OUTMarketing

A união das estratégias de marketing, junto ao RD Station, para uma jornada perfeita nos Fluxos de Automação

 

A evolução da YTecnologia e os caminhos trilhados passaram por diversas estratégias, e todas elas com o apoio da RD Station.

dos conteúdos no Top 3 do Google em 3 meses
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das palavras-chave trabalhadas no Top 10 do Google
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A parceria entre a YTecnologia e OUTMarketing

A evolução da YTecnologia, em parceria com a OUTMarketing Brasil, percorreu toda a transformação e maturidade digital. Ao longo do trabalho, o projeto que soma dois anos de presença digital, alcançou resultados positivos, da falta de visibilidade online até o topo do Google.

Dividido em etapas estratégicas, o projeto da YTecnologia passou por fases importantes e evolutivas que foram fundamentais para a credibilidade da marca, autoridade e, principalmente, a divulgação nos principais canais de comunicação e buscadores.

Na primeira fase, as ações desenvolvidas foram baseadas na estrutura e apoio para as estratégias de inbound de marketing e marketing de conteúdo. Já na segunda fase, a OUTMarketing iniciou os passos para a adoção do RD Station, para a automação entre o marketing e vendas, a construção da persona e perfil ideal do cliente, linha editorial, criação de conteúdos baseados nos fluxos de nutrição e a convergência das estratégias para oportunidades e vendas.

A parceria entre a YTecnologia e a OUTMarketing se mantém forte, aumentando ainda mais a presença e autoridade digital produzindo campanhas de divulgação de soluções e ferramentas para os clientes e aumentando a união entre as estratégias, canais de comunicação e oportunidades comerciais.

A YTecnologia é a principal referência no Brasil para soluções personalizadas e integradas ao SAP. O seu objetivo é simplificar os processos financeiros, otimizar as operações, complementar e automatizar o sistema de gestão (ERP) e garantir ações personalizadas.

Joao Luiz Martins Sócio Proprietário

"Eu agradeço a todo time da OUTMarketing pelo trabalho muito bem feito desde o inicio de nossa parceria, que será muito longa. Uma equipe muito dedicada e atenciosa, sempre trazendo as melhores ideias e com uma execução excepcional, onde os próprios números mostram o sucesso desta parceria. Agradeço a todo time OUTMarketing pelo excelente trabalho!"

    RD Station como a principal ferramenta para a estratégia

    A evolução da YTecnologia e os caminhos trilhados passaram por diversas estratégias, e todas elas com o apoio do RD Station. A ferramenta de automação entre marketing e vendas, foi fundamental e base para todas as ações produzidas. Como o foco e direcionamento principal da YTecnologia é o inbound de marketing, o primeiro passo foi filtrar e mapear as etapas do funil de vendas para a produção direcionada dos conteúdos.

    A produção dos conteúdos ricos incluiu:

    • Artigos – topo, meio, fundo e institucionais (reforçando a autoridade da marca);
    • E-books, infográficos, checklists, Quiz e manuais das soluções da YTecnologia;
    • Newsletters informativas para o LinkedIn e a base de clientes no RD Station;
    • Eventos online – respondendo dúvidas e garantindo a “prova social” – case de sucesso da YTecnologia com o grupo O Boticário.

    Após esse primeiro passo, a ideia foi a produção e a execução das ações orgânicas e patrocinadas para a atração e atenção dos leads, na sequência filtramos as personas com o apoio da ferramenta e definimos o caminho até o primeiro contato com a equipe comercial.

    Um ponto essencial sobre o RD Station é a base e o apoio para ampliar e direcionar as estratégias executadas para a YTecnologia. Além da divulgação nos canais para visibilidade e branding, nosso objetivo era transformar a maneira como a nossa base de clientes e novos prospects iriam receber e interagir com os fluxos de automação.

