7 dicas para escrever Artigos de Opinião

Por Alexandre Souza Tili 5 anos atrás4Comentários
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Dicas para escrever artigos de opinião

Escrever artigos de opinião demonstra conhecimento, competência e experiência em determinada área e funciona como ótimo complemento a outras formas de interação do marketing com o seu público

Os artigos de opinião escritos podem também ser usados para estratégias de assessoria de imprensa, com jornalistas e divulgação de press release, entrevista ou a participação em cadernos especiais.

Artigos de Opinião: credibilidade e autoridade

De fato ao escrever artigos de opinião é necessário que se tenha em mente que o conteúdo deve ter credibilidade, pois baseia-se no compartilhamento de boas práticas, pontos de vista e análises sobre determinado assunto de tecnologia da informação ou negócio, sem qualquer objetivo comercial. 

Ao ser assinado por um profissional de uma empresa subentende-se que naquela empresa é assim que se trabalha, que existe expertise sobre o tema e a mensagem que fica é altamente positiva para a marca.

Muitos profissionais que escrevem artigos de opinião se tornam influenciadores e começam a ser a personificação da marca no mercado. E isso é muito positivo.

Para começar a escrever artigos de opinião

No entanto, para iniciar um trabalho de produção de conteúdo para um blog, com artigos de opinião, é importante respeitar algumas regras/diretrizes para escrever artigos de opinião de forma eficaz.

Listamos a seguir, 7 dicas que podem ser o primeiro passo para você escrever artigos de opinião:

1: Escolha temas título atrativos para os artigos

Existe sempre tempo e espaço para um tema atraente e a primeira impressão está no título. Use a criatividade e chame a atenção, em primeiro lugar do leitor (que irá consumir o conteúdo).

Tenha atenção que o artigo deve estar relacionado com temas atuais e tendências, que despertem o interesse da sua persona

2: Defina o seu argumento o defenda no conteúdo do artigo

Como o nome indica, o texto deve conter uma opinião bem clara e uma e ter uma estruturada de conteúdo bem definida. Se não o tema escolhido não for de domínio do autor, sugerimos que seja escolhido outro assunto.

Ter um plano editorial ajuda bastante a ter uma lógica de produção de artigos de opinião.

3: Sustente a sua opinião

Artigos de opinião fortes são construídos com base em fatos reais, key-numbers, ou seja, dados que sustentam o seu argumento e não apenas o seu ponto de vista. Fundamente a sua opinião.

Você pode eventualmente utilizar citações de experts no tema e relatórios/estudos independentes para basear os seus argumentos.

O importante é você fazer o leitor pensar sobre o que está sendo falado.

4: Não fale da sua empresa, foco no conteúdo

Artigos de opinião não devem referenciar a empresa do autor para não tornar o texto comercial. Ao assinar o artigo como colaborador da empresa X, e escrever sobre determinado tema, é porque é aquilo que a empresa defende e pratica como negócio.

Só de ter um autor sobre o tema já é uma divulgação das boas práticas da sua empresa de forma indireta, sútil e credível.

5: Seja objetivo e tenha um artigo otimizado

A leitura deve ser fácil e agradável para o interlocutor. Criar um artigo de opinião de aproximadamente 3.500 caracteres (incluindo espaços) é um bom começo. Utilize frases e parágrafos curtos. Exponha a sua opinião de forma prática e sucinta.

Para divulgar, você pode fazer pequenos vídeos para chamar a atenção para o tema que será trabalhado.

6: Adeque a sua linguagem de escrita do artigo ao leitor 

Evite a utilização excessiva de voz passiva e jargão técnico. O leitor tem como objetivo se informar sobre determinado tema e não ser inundado num mar de dúvidas e termos que são desconhecidos.

A leveza na escrita faz com que o leitor tenha interesse em retornar e ler outros conteúdos produzidos por você.

7: Conclua o artigo confirmando a ideia principal 

Comece e termine o artigo de opinião descrevendo sobre a ideia inicial. Reforce seus pontos e deixe a sensação que você realmente entregou o que prometeu no título do artigo.

O conteúdo deve ser rico e deixar o leitor rico de informação ao ler o artigo

Ao escrever artigos de opinião o autor apresenta um conteúdo rico e que automaticamente torne os leitores mais ricos em conhecimento.

O conteúdo demonstra a expertise do autor (e por consequência da empresa onde trabalha e pela qual assina o artigo) naquilo que são os seus diferenciais, repercutindo uma imagem de valor e credibilidade para a persona, a conquista da sua confiança e crescente interesse pela empresa.

Por exemplo, se o autor trabalha em uma empresa de Tecnologia da Informação focada em Business Intelligence (BI), não se deve falar sobre a solução especificamente, mas sim de melhores práticas, tendências de mercado, etc.

Ao revelar o seu expertise você está demonstrando a capacidade de implementar aquilo que expõe e defende.

Blog é uma ótima estratégia para empresas de TI e B2B

Os artigos de opinião são excelentes ferramentas para as empresas de tecnologia da informação iniciarem uma estratégia de marketing de conteúdo e inbound marketing.

Ao criar um artigo, utilize todos os canais de divulgação disponíveis para que o alcance seja o maior possível e chegue até as personas que interessam ao seu negócio.

Toda estratégia de marketing deve ser mensurada, e estratégias digitais auxiliam na análise de ROI.

Se ainda assim, você estiver inseguro sobre como iniciar uma estratégia de marketing digital para a sua empresa de tecnologia da informação, então você pode contar com o apoio de uma agência especializada no segmento de TI.


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Sobre

 Alexandre Souza Tili

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Sócio e CEO da OUTMarketing Brasil, formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing. Alexandre Tili tem desenvolvido sua carreira com foco em Marketing e Vendas, com experiência em diversos segmentos e empresas como Sebrae, GE e Prudential. Desde 2007, quando foi Head de Marketing e Comunicação da SoftwareONE Brasil, sua atuação está direcionada para o segmento de Tecnologia da Informação com foco no B2B.

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