10 micro estratégias de Marketing de resultados rápidos para empresas de TI

Por outmarketing 1 ano atrásNenhum comentário
Home  /  Sem categoria  /  10 micro estratégias de Marketing de resultados rápidos para empresas de TI
estratégias de marketing

Gerenciar um departamento de Marketing em uma empresa de Tecnologia da Informação (TI), nos possibilita enfrentar todos os dias novos desafios, afinal, a empresa precisa garantir crescimento e sustentação no mercado, lidando constantemente com seus Clientes atuais e buscando, além de fidelizá-los, conquistas de novos negócios. Esta tarefa pode parecer árdua quando sua equipe é enxuta e você precisa realizar ações e trazer resultados rápidos com os recursos disponíveis e “correr contra o tempo” para otimizar campanhas e estratégias de marketing para não perder nenhum insight.

A área de TI, diante as constantes inovações do mercado, enfrenta a grande dificuldade no que tange a educação de novos mercados, geração de valor para produtos e serviços inovadores, que podem facilitar muito a rotina dos Clientes. Gestores de Marketing de empresas do ramo da tecnologia da informação, muitas vezes se deparam com desafios dobrados: gerar novos leads e convertê-los em negócios em épocas sazonais ou em meio às crises econômicas. Outro grande desafio é quebrar os paradigmas da tecnologia e da segurança da informação nas empresas, mostrando que não pode ser considerado um aumento de gastos, mas sim como um elemento estratégico e investimento inteligente capaz de ajudar no crescimento dos negócios.
A boa notícia é que investindo nas práticas certas é possível fazer Marketing de verdadeiros resultados, abrindo caminho para o sucesso! Quais micro estratégias de marketing você pode utilizar para fazer o marketing gerar resultados rápidos e ganhar maior valor em sua empresa de TI? Que tal descobri-las? Nos acompanhe na leitura:

  • 1 Patrocínio nas redes: Em estratégias de marketing de resultados, existem algumas ações que qualquer gestor pode fazer ou demandar para sua equipe e gerar resultados mais rápidos, como utilizar estratégias de marketing de patrocínio para atrair mais leads. No modelo B2B, é bastante relevante ajudar as empresas a se lembrarem de sua marca quando precisarem de alguma solução de TI, já tendo um conceito positivo dela ou noção de credibilidade, promovendo, por meio de ações como essa, um campo institucional favorável à aceitação de ofertas de produtos e serviços ao cliente.

Estudiosos sobre o assunto afirmam que a operação de patrocínio adquire cada vez mais importância no mix de marketing das empresas de tecnologia da Informação e que é uma ação de comunicação eficaz, assim como a propaganda, a mala direta e assim por diante, gerando até um novo termo: Marketing de Patrocínio. Não só em eventos, como também nas redes, esta estratégia tem se mostrado muito inteligente para promover associação entre produtos e conceitos, facilitando o fortalecimento da marca.

Levando em consideração que, com estratégias de marketing, cerca de 60% do trabalho de vendas já está feito antes de os clientes chegarem até sua área de vendas, uma ação de patrocínio pode ser excelente para gerar empatia antes mesmo de abordar seus clientes. E se você ainda tem dúvidas quanto ao poder de alcance deste tipo de ação, basta lembrar que pesquisas indicam em 41% o percentual de empresas B2B que adquirem clientes pelas redes. Além disto, 72% dos executivos já declararam que as redes sociais ajudam no fechamento de negócios e este processo pode começar no momento em que uma empresa “conhece” outra com uma percepção diferenciada como a que pode advir de um patrocínio, compondo uma estratégia integrada que envolve também inbound. Logo, “pega muito bem” apostar nesta ideia!

