
Escrever artigos de opinião demonstra conhecimento, competência e experiência em determinada área e funciona como ótimo complemento a outras formas de interação do marketing com o seu público.
Os artigos de opinião escritos podem também ser usados para estratégias de assessoria de imprensa, com jornalistas e divulgação de press release, entrevista ou a participação em cadernos especiais.
Artigos de Opinião: credibilidade e autoridade
De fato ao escrever artigos de opinião é necessário que se tenha em mente que o conteúdo deve ter credibilidade, pois baseia-se no compartilhamento de boas práticas, pontos de vista e análises sobre determinado assunto de tecnologia da informação ou negócio, sem qualquer objetivo comercial.
Ao ser assinado por um profissional de uma empresa subentende-se que naquela empresa é assim que se trabalha, que existe expertise sobre o tema e a mensagem que fica é altamente positiva para a marca.
Muitos profissionais que escrevem artigos de opinião se tornam influenciadores e começam a ser a personificação da marca no mercado. E isso é muito positivo.
Como começar a fazer artigos de opinião?
No entanto, para iniciar um trabalho de produção de conteúdo para um blog, com artigos de opinião, é importante respeitar algumas regras/diretrizes para escrever artigos de opinião de forma eficaz.
Listamos a seguir, 7 dicas que podem ser o primeiro passo para você escrever artigos de opinião:
1: Escolha temas título atrativos para os artigos
Existe sempre o tempo e espaço para um tema atraente e a primeira impressão está no título. Use a criatividade e chame a atenção, em primeiro lugar do leitor (que irá consumir o conteúdo).
Vale a pena lembrar que o autor precisa seguir uma estrutura lógica de escrita no artigo de opinião. Assim, nos primeiros parágrafos ele irá apresentar o assunto ao leitor, além do seu ponto de vista, que também é conhecido como tese.
Assim, tenha atenção que o artigo deve estar relacionado com temas atuais e tendências, que despertem o interesse da sua persona.
2: Defina o seu argumento o defenda no conteúdo do artigo
O texto deve conter uma opinião bem clara e ter uma estrutura de conteúdo bem definida, como dissemos anteriormente. Se o tema escolhido não for de domínio do autor, sugerimos que seja escolhido outro assunto.
Ter um plano editorial ajuda bastante a ter uma lógica de produção de artigos de opinião.
3: Sustente a sua opinião
Artigos de opinião fortes são construídos com base em fatos reais, key-numbers, referências, ou seja, com dados que sustentam o seu argumento e não apenas o seu ponto de vista. Fundamente a sua opinião.
Você pode eventualmente utilizar citações de experts no tema e relatórios/estudos independentes para basear os seus argumentos.
O importante é você fazer o leitor pensar sobre o que está sendo falado.
4: Não fale da sua empresa, foco no conteúdo
Artigos de opinião não devem referenciar a empresa do autor para não tornar o texto comercial. Ao assinar o artigo como colaborador da empresa X, e escrever sobre determinado tema, é porque é aquilo que a empresa defende e pratica como negócio.
Só de ter um autor sobre o tema já é uma divulgação das boas práticas da sua empresa de forma indireta, sútil e credível.
5: Seja objetivo e tenha um artigo otimizado
A leitura deve ser fácil e agradável para o interlocutor. Criar um artigo de opinião de aproximadamente 3.500 caracteres (incluindo espaços) é um bom começo. Utilize frases e parágrafos curtos. Exponha a sua opinião de forma prática e sucinta.
Para divulgar, você pode fazer pequenos vídeos para chamar a atenção para o tema que será trabalhado.
6: Adeque a sua linguagem de escrita do artigo ao leitor
Evite a utilização excessiva de voz passiva e jargão técnico. O leitor tem como objetivo se informar sobre determinado tema e não ser inundado num mar de dúvidas e termos que são desconhecidos.
A leveza na escrita faz com que o leitor tenha interesse em retornar e ler outros conteúdos produzidos por você.
É essencial que o artigo seja escrito com base na palavras-chave, no entanto, tome cuidado a repetição de palavra-chave. O conteúdo deve ser agradável durante a leitura.
Dica: escreva o conteúdo para o leitor e não para o Google!
7: Conclua o artigo confirmando a ideia principal
Comece e termine o artigo de opinião descrevendo sobre a ideia inicial. Ao final do artigo você precisa realizar uma síntese de todo o seu texto, reiterando a sua tese amparada pelos argumentos trazidos antes. Reforce seus pontos e deixe a sensação que você realmente entregou o que prometeu no título do artigo.
O conteúdo deve ser rico e deixar o leitor informado ao ler o artigo
Ao escrever artigos de opinião o autor apresenta um conteúdo rico e que automaticamente torne os leitores mais ricos em conhecimento.
O conteúdo demonstra a expertise do autor (e por consequência da empresa onde trabalha e pela qual assina o artigo) naquilo que são os seus diferenciais, repercutindo uma imagem de valor e credibilidade para a persona, a conquista da sua confiança e crescente interesse pela empresa.
Por exemplo, se o autor trabalha em uma empresa de Tecnologia da Informação focada em Business Intelligence (BI), não se deve falar sobre a solução especificamente, mas sim de melhores práticas, tendências de mercado, etc.
Ao revelar o seu expertise você está demonstrando a capacidade de implementar aquilo que expõe e defende.
O Blog é uma ótima estratégia de marketing para empresas de TI e B2B
Os artigos de opinião são excelentes ferramentas para as empresas de tecnologia da informação iniciarem uma estratégia de marketing de conteúdo e inbound marketing.
Ao criar um artigo, utilize todos os canais de divulgação disponíveis para que o alcance seja o maior possível e chegue até as personas que interessam ao seu negócio.
Toda estratégia de marketing deve ser mensurada, e estratégias digitais auxiliam na análise de ROI.
Se ainda assim, você estiver inseguro sobre como iniciar uma estratégia de marketing digital para a sua empresa de tecnologia da informação, então você pode contar com o apoio de uma agência especializada no segmento de TI.
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Muito bacana, pessoal!
O mais importante é demonstrar autoridade, isso é fundamental no processo de construção da audiência, muito melhor fazer isso do que publicar algo, falando que a sua empresa sabe fazer… A sutileza faz toda diferença.
Sucesso para vocês,
Abraços,
Priscila
Obrigado pela força e pelo comentário, Priscila!
Me ajudou muito. O site tem, realmente, preocupação com o valor do jornalismo. E essas dicas sustentam o bom resultado da escrita. Obrigado
Obrigado pelo feedback, Igor! Ainda bem que o artigo foi útil 🙂