As vantagens de investir numa estratégia de Inbound Marketing no setor de tecnologia são inúmeras. Existe uma grande dificuldade em apresentar serviços de TI quando o público não está educado para a necessidade de um determinado produto ou serviço. O cliente nem sempre reconhece de imediato as vantagens de investir em determinadas soluções de hardware, plataformas, mecanismos de segurança ou software, por exemplo. E este desafio torna-se ainda mais complexo quando falamos do setor B2B.
O setor de TI possui singularidades no seu modelo de negócio e também nas soluções apresentadas ao mercado, que podem ser muito bem exploradas numa estratégia de marketing de conteúdo focada nas vendas e no posicionamento da marca.
Com base nestas premissas, no post de hoje vamos elencar 3 vantagens de investir numa estratégia de inbound marketing. Vamos lá?
Já deve ter reparado que todos os segmentos têm um líder de pensamento, aquele que é reconhecido como especialista do mercado e que posiciona a empresa como top of mind do consumidor no setor em que atua. E se a sua empresa se tornasse neste líder no setor de tecnologia? A chave para este posicionamento é o marketing de conteúdo alinhado a uma estratégia de inbound marketing!
Com a criação de conteúdo rico, relevante e constante a sua empresa consegue diferenciar-se no seu segmento e chamar à atenção pelos seus diferenciais, qualidade e proposta de valor. Por exemplo, com um blogue que apresente conteúdos de qualidade e relevantes, a autoridade aparece organicamente, reforçando o posicionamento da marca e diferenciando-a dos seus concorrentes. Com este conteúdo a sua empresa mostra aos seus visitantes e potenciais clientes que realmente entende do assunto e que é a melhor escolha quando se trata de fornecer os produtos e serviços que comercializa.
Muitas vezes os serviços ou produtos desenvolvidos por empresas de TI são muito complexos e o seu público-alvo ainda não os conhece ou não sabe como pode obter mais valor com a sua utilização. Neste contexto partilhar informações e conhecimento é fundamental!
Quando um prospect procura a sua empresa, não está especificamente à procura do seu produto, mas antes da solução para um problema que tem. A sua empresa deve oferecer a solução para esse problema, resolvendo o constrangimento que o potencial cliente sente no seu dia-a-dia. Por isso, além de oferecer informações técnicas sobre o produto, é importante complementar com dicas, tutoriais, factos relevantes para quem está à procura de um produto ou serviço como o que a sua empresa fornece.
Com uma estratégia de Inbound Marketing é possível acompanhar o potencial cliente ao longo da sua jornada de compra, fornecendo-lhe informação relevante para a tomada de decisão e esclarecendo as vantagens de adotar a solução tecnológica proposta pela sua empresa.
Um dos grandes desafios na implementação de uma estratégia de marketing é garantir que os recursos investidos geram resultados mensuráveis. Quando corretamente implementadas, as estratégias de Inbound Marketing apresentam um custo inferior ao do investimento em medias tradicionais e com resultados superiores.
Apostando em Inbound Marketing as empresas estão a gerar mais valor para os seus negócios, criando conteúdo que poderá ser utilizado tantas vezes quantas necessárias e não a gerar um custo adicional para o negócio.
Criando conteúdos que acompanham toda a jornada de compra, os potenciais clientes vão sendo acompanhados ao longo do processo de decisão de aquisição do produto ou serviço. Isso permite duas coisas: que o departamento de marketing vá otimizando as suas campanhas, investindo menos recursos por não existir a necessidade de começar do zero, e que o departamento de vendas acompanhe apenas os potenciais clientes que já estão numa fase de compra, não sobrecarregando vendedores com o acompanhamento de potenciais clientes que ainda não estão preparados para tomar uma decisão.