    A partir do momento em que eles entram em nossa base, nutrimos esse lead com os conteúdos e estimulamos uma levantada de mão (solicitação de contato), qualificamos essa persona (dentro das características e oportunidades que elas representam para a YTecnologia) e preparamos para o contato comercial. A lógica segue como qualquer outra estratégia de inbound, o diferencial está na estrutura e base dos fluxos dentro do RD Station que tratará esses contatos com uma ação personalizada e atendendo às suas expectativas em relação a YTecnologia, seja a curto, médio ou longo prazo.

    Basicamente, todo esse processo influencia para a apresentação da empresa, a divulgação do portfólio, a interatividade direta com o cliente e a experiência pessoal na caixa de entrada. Por ser uma jornada B2B, a estratégia da YTecnologia foi baseada em promover o senso da experiência e resultados apresentados pelas soluções e a referência e parceria SAP, juntando nos fluxos e estratégias a autoridade da marca, os diferenciais, experiências positivas ao escolher a solução YTecnologia e a automatização de milhões de transações, por exemplo, que muitas vezes são feitas manualmente ou em plataformas distintas em muitas empresas nacionais.

    Dessa maneira, a convergência de todas as ações, alinhadas ao RD Station, caminham para alcançar os melhores resultados para a YTecnologia. Seja na definição do storytelling dos e-mails até a segmentação adequada de cada base de lead, sendo fundamentais para trabalhar com os contatos a personalização, entender a sua demanda atual, nutri-lo, baseado no lead scoring, e aplicar qual a sua posição dentro do funil de vendas.

    De forma detalhada, acompanhe a seguir qual o trajeto e o caminho percorrido pelos leads qualificados e clientes vindos através do fluxo de automação da YTecnologia.

    *Os nomes usados nos exemplos seguintes são fictícios.

    Marília – Empresa A

    1. Visitou os artigos da YTecnologia de forma orgânica e através da procura de palavras-chaves no Google.
    2. Manteve um relacionamento prévio com a YTecnologia e foi convidada para o webinar.
    3. Se inscreveu no primeiro e-mail de convite, entrou nos fluxos de nutrição e nos direcionamentos do fluxo no webinar.
    4. Clicou no e-mail do webinar “ao vivo” e participou do evento da YTecnologia.
    5. Interagiu com vários e-mails pontuais (artigos e conteúdos especiais da YTecnologia) e continuou clicando e abrindo os links enviados nos fluxos de nutrição.
    6. Durante a sua jornada, clicou para acessar a página de contato (LP), demonstrou interesse e se tornou uma oportunidade.
    7. Por fim, teve o primeiro contato com o comercial da YTecnologia.

    Marcela – Empresa A

    1. Primeira conversão vinda diretamente do webinar, não vindo por nenhuma conversão no fluxo de convite do evento. Por ser da mesma empresa de Marília, o e-mail pode ter sido compartilhado por ela.
    2. Antes da conversão, Marcela já tinha visualizado e interagido com a YTecnologia na página do blog e das soluções.
    3. O restante é igual. Seguiu o mesmo caminho, jornada e interagiu com os e-mails até a levantada de mão e contato com o comercial da YTecnologia.

    Análise dos conteúdos e fluxo de automação:

    Para toda a jornada de conteúdo e o fluxo de automação utilizado, o objetivo era entender as principais dores e necessidades da Marília e da Marcela, até o caminho com o comercial da YTecnologia.

    Os fluxos abordavam conteúdos iniciais como “utilização do SAP”, “gestão financeira” e materiais educativos voltados ao topo e meio de funil. Além disso, com a maturidade e interatividade do lead, captamos mais informações através de formulários.

    Beatriz – Empresa D

    1. Base enviada pelo cliente e importada para o RD Station.
    2. Conversão rápida: base importada às 14h 30, recebeu o convite do evento após 2 minutos e após 24 minutos abriu o e-mail, clicou no link e realizou a inscrição para o webinar.
    3. A jornada de Beatriz seguiu a mesma linha no fluxo de automação, recebeu os e-mails pontuais, abriu, clicou em alguns deles e percorreu toda a trajetória até o comercial.

