Material de
apoio às vendas

Ao longo dos tempos, a área de Marketing das empresas de TI (Tecnologias da Informação), tem dado provas de que é cada vez mais parte estratégica e integrante dos departamentos de vendas.

O Marketing tem um papel fundamental na empresa de TI que é gerar resultados qualificados à área comercial. Por sua vez, a área comercial não sobrevive por si só, caso não tenha uma estratégia de Marketing por detrás que esteja assente nos objetivos comerciais e na mensagem direcionada ao target.

As empresas de TI não dependem tanto do seu vendedor para o contato e relacionamento com o futuro Cliente, pois com uma estratégia de Marketing Integrado, 60% da compra está realizada quando efetivamente a lead virou oportunidade pelo Marketing e é passada para a equipe de vendas.

Porém, é importantíssimo que a estratégia está alinhada de A a Z e que o mind set da área de vendas esteja alinhado com o Marketing e vice versa.

Quando a oportunidade está qualificada e é passada à área de vendas, a mensagem deverá continuar de forma uniforme e de acordo com a informação específica para as necessidades e dores daquele futuro Cliente, pelo que o histórico de interação e relacionamento que o Marketing teve com a oportunidade, trará grandes contributos para a elaboração dos materiais de apoio à venda efetiva.

Com base nessas informações, o Marketing é capaz de auxiliar o vendedor da empresa de TI na criação de materiais de apoio à venda com conteúdo direcionado e alinhado com as necessidades do futuro Cliente.

Uma apresentação com os desafios do futuro Cliente e sugestões de proposta de valor da empresa de TI para a resolução das suas dores

Comparativo entre a solução da empresa de TI e outros concorrentes no mercado

Casos de Sucesso sobre outros pares com desafios semelhantes

Criação de evento segmentado e dirigido ao futuro Cliente

Whitepapers com detalhes técnicos do produto/solução direcionado ao futuro Cliente

De acordo com o perfil da oportunidade, a área de vendas deverá trabalhar em equipe com o Marketing para definir quais os materiais que fazem sentido para auxiliar a venda de uma forma mais assertiva.