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Como o AI Overview do Google está afetando seu tráfego?

8 de outubro de 2025
Tendências de Marketing

Se você faz pesquisas no Google, já deve ter notado algo “novo” no topo dos resultados: um resumo gerado por IA que fornece respostas rápidas à sua consulta. O recurso conhecido como AI Overview e está dando o que falar desde que foi implementado.

Especialistas de SEO e donos de site de todo o mundo notaram uma queda considerável no tráfego do site. E isso é algo que não para ignorar, certo?

Continue conosco para tirar suas dúvidas sobre os resumos de IA do Google, entender como eles impactam suas estratégias orgânicas e conferir ações que podem ajudar seu conteúdo a se destacar nesta nova era de buscas!

O que é o AI Overview?

AI Overview (Visão Geral de IA) é um recurso da pesquisa do Google que entrega ao usuário respostas rápidas gerados por Inteligência Artificial. Desse modo, ele aparece no topo da página de resultados, a “posição zero”.

SERP da AI overview do google

O recurso foi lançado em maio de 2024 nos EUA e chegou ao Brasil em agosto do mesmo ano. Essa inovação criou uma nova experiência para os usuários, mas gerou grandes impactos nos sites.

Quais os componentes do AI Overview?

O AI Overview é formado por 4 partes. Essa visão geral feita por Inteligência Artificial tem a função de otimizar o acesso à informação pelo usuário, informando as fontes de pesquisa:

  1. Visão geral generativa do Google: resposta curta e direta criada pela IA do Google.
  2. Pontos-chave: lista com as ideias principais. Cada ponto está relacionado a um site e a IA indica o link de onde retirou a informação.
  3. Resposta de IA expandida: o usuário pode clicar em “Mostrar Mais” e ter acesso a uma resposta mais detalhada.
  4. Links: lista de sites vinculados à resposta gerada pela IA. O usuário pode ver a lista completa e clicar no link, sendo direcionado para a página do site.

Como o AI Overview funciona?

A Visão Geral de IA tem a mesma função dos demais recursos da SERP: oferecer uma melhor experiência ao usuário, baseando-se no conteúdo dos sites. Porém, seu grande diferencial é usar recursos de IA Generativa.

Dessa forma, enquanto os snippets exibem o texto exato de uma página, o Overview de IA cria um resumo para atender à intenção de busca do usuário.

Assim, esse texto é gerado com base no conhecimento do Google sobre o tema pelo seu modelo de linguagem natural: o Gemini.

É interessante destacar que as informações que IA tem são restritas ao período de treinamento. Assim, o Google combina o resumo com uma lista de fontes que melhor correspondem ao conteúdo da resposta geradora.

E por que os resumos de IA estão afetando seu tráfego orgânico?

Você sabia que cerca de 89,83% das buscas na internet são realizadas no Google? O dado da Statcounter (de agosto de 2025) mostra que o buscador ainda é o preferido de usuários em todo o mundo.

E é exatamente por isso que mudanças em seus algoritmos ou SERP afetam tanto os sites. Em alguns casos, o resultado é positivo, mas isso também pode te prejudicar.

Isso porque o Overview de IA aparece no topo da SERP, bem acima de todas as respostas e recursos, até mesmo dos resultados de Google Ads. Isso significa que ele é a primeira coisa que o usuário ver ao fazer uma pesquisa.

Para conferir os demais resultados, será necessário rolar a página algumas vezes. E mais: em muitos casos, os resumos fornecidos são eficientes em dar a resposta que a pessoa buscava, desestimulando o acesso aos resultados orgânicos e sites.

Estudos apontam que os resultados de IA aparecem em 18% de todas as buscas no Google. Dessa forma, promovem uma redução drástica do CTR orgânico em 34,5%.

O mesmo estudo destacou que apenas 8% dos usuários interagem com links de sites reais quando os resumos da IA ​​são exibidos em 2025.

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Como ser notado pelo Google e aparecer no AI Overview?

Como vimos, o Overview de IA foi pensado para entregar respostas rápidas, claras e confiáveis ​​às consultas dos usuários. A dúvida é: como aumentar as chances do seu conteúdo digital receber esse destaque?

A OUTMarketing é uma agência de Marketing Digital B2B que conhece esse caminho. Desde que a ferramenta surgiu, realizamos diversos testes e chegamos a uma fórmula que eleva essa probabilidade.

case de sucesso overview IA

Confira algumas dicas que podem te ajudar!

Garanta que seu site seja rastreável e indexável

Para que seu conteúdo apareça nos resultados de pesquisa e, claro, no Overview de IA, o Google precisa ter acesso a ele e realizar a indexação. Isso significa que o site não pode ter problemas técnicos!

DICAS:

  1. Use o Google Search Console para verificar erros de rastreamento.
  2. Envie mapas de sites XML para ajudar o Google a descobrir suas páginas.

Cumpra com os princípios do EEAT

EEAT (Experiência, Especialização, Autoridade e Confiabilidade) é muito mais do que uma simples sigla. Ela resume fatores que o Google considera ao analisar e classificar seu conteúdo como algo de qualidade ou não.

DICAS:

  1. Garanta que o conteúdo tenha dados confiáveis ​​e precisas.
  2. Destaque o autor do conteúdo e tenha backlinks de qualidade.
  3. Mantenha o conteúdo atualizado.

Aposte na otimização de SEO e GEO

A Visão Geral de IA do Google sempre irá priorizar o conteúdo que responda de forma direta e precisa à dúvida do usuário. Isso significa que é necessário ser claro, coeso e apostar em trechos curtos.

Sendo assim, é preciso ter em mente que a IA do Google está em busca de trechos concisos, fáceis de resumir e que não gerem interpretações equivocadas. Quando você aposta nesse tipo de otimização, tem muito mais chances de aparecer no topo!

DICAS:

  1. Responda à pergunta antecipadamente, com umresumo de 1 a 2 frases no primeiro parágrafo após cada título/dúvida.
  2. Evite gírias, frases longas e linguagem rebuscada. Pense em facilitar a leitura e a vida de quem está pesquisando.
  3. Facilite o escaneamento do texto, usando intertítulos, bullets e tabelas.
  4. Pare de “dar voltas” e fazer introduções para todas as perguntas. Seja prático e direto.

Na prática, ao pesquisar “o que é Marketing Digital B2B”, a resposta ideal traz um conceito claro e rápido em até 2 frases curtas. Nos parágrafos seguintes, você pode detalhar melhor o tema e trabalhar outros aspectos, como dados e exemplos.

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Informe ao Google Search Console suas otimizações

Otimizou uma página para aparecer na Visão Geral de IA? Então, é interessante solicitar a indexação do conteúdo por meio do Search Console. Isso garantirá que o Google “veja” essa atualização com mais rapidez.

Leve seu conteúdo para o topo do Google com a OUTMarketing!

O Overview de IA é um recurso que veio para ficar e deve passar por muitas melhorias nos próximos anos. Embora sua simples existência prejudique o tráfego dos sites, ele oferece uma oportunidade extra para seu conteúdo e marca ganhar mais visibilidade.

Ao apostar em uma boa estratégia de SEO e GEO, você posiciona seu site como uma fonte confiável e de qualidade para a IA do Google. Assim, será “recompensado” com um destaque considerável.

A OUTMarketing tem mais de 18 anos de experiência e sabe como impulsionar marcas no digital. Por isso, se você deseja ir além das estratégias tradicionais e busca um parceiro que entenda de B2B, fale com nosso time!

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