    Paulo – Empresa D

    1. Converteu em uma página de contato por busca orgânica, em abril de 2023.
    2. Como todo lead, Paulo foi sendo nutrido nos fluxos, recebeu os e-mails pontuais, direcionamentos de conteúdos, interagiu com alguns, mas parou com o tempo.
    3. Meses depois, recebeu o convite para o webinar e converteu. Na sequência, continuou sendo nutrido, qualificado, interagiu novamente com os conteúdos e foi marcado como oportunidade.

    Pontos importante:

    • Todo o processo de marcação de oportunidade, identificação de lead qualificado e envio para o comercial foi feito em automações no RD Station.
    • Além disso, esses contatos passaram pelo fluxo de nutrição para usuários SAP, onde enviamos materiais relevantes e educativos.

    Mapeando o RD Station: dados importantes

    Na estratégia da YTecnologia, o RD Station teve um papel importante para mapear os fluxos, entender os conteúdos, criar assuntos atrativos e garantir a interação com a base de clientes.

    A seguir, acompanhe o mapeamento das estratégias e fluxos de automação no RD Station. Veja quais foram os nossos diferenciais.

     

    1. Dados sobre e-mail marketing de outubro a dezembro de 2023

    E-mails de nutrição (artigos, materiais ricos, webinars e entre outros)

    • 10 e-mails enviados nesse período;
    • Todos os e-mails foram enviados para uma média de 680 leads. Variando entre 537 (mínimo) e 876 (máximo), revezando entre o envio para todos os leads e o envio apenas para leads engajados, de acordo com a temática e a estratégia de conteúdo;
    • Média de abertura de 34,65% – o que comprova o envio dos e-mails relevantes e assuntos atrativos para a base. Reafirmando a união das estratégias entre fluxo de automação + marketing de conteúdo;
    • Média de taxas de cliques: 9,08% – evidenciando a assertividade nos conteúdos e os objetivos alcançados para as expectativas e necessidades do lead;
    • Destaque para o e-mail do artigo: “Tecnologia no varejo & 2024: descubras as novas tendências e como potencializar o seu negócio” que obteve uma taxa de cliques de 35,98%;
    • Apenas dois, dos 10 e-mails, tiveram uma taxa de cliques menor que 5%;
    • Média de taxa de spam: 0,03 % – queda mínima que fortalece a inserção da YTecnologia na caixa de entrada dos leads;
    • Média de taxa de descadastro: 0,09% – interesse pela marca e pela comunicação oferecida com cada usuário.
    Exemplo de e-mail enviado para a base com o conteúdo objetivo e o CTA definido.

    2. Fluxo de automação do Webinar

    Com a estratégia e a idealização de um webinar (fundo de funil), junto à apresentação de um case de sucesso, essa ação foi desafiadora para conquistar um número grande de interessados, pois os leads precisavam ter maturidade e interesse na marca. Entretando, os números foram positivos e os inscritos foram convertidos em oportunidades/clientes para a YTecnologia, como acompanhamos ao longo desse caso.

    A estrutura foi elaborada em:

    • 49 inscritos;
    • Elaboração e-mails direcionados para toda a base (inscrição) e na sequência segmentação de acordo com cada ação dos leads;
    • Divulgação nas redes sociais;
    • Automações para confirmar a inscrição, envio de lembretes e materiais pós-eventos.

     

    3. Fluxo de nutrição SAP – estratégia que todos os clientes anteriores passaram e interagiram

    Fluxo enviado para todos os leads que utilizam SAP e aceitaram comunicação

    A jornada de um lead através de um fluxo de automação de inbound marketing é um processo estrategicamente desenhado para transformar visitantes em clientes, utilizando conteúdo relevante e personalizado em cada etapa.

