Station | Marketing com o CRM Sales Force também foi essencial para iniciar o acompanhamento das atividades de marketing e vendas.

Atualmente a integração entre as ferramentas facilita o envio de oportunidades diretamente para o CRM e o time de marketing consegue analisar no próprio CRM o andamento das oportunidades geradas, mantendo o acompanhamento das métricas em dia. Foi criada uma planilha, que é gerenciada pela Ascenty e OUTMarketing, para um acompanhamento bem detalhado e próximo do andamento das oportunidades geradas via Inbound Marketing. Além da integração com o CRM, o RD Station | Marketing está sendo essencial na estratégia pois é na plataforma que está sendo organizado e estruturado todo o processo de captação de leads, criação de landing pages, definição de lead scoring, lead tracking, criação de fluxos de automação e análise de resultados.

Jéssica Braga Gerente de Marketing da Ascenty

"A OUTMarketing ser uma agência especializada em tecnologia foi um divisor de águas na hora da decisão. Conhecer o negócio ajuda muito a nossa equipe, pois parte do trabalho de explicar os termos não é necessária. Para uma equipe enxuta, isso significa mais produtividade. Além disso, desde o primeiro contato a equipe mostrou um ótimo atendimento e organização nos processos de trabalho. E esse é o jeito que gostamos de trabalhar."

    Os resultados alcançados

    Após a estratégia de Marketing Digital ser implementada pela OUTMarketing, os resultados começaram a surgir. A Ascenty passou a receber mais visitantes em seu website e blog, gerar mais oportunidades de negócios e consequentemente gerar mais vendas. No comparativo abaixo, podemos analisar os resultados da Ascenty ano a ano, comparando Agosto de 2018 (quando a OUTMarketing ainda não operava a estratégia no cliente) e Agosto de 2019 (quando a OUTMarketing já está operando a estratégia com o RD Station | Marketing).

    Ao analisar a tabela a seguir, podemos perceber um crescimento considerável no número de visitantes, leads e oportunidades gerados por meio da estratégia de inbound marketing e marketing de conteúdo.

    Em Agosto de 2018 a Ascenty não possuia uma estratégia de marketing focada em resultados, já em Agosto de 2019, as ações estão sendo trabalhadas pela OUTMarketing com foco em marketing de resultados.

    O funil de vendas em Agosto de 2018:

    Fonte: RD Station Marketing da Ascenty

    O funil de vendas em Agosto de 2019:

    Fonte: RD Station Marketing da Ascenty

    Ao analisar as oportunidades que tiveram origem por ações de marketing digital em 2019, executadas em parceria entre a Ascenty e a OUTMarketing, foram geradas 114 novas oportunidades de negócios. Em 2018, antes da estratégia com a OUTMarketing nenhuma oportunidade havia sido gerada.

    Das oportunidades geradas, 38% vieram de fluxos de automação criados no RD Station Marketing, o que é relevante por se tratar de uma estratégia de marketing B2B com foco em vendas complexas de Tecnologia. Campanhas de e-mail pontuais foram criadas com o objetivo de trabalhar a atração de oportunidades de fundo de funil. Essas ações se mostraram efetivas e contribuíram com 24% das oportunidades geradas. Nas redes sociais o foco de trabalho tem sido o LinkedIn, já que se trata de uma estratégia de marketing B2B e as personas da Ascenty estarem ativas na rede. Em 2019 tivemos um aumento de 24% no número de seguidores na página do LinkedIn. A estratégia de otimização do website, com base no SEO, a inserção de artigos no blog e inclusão de materiais ricos, ajudou a aumentar os acessos de visitantes (novos e recorrentes) o que tem sido efetivo para reforçar o posicionamento da Ascenty no mercado de Data Center e para ajudar na criação da autoridade.

    A integração entre marketing e vendas também foi otimizada e atualmente a equipe comercial da Ascenty está mais engajada e
    interessada nas campanhas de marketing, pois já perceberam (por provas concretas de oportunidades geradas) que o marketing está focado em gerar oportunidades para o time de vendas. Até o momento, foram efetivadas 3 vendas que tiveram origem na estratégia de marketing digital realizada na parceria entre a OUTMarketing e a Ascenty, o que gerou um ROI de 198%. Do total de oportunidades geradas até o momento e que ainda estão em negociação, caso todas sejam convertidas em vendas, o ROI do cliente será de aproximadamente 6.400%.

    + 0 %
    de ROI das ações de Inbound Marketing
    + 0 %
    de crescimento no Linkedin
    + 0
    oportunidades para o time comercial
    + 0
    Datacenters
    Jéssica Braga Gerente de Marketing da Ascenty

    "Estamos estruturando campanhas sólidas e estratégicas para posicionar ainda mais a Ascenty no mercado de Data Center, o objetivo, com os resultados tão expressivos, é expandir a atuação no marketing digital em parceria com a OUTMarketing e RD, pensando em novas formas de atração de leads e oportunidades e diversificando as formas de produção de conteúdo."

      0
      Visitas geradas através de rede de display
      0
      Visitas através de mídia paga
      0 %
      Em queda de rejeição
      0
      Oportunidades geradas

      ANÁLISES DA RD STATION
      E GOOGLE ANALYTICS

      Flavia Medina Coordenadora de projetos da OutMarketing

      Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged.

        Seja também um caso de sucesso! Fale com um de nossos especialistas.