  • 2 Consultoria gratuita: Aqui a ideia não é muito diferente. Mas, ao contrário de oferecer trials online, pode gerar uma oportunidade ainda maior de sua empresa se apresentar ao cliente e oferecer mais valor. Ao contrário de um teste, que irá oferecer geralmente acesso a uma ferramenta específica, uma prévia de consultoria pode colocar à disposição do cliente toda uma gama de produtos e serviços que podem colaborar para a otimização da empresa. Por exemplo, enviando seus consultores até uma empresa, é possível avaliar mais de perto todas as características de um data center, a forma como ocorrem interações tecnológicas entre os departamentos e as ferramentas utilizadas pelos times, podendo propor planos mais completos e eficazes de infraestrutura para otimizar todo o cenário, abrindo maiores oportunidades para ambos os lados (suas vendas e crescimento da empresa com recursos mais adequados!).
  • 3 Oferta de desconto: Esta dica tem muito a ver com upselling e cross selling, estratégias de marketing que tem mostrado dar bastante certo. Quando uma empresa estiver no momento de fechar um contrato, você pode interagir com seu setor de vendas para oferecer um desconto em algum outro serviço adicional que ele precise, incentivando a aquisição de pacotes mais completos numa mesma negociação, o que facilita tudo para seu cliente também.
  • 4 Ações de Google Adwords: Quando falamos em estratégias de marketing digital, prontamente lembramos dos mecanismos de busca e do processo de geração de leads por meio da internet. E o Google, como buscador, com certeza lidera as pesquisas online. Não é à toa que algumas estratégias, como investir no serviço de Adwords, que trabalha com o conceito de pay-per-click, pode trazer bons retornos para sua empresa de TI e ajudar no ranqueamento nos canais de busca, além dos esforços de SEO e marketing orgânico, que podem já ser desenvolvidos por sua equipe ou por meio de um outsourcing de marketing. Executivos procuram por soluções na internet quando seus departamentos precisam de investimentos em TI e manter seu website e landings pages bem posicionados são  passos à frente dos concorrentes. Uma das grandes vantagens desta opção também é pagar somente quando um cliente clica ou visualiza, de acordo com seus objetivos das estratégias de marketing, o que ajuda a otimizar investimentos e também a ter uma ideia mais exata da quantidade de leads que são convertidos por este meio, de fato.
  • 5 Campanhas de e-mail marketing: Há quem pense que esta técnica caiu em desuso. Mas a verdade é que é uma das estratégias de marketing mais indicadas em qualquer fase do funil de marketing, principalmente se utilizada em épocas oportunas. Campanhas de e-mail marketing podem auxiliar sua empresa de TI na retomada de uma base leads que estejam há um tempo sem interação, ajudando, por exemplo, a otimizar seus investimentos principalmente quando não estiver em condições de realizar campanhas maiores.
  • 6 Trial: Outra dica inteligente pode ser oferecer testes gratuitos por alguns dias de algumas ferramentas ou plataformas de TI que sua empresa ofereça, por exemplo, para que seus potenciais clientes possam “sentir a diferença” do serviço e contratar um plano maior. Por meio de um cadastro online você pode liberar acesso a um software como serviço, entre outras possibilidades, aproveitando para coletar dados de seu lead para futuras ofertas e deixando ele experimentar as funcionalidades a fim de provar os diferenciais de seu produto e se tornar mais propenso à contratação. Isto pode ser bem mais fácil do que simplesmente tentar “convencer” o cliente do investimento, como costuma acontecer. Além disto, estudos mostram que o crescimento do mercado B2B está favorecendo o cenário de prestação de serviços e muitas empresas já estão enxergando e comprovando a eficácia cada vez maior da oferta de serviços via internet dentro desta nova realidade. Sem contar que fazer um trial, online, é uma forma de prover maior facilidade aos clientes, encurtando processos burocráticos como orçamentos e visitas (lembre-se: poupar tempo hoje em dia é muito importante para dirigentes em empresas) e encorajando-os a tentarem algo novo. Fica aqui mais uma ideia de ação rápida que pode ser bastante estratégica para converter e fidelizar novos clientes em TI, ainda mais em tempos de crise nos quais ferramentas tem de se mostrar extremamente funcionais e todo investimento é bem pensado, tendo que mostrar valer a pena.
  • 7 Overdelivering: Esta estratégia de Marketing está mostrando sucesso em diversos segmentos e está pautada em entregar “algo a mais” ao cliente, além do que ele espera, surpreendendo-o. São como cortesias que podem se tornar novas oportunidades de negócio, além de ajudar a encantar clientes. Ela pode acontecer de diversas formas e cabe à sua empresa planejar e analisar a combinação que for mais vantajosa para ela: um CD com instalação de 6 meses de antivírus gratuitos, por exemplo, para clientes que adquiram um software ou alguns meses de utilização de outro programa complementar.
  • 8 Contato personalizado: Embora a internet seja a grande força no marketing hoje em dia, não é viável se esquecer de outros meios e formas de interagir com as empresas. Telefonar ou visitar empresas ainda funciona, em alguns casos. Por isso, o ideal é sempre integrar as ações, inclusive de inbound e outbound, para marketing de resultados. O contato telefônico nas situações certas, por exemplo, pode ser uma boa forma de criar maior aproximação com o cliente e personalizar o atendimento, ainda mais quando ele der abertura para isto ou solicitar. Nunca se esquece que cada cliente tem um perfil e que cada empresa se organiza de uma forma, sendo importante estar atento a estas diferenças para ter um marketing cada vez mais dirigido e eficiente.
  • 9 Pós-venda com Cross sell e Upsell: Com a equipe enxuta, você vai precisar focar ainda mais nos pontos objetivos para melhoria do marketing e das estratégias de atendimento aos clientes para obter resultados sempre mais positivos. O pós-venda com ações de cross-selling e upselling ajudam a melhorar a experiência dos clientes no B2B, pois vão procurar acompanhá-los por fases mais prolongadas na aquisição dos serviços, ouvir a opinião, dar suporte pós-venda e oferecer opções complementares. Estas estratégias conjuntas acabam contribuindo, inclusive, para que o setor de desenvolvimento das soluções de TI consiga aperfeiçoar e inovar os produtos conforme novas necessidades, além de favorecer o aumento do ticket médio pela oferta de novos contratos. Em tais etapas, inclusive, a automação de marketing pode se mostrar bastante útil, caso sua empresa necessite.
  • 10 Referral Marketing: Por fim, boas estratégias de marketing pode ser também criar uma campanha de marketing de indicações, oferecendo descontos ou condições especiais para clientes que indiquem outros. No mercado B2B isto pode ser interessante pois muitas empresas que adquiram seus serviços de TI podem prestar serviços para demais empresas em outras áreas ou grupo de parceiros, que igualmente precisem de investimentos em infraestrutura ou serviços de tecnologia para melhorar seus resultados. Por meio de bons relacionamentos nas duas esferas, é possível atrair mais clientes inclusive por contribuir para a percepção de outras empresas do valor agregado de serviços de tecnologia que otimizem áreas como comunicação, logística, atendimento, entre outras.  É provável que outras empresas queiram trazer tecnologias similares a seus sistemas e métodos também, se gostarem do serviço realizado e entenderam o quanto sua solução contribuiu para aquilo.

E então, você já utiliza algumas destas técnicas no departamento de marketing de sua empresa de TI? Tem conseguido aplicá-las com resultados? Precisa de ajuda? Fale com um dos profissionais da OUTMarketing!

Categoria:
  Sem categoria
este post foi compartilhado 0 vezes
 000
Sobre

 outmarketing

  (160 artigos)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado