OUTMarketing

Com a estruturação de uma estratégia digital a Iamit tem aumentos positivos nos números relacionados a marketing e vendas.

Ações integradas de marketing e vendas tiveram como objetivo aumentar o posicionamento digital da Iamit e gerar vendas por meio de ações de inbound marketing.

SOBRE A Iamit

A história da iamit se iniciou em 1999. Fundada naquele ano, ainda com o nome de mcpbrasil, a empresa começou como o primeiro portal com recursos e conteúdo em português voltado para profissionais de tecnologia interessados em certificações Microsoft, algo bem raro na época.

Em pouco tempo, o número de usuários do portal ultrapassou 30 mil. Por causa desse sucesso, começaram as primeiras demandas em consultoria. Assim, em 2005, a mcpbrasil iniciou de maneira oficial as suas atividades de Consultoria em Infraestrutura e Desenvolvimento de Software, especializada em Soluções e Tecnologia Microsoft. A empresa também se tornou Gold Partner Microsoft, conquistando todas as competências necessárias.

Já em 2007, a mcpbrasil passou a concentrar os seus esforços em ambientes de gerenciamento de infraestrutura. Em pouco mais de dois anos, tornou-se referência nacional na implantação de tecnologias relacionadas a gerenciamento de configurações, service desk, servidores e serviços de virtualização.

Em 2018, com reconhecimento de muitos anos de experiência e evolução de Know-how em TI, a mcbrasil renasceu com uma nova marca e um novo nome: iamit. Atualmente, a iamit é referência na implantação de produtos para gestão de ativos e datacenter e oferece uma gama de serviços de gestão de TI, que vão desde o suporte service desk, até o monitoramento, suporte e manutenção de ambientes de missão crítica.

OS DESAFIOS

A iamit é uma referência em implantação de soluções de tecnologia para a gestão de ativos e Data Center e oferece uma vasta gama de serviços de gestão de TI, incluindo o suporte Service Desk, monitoramento e manutenção de ambientes de missão crítica de TI.

No início de 2019, a iamit desejava aumentar a sua presença digital, divulgar a evolução de seus serviços e soluções de tecnologia no mercado brasileiro, melhorar a comunicação com os leads e com seus clientes e ganhar notoriedade no meio digital para gerar mais oportunidades de negócios para o time comercial.

As redes sociais precisavam se tornar uma fonte de comunicação com os potenciais leads e atuais clientes e precisavam se tornar uma fonte de atração de negócios e posicionamento da empresa.

A estratégia de Google Ads, com foco em atração de novos leads não estava ativada, o que dificultava a atração de novos contatos para a empresa.

O website da empresa estava desatualizado e precisava ser atualizado com otimi-zação do conteúdo e do design e com a implementação de estratégias e ações de SEO (Search Engine Optimization). O Blog também era uma frente de comunicação que estava parada e precisava ser reativada.

A iamit não possuía uma estratégia de marketing de conteúdo estruturada com o objetivo de atrair novos leads e criar autoridade da empresa.

Os leads que eventualmente entravam em contato com a empresa não passavam por nenhuma qualificação de perfil e depois do contato inicial não recebiam novas comunicações da iamit.

Novos usuários acessando o site
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Mais conversões
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A SOLUÇÃO

Por possuir uma equipe de marketing reduzida, a empresa optou em encontrar um parceiro para apoiar na gestão da área de marketing que fosse especializado no segmento TI. Como já havia trabalhado com a OUTMarketing no passado e já conhecia o nível de entrega e de serviço, optou por assinar um novo contrato, desta vez com foco em estratégias de Marketing Digital.

A decisão por retomar os serviços foi baseada em diversos motivos, incluindo a expertise de toda a equipe da OUTMarketing Brasil em Marketing e Vendas para empresas de Tecnologia da Informação, os processos bem definidos e organizados que são adotados pela empresa, as tecnologias utilizadas para a gestão das atividades de marketing, a metodologia de trabalho ágil, o foco no gerenciamento de projetos e a estruturação de Squads para o atendimento ao cliente.

Após conversar com o time comercial da OUTMarketing e desenhar um plano de marketing personalizado de acordo com as necessidades da iamit, ficou definido que a estratégia de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo seriam as soluções ideais para a iamit iniciar um processo de posicionamento de marca e geração de leads para área comercial.

COMO O PROJETO FOI REALIZADO

O início do projeto da iamit com a OUTMarketing foi marcado pelo planejamento das ações de marketing. Foram realizadas reuniões de trabalho entre a equipe das duas empresas para criação do Kickoff, definição de personas, análise SWOT, ICP (Ideal Customer Profile), MQL (Marketing Qualified Lead), SAL (Sales Accepted Lead) e SQL (Sales Qualified Lead).

Após a definição do público e posicionamento da iamit, a OUTMarketing iniciou a produção do plano editorial, com o objetivo de entender os conteúdos que deveriam ser produzidos, de acordo com cada persona e considerando sempre a jornada de compra.

A OUTMarketing Brasil, ainda no processo de planejamento de marketing, fez uma análise do website da iamit com o objetivo de entender como estavam as estratégias de SEO.

Inicialmente, ainda durante o período de planejamento, foi implementado o PAR (Projeto de Aceleração de Resultados), com o objetivo de entregar bons resultados logo nos primeiros 60 dias de parceria com uma estratégia alinhada de Inbound Marketing.

Neste primeiro momento, durante o PAR, a estratégia foi executada com e-mails, landing pages de conversão e redes sociais e todos os esforços foram focados em três pilares principais:

  • Aumentar a autoridade da marca;
  • Aumentar o reconhecimento da marca nos meios digitais;
  • Testar a qualidade do mailing.

Após a implantação do PAR, a OUTMarketing Brasil passou a implementar e gerenciar novas campanhas de Inbound Marketing que tinham o objetivo principal educar as personas e fazer com que elas passassem pelas etapas do funil de marketing e se tornassem uma oportunidade de negócio para o time comercial da iamit.

Nesse sentido, a implementação do RD Station foi essencial para organizar todo esse processo de captação de leads, bem como centralizar as informações do funil de marketing, com foco em atrair visitantes para o website e blog, converter os visitantes em leads qualificados, relacionar com os leads por meio de automação de marketing e gerar oportunidades para o time de vendas, sempre monitorando os resultados.

Em paralelo às ações de Inbound Marketing também foram desenvolvidas campanhas de marketing mensais com foco em lançamento de E-books, desta maneira os esforços se concentraram em aumentar o tráfego no website da iamit, aumentar a autoridade da marca e iniciar a atração de novos leads.

Com os lançamentos do E-books, a OUTMarketing Brasil também trabalhou no desenvolvimento e lançamento de Casos de Sucesso de clientes da iamit, que além de ser mais uma estratégia de conteúdo muito relevante para empresas de tecnologia, também são essenciais para auxiliar o time comercial no fechamento de novos negócios.

Outra estratégia colocada em prática foi a publicação periódica e constante de artigos no blog da iamit. Por sua vez, essa estratégia tem o objetivo de aumentar a atração de visitantes orgânicos através da estratégia de SEO (Search Engine Optimization).

Ainda em relação ao SEO, o conteúdo do website também foi alterado. Dessa maneira, a OUTMarketing Brasil desenhou uma nova estrutura de menu e todo o conteúdo de 15 páginas foi otimizado de acordo com as melhores práticas.

Vale citar que o acompanhamento do projeto e da parceria é realizado por meio de reuniões quinzenais entre a equipe da OUTMarketing Brasil e da iamit para a avaliação de resultados e tomada de decisões acerca dos pontos do projeto.

A coordenação do projeto foi conduzida por uma SQUAD composta por profissionais altamente qualificados:

  • 1 Gerente de Projetos;
  • 1 Customer Success;
  • 1 Analista de Inbound Marketing;
  • 1 Designer;
  • 1 Analista de Conteúdo;
  • 1 Analista de Google Ads.
  • Em rede de display a estratégia gerou 19.889 visitas, mídia paga propiciou 8.222 visitas, 288 conversões em formulários e 31 oportunidades comerciais. 
  • Tráfego Direto gerou 7.099 visitas, 30 conversões de leads, 1 oportunidade e 1 venda. 
  • Busca Orgânica ocasionou 2.631 visitas, 18 conversões, 3 oportunidades de negócio e 2 vendas. Houve um aumento considerável dos acessos orgânicos, comparado com o ano anterior. 
  • Aumento de 130% nos acessos do website, sendo que o pico aconteceu em maio de 2022, quando bateu 149,57%. 

OS RESULTADOS

Para mensurar os resultados da parceria, são realizadas análises periódicas com comparativos de acordo com períodos, mensais, anuais e trimestrais.

Nos relatórios podemos perceber que a iamit obteve aumentos extremamente positivos nos números relacionados ao departamento de marketing e vendas.

No início do projeto, o website da iamit tinha em torno de 423 usuários mensais, 01 ano depois, o website já contava com 4.006 usuários mensais. Em relação às visitas, o pico no período foi de 5.278 usuários.

Nas redes sociais, os resultados também foram positivos e tivemos um aumento de 153 seguidores no Linkedin durante o período analisado.

Em relação à estratégia de geração de leads, no mesmo período avaliado, geramos 2.832 leads e 53 oportunidades de vendas.

Com base nos números agora é possível se ter uma previsibilidade de oportunidades que são geradas pelo time de marketing e com isso podemos construir um funil com números próprios da iamit.

Visitas geradas através de rede de display
0
Oportunidades geradas
0
Visitas através de mídia paga
0
Visitas geradas através de rede de display
0
Visitas através de mídia paga
0
Aumento na quantidade de páginas visitadas por sessões
0 %
Oportunidades geradas
0

ANÁLISES DA RD STATION
E GOOGLE ANALYTICS

Hélio Panissa CEO da iamit

“Desde o início, a OUTMarketing Brasil entendeu o nosso cenário e nos ajudou a buscar as melhores alternativas para promover nossos serviços de tecnologia da informação, como suporte, monitoramento e gestão de patches. A OUTMarketing Brasil ajudou a aumentar a nossa visibilidade no mercado, com muitos insights relevantes no processo de modernização de nossa marca. Ela conseguiu trabalhar as “dores” da área de marketing da iamit, com foco muito definido na geração de novos leads a partir da presença na internet.

Tivemos um amadurecimento da área de marketing, contando sempre os nossos projetos de crescimento com a equipe da OUTMarketing Brasil, compartilhando conhecimentos e aprendendo sobre como abordar os clientes que focamos em conquistar. Tendo maior visão de conquistar os clientes, formas de apresentar a iamit, com novo layout de website, e-mail marketing e publicações nas redes sociais”.

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