    Como o objetivo de atração, encaminhamos materiais educativos sobre o SAP, assuntos do mercado e interesses dos leads. O foco foi em gerar tráfego, educar, interagir e despertar ainda mais o interesse do lead pelos assuntos, produtos e marca.

    Após essa interação, o foco é na conversão e na qualificação dos leads. Além do envio dos artigos fundo de funil, as páginas de contato foram adicionadas no e-mail com o objetivo da conversão. Após esse contato, o lead garante a sua tag de oportunidade e é enviado para a equipe comercial da YTecnologia.

    Todo esse processo, ajuda a segmentar e categorizar os leads que chegam até a YTecnologia, interagem imediatamente ou posteriormente com os conteúdos e/ou uma tag de “lead frio” para entender e viabilizar novas estratégias.

    Dessa forma, o fluxo de automação no inbound marketing é um processo cíclico e contínuo que visa otimizar a experiência do usuário em cada ponto de contato, melhorando as taxas de conversão, a experiência com o usuário e maximizando o ROI das campanhas de marketing.

    resultados

    Em meio a convergência de todas as estratégias da YTecnologia, desde a publicação nas redes sociais até os e-mails marketing, por exemplo, os números e os caminhos mostrados pelo RD Station foram fundamentais para a efetividade das ações e consequentemente os resultados alcançados nesse case.

    Tanto a abertura dos e-mails até o clique no CTA escolhido, mostra o envolvimento e o interesse da nossa base de clientes com os objetivos e oportunidades alcançadas pela YTecnologia.

    Confira alguns resultados:

    • Maior abertura dos e-mails e taxa alta de cliques nos links direcionados a toda a jornada do funil (artigos de blogs, materiais ricos, cases de sucesso e LPs comerciais);
    • Inscrição no Webinar promovido pela YTecnologia + a nutrição dos inscritos até a levantada de mão e contato com o comercial;
    • 3 desses leads, vindos do evento da YTecnologia, foram abastecidos pelos conteúdos do fluxo de automação e demonstraram total interesse em conhecer mais a organização;
    • Fechamento de 3 contratos com clientes multinacionais que vieram diretamente das estratégias criadas e administradas nesses fluxos de automação;
    • Oportunidades e vendas em negociação que garantirão o ROI (Retorno do Investimento) para a YTecnologia em mais anos de parceria e contrato com a OUTMarketing Brasil;
    • Para o fluxo de automação do webinar, taxa de abertura de aproximadamente 20% e média de cliques acima de 40%;
    • Realizamos comunicados especiais para os inscritos, com lembretes e materiais pós-evento, com aprovação na taxa de abertura de 35% e de cliques 30%.

    4. Detalhes do fluxo e estratégia nos fluxos de automação + conteúdo

    Observações sobre o fluxo:

    • Apenas 1 descadastro considerando todos os e-mails enviados nesse fluxo;
    • Taxa de spam zerada.

    A YTecnologia, em parceria com a OUTMarketing e a RD Station, estão vivenciando na prática a automatização de marketing e vendas e utilizado dessas estratégias (marketing de conteúdo, inbound de marketing, ABM e entre outras) como força principal para garantir a autoridade da marca, fidelizar influenciadores da YTecnologia e ter clientes satisfeitos.

    Por fim, a OUTMarketing Brasil cumpre o seu papel importante e fundamental de ser um braço nas oportunidades comerciais geradas para os negócios, fortalecendo os objetivos institucionais e criando ações a curto, médio e longo prazo para apoiar e revolucionar a forma de fidelizar e conquistar clientes.

    Visitas geradas através de rede de display
    0
    Visitas através de mídia paga
    0
    Em queda de rejeição
    0 %
    Oportunidades geradas
    0

    ANÁLISES DA RD STATION
    E GOOGLE ANALYTICS

    Flavia Medina Coordenadora de projetos da OutMarketing

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